O que significa área de sombra? [Mapa de Cobertura]

Perda de sinal; saiba o que significa área de sombra, onde ela acontece e como pode afetar suas ligações e internet

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
O que significa área de sombra / Obi Onyeador / Unsplash

O conceito determina se você está com sinal ou não (sombra). Veja o que significa área de sombra nas operadoras e como isso afeta o usuário. As empresas de telefonia móvel são obrigadas pela Anatel a manter os clientes informados sobre seu mapa de cobertura.

Não é de hoje que ficamos impossibilitados de acessar a internet e fazer ligações em alguns pontos da cidade. Quando seu aparelho não apresenta nenhum sinal, provavelmente, você está em uma área de sombra.

O que significa área de sombra? 

Na rua

A área de sombra é a região onde o cliente tem o sinal interrompido para ligações e internet. O que cria a zona de sombra? Barreiras físicas como montanhas ou construções atrapalham a conexão da operadora com o aparelho celular. 

O problema não é falta de cobertura, mas uma obstrução do sinal na região onde o celular se encontra. Normalmente, o problema desaparece ao caminhar por alguns metros.

O cliente que entrar na área de sombra, pode informar sua operadora e auxiliar na identificação. A empresa consegue resolver o problema instalando repetidores de sinal.

Em casa

Em sua casa, podem ocorrer pontos de sombra. Aquele quarto ou banheiro no qual o sinal do Wi-Fi cai ou fica lento é uma área de sombra. A instalação de roteadores mais potentes ou repetidores de parede podem ser úteis para resolver o problema doméstico.  

O que significa área de cobertura?

A área de cobertura é onde o sinal da operadora está ativo. O sinal deve cobrir 80%, pelo menos, da área urbana da cidade que nomeia o município. Estradas, zonas rurais e túneis podem ficar sem sinal. A obrigação da operadora é fornecer conexão onde está a maior parte da população.

Segundo a Anatel, todas as operadoras devem apresentar seus mapas de cobertura para os clientes. As empresas têm links específicos em seus sites para a consulta teórica da área de cobertura.

Como verificar a intensidade de sinal na região?

Além dos links fornecidos pelas operadoras de telefonia, existe a opção oferecida pela Anatel. A ferramenta reúne em um mapa dinâmico com a qualidade do sinal de todas as empresas, facilitando a consulta.

  1. Acesse o site da Anatel Consumidor;
  2. Clique em sistema mosaico;
  3. Selecione o Estado e depois o Município;
  4. As informações de qualidade de sinal serão exibidas.
    O que significa área de sombra / Leandro Kovacs / Foto

Nem sempre a falta de sinal em um local é problema da cobertura da operadora. Se o caso for constante, em diversos lugares, vale a pena cobrar a empresa. Espero ter ajudado a explicar o que significa área de sombra. Fique atento.

Mais informações: anatel.gov 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Anatel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados