Início » Software » Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp (Android, iPhone e Windows Phone)

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp (Android, iPhone e Windows Phone)

Teve suas mensagens excluídas por algum motivo? Não tem problema, dá pra recuperar no Android, iOS e Windows Phone

Por
2 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Em todas as principais plataformas (Android, iPhone e Windows Phone), é possível recuperar mensagens apagas do WhatsApp. Acontece com todo mundo: você está querendo arquivar uma conversa ou exportá-la, mas sem querer apaga suas mensagens importantes. Mas, não tem problema, você consegue recuperar quase tudo.

Funciona da seguinte forma: por padrão, o WhatsApp sempre faz um backup das mensagens, seja localmente ou na nuvem. O procedimento, portanto, faz com que suas conversas de algum backup antigo sejam restauradas. É importante notar que você pode ficar sem as mensagens recentes, mas pode valer a pena se perdeu muita coisa.

whatsapp-pc-celular

Antes de tudo, é importante ter certeza que você tem um backup ativo. Já ensinamos a fazer um backup do WhatsApp para todas as plataformas, então é bom seguir as dicas. Você também pode ver mensagens que foram apagadas por outras pessoas.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Android

No Android, são duas principais opções de restauração: restaurar um backup no Google Drive ou fazer isso localmente. O post citado acima mostra como checar um backup no Drive, e não há um botão de restaurar (esse processo é automático). Vamos precisar induzir a restauração pelo Google Drive. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

whatsapp-restaurar-android
  1. Entre em Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Armazenamento > Limpar dados;
  2. Na janela seguinte de confirmação, clique em Ok. Não se preocupe, afinal, há um backup a ser restaurado;
  3. Quando você abrir o WhatsApp, precisará entrar com seu número de novo. É importante que esse número seja o mesmo do backup feito. Entre com o número e espere o WhatsApp verificar.
  4. Depois, o WhatsApp começará a buscar backups automaticamente. Se o processo demorar muito, vale fechar o aplicativo e abrir novamente para tentar de novo;
  5. Aparecerá uma tela de Backup encontrado. Agora é só clicar em Restaurar.
  6. Pronto! O conteúdo foi restaurado com sucesso.

Se você quiser recuperar uma mensagem apagada, é importante entender que não se deve apertar em fazer backup antes de restaurar, caso contrário o WhatsApp irá restaurar o backup que você acabou de criar. Esse, como foi feito agora, não terá as mensagens apagadas e não recuperará nada.

Obviamente, é importante que a conta do Google seja a mesma que você fez o backup inicial. Além disso, o número também precisa ser o mesmo. Não é possível transferir conversas de uma conta para outra.

Recuperar mensagens apagadas no Android (backup local)

Caso essa alternativa não dê certo e você perceba que o backup local pode ter as informações que precisa, vale tentar restaurar o backup local. Principalmente porque o WhatsApp salva até 7 versões de backup no telefone, e envia a mais recente para o Google Drive. Os backups locais ficam salvos em /WhatsApp/Databases.

Antes de tudo, é importante saber que o WhatsApp sempre prefere o backup do Google Drive na hora de restaurar. Por isso, você precisará deletá-lo (não se preocupe, o aplicativo sempre faz backup local também). Agora, basta seguir os passos abaixo para excluir o backup do Google Drive, para o WhatsApp usar os arquivos locais:

google-drive-whatsapp
  1. Entre em drive.google.com em um computador e clique em Configurações;
  2. À esquerda, clique em Gerenciar aplicativos;
  3. Role até o fim e encontre o WhatsApp Messenger. Caso queira deletar todo o seu backup, clique em Opções > Excluir dados ocultos de aplicativos;

Depois, você já está pronto para restaurar o backup local. É só ir até aquela pasta informada no começo destes passos e procurar pela data desejável do backup, que fica no formato YYYY-MM-DD. Para acessar os arquivos, você precisará de um gerenciador de arquivos.

