Após um ano inteiro sem nenhuma adição, a Oi finalmente ampliou sua cobertura 4G para mais 151 cidades do país. A cobertura chega até 31 de dezembro em municípios de 22 estados brasileiros. São Paulo é o que mais recebeu adições nessa última leva, com 36 novos municípios cobertos.
A medida foi realizada para o cumprimento das metas da Anatel, que exige que todas as operadoras com licença nacional de 2,5 GHz ofereçam cobertura nessa frequência em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes até dezembro de 2016.
No momento, a operadora passa por um delicado processo de recuperação judicial, com dívidas que ultrapassaram R$ 65 bilhões. Ainda assim, a operadora informa que houve investimentos de R$ 3,4 bilhões entre janeiro e setembro de 2016, e que houve crescimento de 14,3% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
Com essa última leva, a Oi totaliza 284 cidades com cobertura 4G. O número quase esbarra na Vivo, que registrava 290 municípios cobertos em novembro. A Claro é a vice-lider no ranking, com 383 municípios cobertos, enquanto a TIM apresenta liderança absoluta com 1.000 cidades cobertas.
Estas são as novas cidades com 4G da Oi:
- AM – Parintins
- AP – Santana
- BA – Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Simões Filho e Teixeira de Freitas
- CE – Crato, Itapipoca, Maranguape e Sobral
- ES – Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guarapari, Linhares e Sao Mateus
- GO – Luziânia, Rio Verde, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Trindade e Valparaiso de Goiás
- MA – Açailândia, Bacabal, Caxias, Codó, Paco do Lumiar, São José de Ribamar e Timon
- MG – Araguari, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Coronel Fabriciano, Ibirité, Itabira, Muriaé, Passos, Patos de Minas, Sabará, Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ubá, Varginha e Vespasiano
- MS – Corumbá, Três Lagoas e Dourados
- MT – Sinop e Rondonópolis
- PA – Abaetetuba, Bragança, Cameta, Castanhal, Marituba, Altamira e Parauapebas
- PB – Patos e Santa Rita
- PE – Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Garanhuns, Igarassu, Vitória de Santo Antão e São Lourenco da Mata
- PI – Parnaíba
- PR – Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Campo Largo, Guarapuava, Paranaguá, Pinhais, Umuarama e Toledo
- RJ – Angra dos Reis, Araruama, Barra Mansa, Cabo Frio, Itaguaí, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Nova Friburgo, Queimados, Resende, Rio das Ostras e Teresópolis
- RO – Ji-Paraná
- RS – Alvorada, Bagé, Bento Goncalves, Cachoeirinha, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Sapucaia do Sul e Uruguaiana
- SC – Balneário Camboriú, Brusque, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages e Palhoça
- SE – Nossa Senhora do Socorro
- SP – Araçatuba, Araras, Atibaia, Barretos, Birigui, Bragança Paulista, Botucatu, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Hortolândia, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itatiba, Itu, Jandira, Jaú, Mogi Guaçu, Ourinhos, Pindamonhangaba, Poá, Ribeirão Pires, Rio Claro, Salto, Santa Barbara d’Oeste, Santana do Parnaíba, São Caetano do Sul, Sertãozinho, Tatuí, Valinhos, Várzea Paulista e Votorantim.
- TO – Araguaína
Para o ano que vem, as operadoras deverão cobrir municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes – são 791, de acordo com o Teleco. Será que as operadoras conseguirão fazer o dever de casa?
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Faala glr! Querem convite para sair na frente e ter prioridade nos cadastros da nova operadora do #Brasil? 😎
A Veek inicia suas operações em #Fev17 trazendo inovação, preço baixo e sem o MIMIMI das operadoras atuais!
Entre no site http://www.veek.com.br/quer... e realize um pré cadastro, utilize o #VeekCode: rio21
Venha fazer parte do futuro e das tarifas baixas!!
Para mais informações:
www.veek.com.br
Para tirar dúvidas e conversar com a Veek:
www.facebook.com/Veek
Obs: Não existe venda de convites da Veek, não caia nessa! o.O
² Único perfil oficial da veek é o @veek no facebook ;)
Tim e Oi ativaram o 4G em Altamira no Pará.
Espero que aconteça com as outras cidades também. Aqui a Claro foi a primeira a ativar, desde o ano passado. Mas é triste ver que só fazem algo tardiamente, por pressão. Total descaso.
Aqui em Rio Verde, devido a essa demora e o descaso da oi com a banda larga fixa, fez com que as pessoas odeiem a oi. Só usa oi aqui quem não tem alternativa, que é o meu caso, isso no fixo, por que no móvel, como foi dito na matéria, só agora ela começou a operar o 4G, enquanto Claro e Tim já estão testando o 4G 700Mhz aqui, isso deixou a oi aqui no limbo! Vivo sempre teve bom sinal aqui, mas é a mais cara. De 4G aqui, estamos bem e pra ser sincero não precisamos da Oi.
Aí em Parnaíba - PI, assim como em Nossa Senhora do Socorro - SE, tem mais de 100 mil habitantes de acordo com o CENSO IBGE 2010, então até o final do ano todas as operadoras estarão com 4G aí, inclusive a Claro. Até o dia 31 de dezembro TODAS as operadoras tem que cobrir 80% da área urbana.
Parnaíba, Piauí.
Ativaram ontem um Ran Sharing com a Oi, Vivo e TIM.
Se refere a Nossa Senhora do Socorro - SE? Se for, aí só tem 4G da VIVO e da CLARO.
Acabei de ver, a TIM e a Vivo estão usando RAN Sharing da Oi.
Teu chip tem que ser compatível com o 4G.
Vou trocar o meu da TIM, na pesquisa de redes ela já aparece LTE.
De fato, deve ser por isso! Então deixa a vivo reinar por enquanto.
Nada desse 4G aqui em Altamira.
Moro na segunda maior cidade do meu estado. Todos sabem de sua existência e a TIM nunca investiu direito na cidade mesmo sendo a mais utilizada.
Se não fosse o TIM beta, já estaria longe dela.
Enquanto isso há várias cidades do interior de Minas que contam somente com cobertura 2G da OI.
As teleoperadoras infelizmente se baseiam na população de 2010 do IBGE, e
não na estimativa de 2016. Por isso lhe digo, que, p
As operadoras infelizmente se baseiam na população de 2010 do IBGE, e
não na estimativa de 2016. Por isso lhe digo, que, para o edital 4G de
2012, as operadoras consideram que Lagarto - SE tem 94.861 habitantes.
Valdiclei Moura, as operadoras infelizmente se baseiam na população de 2010 do IBGE, e não na estimativa de 2016. Por isso lhe digo, que, para o edital 4G de 2012, as operadoras consideram que Lagarto - SE tem 94.861 habitantes.
👏👏👏👏👏👏👏👏
O 4 g dá oi é excelente, o que falta a oi é um bom administrador e que compre uns 80% dessa recuperação e mande esses acionistas de merda que acabaram com ela , tomara que o chefão egípcio compre mesmo e comece a mudança , esses vagabundos que estão aí não sabem de nada .
Mais um usuário dá oi feliz como eu , preço justo , o oi livre me fez abandonar tudo e agora uso somente oi .
Correto amigo , aqui também uso oi ,minha cidade tem 230 mil habitantes e já tem o 4g e está excelente o sinal dá oi , bate igual com Tim e vivo é chega a ser melhor que a bosta dá claro que o sinal 3g oscila demais entre 2g.
Sei lá varia de cidade pra cidade , aqui a oi está top.
Interior de SP.
Minha tia e o marido dela usam oi no celular, e o sinal é sempre forte e estável com boa velocidade.
Mentira! Moro em uma das cidades citadas e não tem cobertura 4g da oi, só da claro que é a minha favorita.
Na maioria das cidades do interior do Ceará e Pernambuco por onde eu ando, onde a Oi faz propaganda de oferecer 4G o sinal só pega no centro.