Recomendo você procurar um gerenciador de arquivos no Google Play ou usar o nativo do seu celular. Para conferir se você tem um, basta ir em Configurações > Armazenamento e USB > Interno > Explorar. Caso contrário, ele pode ser um aplicativo com o nome de Gerenciador de Arquivos (ou algo parecido). Se você não achar nada, baixe o Gerenciador de Arquivos ou o File Manager.

  1. No gerenciador de arqiuvos, vá até /WhatsApp/Databases, a pasta informada acima. Caso você tenha um cartão SD, também vale acessar o mesmo caminho na memória externa;
  2. Confira se o arquivo mais recente, msgstore.db.crypt9, foi modificado na data desejada. Caso positivo, pule para o passo X;
  3. Se não, é só modificar um dos backups encontrados, como msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt9 (sempre começando com msgstore-YYYY-MM-DD) e renomear para msgstore.db.crypt9;
  4. Agora é só desinstalar e resintalar o WhastsApp;
  5. Depois da configuração, o aplicativo irá detectar que há um backup salvo e restaurar;

Pronto! Para mais informações sobre o processo de restauração, é só entrar nesta página do WhatsApp que dá mais detalhes.

Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no iOS (iPhone)

whatsapp-iphone

No iPhone, só é possível restaurar o backup a partir do iCloud, já que o WhatsApp não trabalha com backup local modificável no iOS. Antes de você ver o passo a passo, é bom ver primeiro se há um backup automático ativo no seu iCloud. Para fazer isso, vá em Ajustes do WhatsApp > Conversas > Backup de Conversas.

Nesta seção, você pode confirmar se há um backup sendo feito das suas conversas — caso não haja, não será possível restaurá-lo, mas você ainda pode ativar o backup para ocorrências futuras. De qualquer forma, também é importante conferir quando o último backup for feito, para se certificar de que ele terá as mensagens que você quer recuperar. Depois disso, os passos são muito simples:

  1. Basta desinstalar o WhatsApp e depois instalar de novo;
  2. Na restauração, após você colocar o seu número, o WhatsApp irá detectar que há um backup salvo no iCloud;
  3. Depois disso, é só seguir as instruções na tela para restaurar seu histórico de conversas;

Pronto! As mensagens do seu WhatsApp já devem ter sido restauradas com sucesso. É sempre bom lembrar que você precisa estar fazendo login com o mesmo número de telefone, e ter se cadastrado a mesma conta do iCloud no seu iPhone. Isso ocorre porque não é possível restaurar o conteúdo de uma conta em outro número ou vice-versa. Caso você tenha algum problema, acesse esta página para tirar mais dúvidas.

Recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no Windows Phone

No Windows Phone, o processo é bem parecido com o iOS. A diferença é que a plataforma não oferece backup na nuvem, então você tem que confiar no backup local que foi feito pelo seu WhatsApp. Vamos aos passos:

whatsapp-windows-phone
  1. Entre em Mais (botão de reticências) > configurações > conversas e chamadas;
  2. Toque no menu backup, onde será exibido o horário em que o último backup foi feito. É importante que você não toque em backup novamente, caso contrário um novo backup será criado e você perderá as mensagens excluídas acidentalmente;
  3. Depois de conferir o horário, e se bater com o que você quer restaurar, basta desinstalar e resintalar o WhatsApp para restaurar o histórico;
  4. Quando você instalar o WhatsApp novamente, basta tocar em recuperar na mensagem que aparecerá informando que um backup foi  encontrado;

Novamente, é importante frisar que você perderá todas as mensagens que enviou e recebeu desde que o backup informado no passo 2 foi criado. Mas, se você precisa restaurar algo muito importante, pode valer a pena. Qualquer outro problema pode ser resolvido por aqui.

Dica: exporte suas conversas

O WhatsApp também recomenda que você exporte periodicamente suas conversas importantes para você ter cópias delas fora do aplicativo. Assim, elas ficam imunes a deslizes acidentais. Saiba como salvar o histórico de conversas do WhatsApp.

Mais sobre: ,