Vá para os bairros mais periféricos que o sinal fica EDGE ou GPRS a mior parte do tempo, quando não desconecta totalmente.
Sou cliente Oi, e ela nunca me decepcionou. Tinha sinal 4G na maioria dos lugares que costumo ir. O único lugar que não tinha era na cidade onde eu moro, mas ela está nessa lista de novas cidades com 4G :D
Fui cliente Vivo por muito tempo, principalmente porque ela tinha a fama de ter a melhor cobertura. Mas as constantes cobranças indevidas, e o preço abusivo me fizeram mudar para Oi.
Conheço gente que tem Claro e TIM, e só ouço reclamações (por outro lado, acho que todo mundo chega atinge um ponto onde começa a reclamar da operadora que usa). A cobertura delas aqui na minha região é péssima.
Achei a cobertura da Oi bem melhor (pelo menos por onde eu ando).
Usei Tim quase a vida inteira e hoje uso Oi. Não tenho o que reclamar. Quanto ao tráfego de dados, roda perfeitamente onde quer que eu esteja. Sem falar do custo beneficio. Pago valores bem mais reduzidos do que quando era cliente pôs da Tim.
Assim esperamos.
Fico ainda imaginando se é realmente o 2,5Ghz ou um refarming 1800Mhz. A cidade é pequena, não vi torres novas, tal como fez a Claro com seu 4G (dava pra ver as torres novas). A rede está praticamente igual no 3G.
Já era o esperado. Não foi a Oi quem anunciou na época dos leilões de frequência que só investiria em 4G onde fosse obrigada pela Anatel?
Daí se tira o compromisso da empresa para com a evolução do serviço que presta.
Mas a Oi Móvel nada tem de estatal, sempre foi uma rede totalmente nova, começada do zero (a Vivo herdou a maior parte do braço móvel estatal à época). Também tem a questão da antiga Telemar, que era a marca / empresa que cuidava do fixo e banda larga (embora sejam uma empresa só desde sempre).
Mas concordo que é duro ser cliente de qualquer coisa da Oi, talvez a menos pior (ou que pelo menos ouço algum elogio) é a Oi TV.
As vezes demoooooooram pra colocar no STEL(e mais ainda no SIEC, o mapinha bonitinho/app com mapinha bonitinho). Ou podem não estar compartilhando(duvido, já que obrigação de 2500/2600 é pras 4(mas a Claro não tá compartilhando.
Ao menos aqui não houve compartilhamento, porque faz um mês que ela ativou e até agora nenhuma ativou também.
Olhei nos sistemas dá Anatel e não cadastrou ainda a rede.
Ainda não posso dizer nada, porque nem na capital a TIM investiu em 4G direito. E olha que ela é líder absoluta aqui no município.
Sou cliente. Já usei TIM e recentemente Vivo, as duas se equiparam à qualidade da Oi. Mas só fico nela pelo custo benefício e por ela nunca ter passado a perna em mim. Fora a questão da saturação da rede, sempre está a livre para usar a qualquer momento.
Sou cliente Oi e tenho sinal em praticamente todo lugar que vou, na maioria do tempo com sinal de LTE (raramente ocorre de ficar com HSPA+, HSPA, EDGE ou GPRS).
Até dia 31 as outras colocam.
Em Corumbá-MS só tem 4g da Oi no centro da cidade. Já tá disponível há alguns meses também...
Alguém ainda arrisca ser cliente da Oi? Nem falo de processo de recuperação judicial. Mas pra mim e nas regiões onde circulo, sempre foi a pior das 4. Não conseguiu perder o ranço de estatal.
Enquanto isso, a TIM dá risadas com a concorrência... pfff...
Lagarto/SE com mais de 100k habitantes só a vivo colocou... Seriam todas as operadoras para atingir a meta da anatel?
Provavelmente se apoiando nos acordos de RAN Sharing, já que são quase as 290 cidades que a Vivo(e a TIM, por extensão, já que o acordo é entre as 3) cobre(de acordo com o teleco).