Início » Celular » O Android Pay está mais próximo de chegar ao Brasil

O Android Pay está mais próximo de chegar ao Brasil

Felipe Ventura Por

Pagar compras com o smartphone é uma realidade distante para a maioria dos brasileiros. O Samsung Pay já atua no país, mas a quantidade de bancos e cartões participantes ainda não é grande. O Android Pay pode mudar isso, e está dando seus primeiros passos no Brasil.

Clientes do banco Neon já podem cadastrar o cartão no app do Android Pay, e chegar bem próximo de usá-lo. O leitor Felipe Avelar deu a dica de que isso era possível, e o Tecnoblog confirmou o processo.

O app do Android Pay não está disponível para download na Play Store brasileira, mas pode ser baixado por outros meios. Feito isso, basta inserir os dados do cartão Neon, e vão aparecer os termos e condições do banco.

Então, surgem as mensagens "Entrando em contato com o banco..." e "O banco está verificando seu cartão...". Você é convidado a configurar uma senha para o dispositivo (se já não tiver feito isso antes).

Depois, é preciso verificar o cartão realizando uma cobrança temporária — essa parte não funcionou nem para o Felipe, nem para nós.

Ainda assim, é mais do que podemos dizer sobre outros emissores. Testamos cartões do Itaú, Bradesco, Original, Inter (antes Intermedium) e Nubank; para todos eles, o app emitiu a mesma mensagem de erro: "Este cartão não pode ser usado com o Android Pay".

O banco Neon diz ao Tecnoblog que isso "ainda não está disponível para uso e o serviço não chegou ao Brasil; traremos novidades em breve". O Google, por sua vez, preferiu não comentar.

O Google anunciou que o Android Pay será lançado no Brasil até o final do ano. Os primeiros parceiros serão o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Porto Seguro, nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo.

Para pagamentos em lojas, o Android Pay exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). Não é necessário ter leitor de digitais. A maquininha também precisa ter suporte a NFC; felizmente, a maioria dos terminais no Brasil já é compatível.

Atualizado em 15/08

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

J Janz
> O app do Android Pay não está disponível para download na Play Store brasileira Agora está: apareceu hoje como atualização pra mim e clicar no link mostra disponível.
Joao Victor Rodrigues de Souza
O Galaxy Nexus (Galaxy X) de 2011 e o Nexus S de 2010 tinham NFC...
Eduardo Schurtz
Opa... Já consegui validar o cartão Neon: https://comprabemfeita.com.br/news/agora-falta-pouco-cartao-neon-cadastrado-e-validado-no-android-pay/ Falta muito pouco mesmo!
Victor Fontela
Realmente é um problema isso. Mas algo que deve ser resolvido na medida em que os bancos forem aderindo
Victor Fontela
Acho que fazem isso porque tem muita gente que tem dificuldades para colocar o cartão, acredite. kkkkk
Abraão Caldas
Amigo, eu não posso falar mais porque eu assino NDA.
TANGA FROXA
isso ainda não responde a duvida ;)
Felipe Avelar
Pq ele ainda não está tramitando junto ao google, oras xD
TANGA FROXA
Então, pelos prints que vi em alguns sites, alguns conseguem adicionar. Eu nem isso consigo com meu cartão, não sei porque rs.
Felipe Avelar
Usa o cartão físico oras...
Felipe Avelar
É possivel adicionar, mas não é possivel verificar ainda, essa etapa que está inativa.
Felipe Avelar
Abraão, te falar pq acho que vc nunca usou. O samsung pay tem a foto do cartão, se alguem chiar, vc explica como funciona pois para adicionar o cartão no aplicativo, rola uma verificação junto com o banco ( via valor ou por telefone ), ou seja, somente o titular consegue adicionar um cartão no samsung pay. Se ainda assim recusarem, pega a porra do cartão e ja era, ou então vai embora e deixa a compra no caixa xD Se preso tem que ser retardado demais.
Felipe Avelar
Que ridiculo! Ja basta no brasil as pessoas pedirem seu cartão, ao invés de entregar a maquininha...
Felipe Avelar
te falar, não tem essa de informações... o neon ja estava em contato com as empresas que estão dispostas a ter o cartão deles só isso...
TANGA FROXA
Não entendi... Se foi possível adicionar o cartão, pq ainda não é possível utiliza-lo ? Normalmente o cartão é barrado logo de cara se não é possível utiliza-lo.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Na falta do leitor, o usuário que digite a senha ou faça o rabisco de desbloqueio pra poder pagar
Fabio
Exato, foram todos pra minha conta.
Amoeba
Desculpem. Realmente, tem. Confundi com o recurso de carga sem fio.
Amoeba
Desculpem a ignorância, mas isso não permitiria, por exemplo, recarga sem fio?
Rodrigo
Essa é a ideia de algo chamado "senha". O banco lhe transfere a responsabilidade de não deixar ninguém usar. Aí você além da senha empresta a identidade também. Ou você acha que o logista vai ficar olhando foto pra ver se confere com a pessoa da frente? Só vai conferir o nome, se muito.
Ricardo Sousa
Ótima notícia! Vamos torcer pra que o Android Pay chegue msm até o final do ano e tbm, para que os bancos agilizem logo seus processos e deem suporte pro Samsung Pay tbm.
Hemerson Silva
Tem que ser do fabricante NXP. Alguns aparelhos estão vindo com chip Broadcom, e esses são incompatíveis com o Bilhete Unico/BOM.
Meninão Bobo
Samsung Pay funciona bem comigo e o Santander está de parabéns as duas bandeiras dos cartões funcionam perfeitamente! Sem falar no Santander Way, ótima ferramenta!
Vinicius Costa
Ñ sei se todos os atuais, mas eu tinha um Galaxy S3 e era compatível. Agora meu Xperia Z5 ñ é. Mas tem a ver a fabricante do NFC. Tem acho q 2 fabricantes diferentes. Eu usava o app do Ponto Certo e era uma maravilha. Mas é aquilo: o NFC só prestava pra isso mesmo rsrs. Ñ usava pra mais nada. Agora com a chegada do Android Pay, ele ganhe uma funcionalidade nova.
Vinicius Costa
Ñ sei se todos os atuais, mas eu tinha um Galaxy S3 e era compatível. Agora meu Xperia Z5 ñ é. Mas tem a ver a fabricante do NFC. Tem acho q 2 fabricantes diferentes. Eu usava o app do Ponto Certo e era uma maravilha. Mas é aquilo: o NFC só prestava pra isso mesmo rsrs. Ñ usava pra mais nada. Agora com a chegada do Android Pay, ele ganhe uma funcionalidade nova.
André G
Acho que vai demorar, visto que muitos países mais importantes para a Apple ainda não receberam. Mas talvez em 2020 chegue no Brasil.
André G
Meu antigo Xperia Z2 e o razr i eram compatíveis com o bilhete único, mas o meu HTC 10 não é. Mas tanto o Z2 como o HTC 10 eu consegui usar o Android Pay aqui na Austrália.
André G
Até o Nexus 4 de 2012 tem NFC, é claro que o 6P também tem. Meu razr i que era um intermediário de 2012 também tinha, Embora o One Plus 2 não tenha e seja um top de linha um pouco recente.
Abraão Caldas
Na verdade nem tanto assim, o cartão é pessoal e intrasferivel além disso ele não é "seu", se não me engano no verso vem escrito propriedade do banco X. Ou seja, você teoricamente não poderia deixar outra pessoa usar.
davidalben
O problema é que pouquíssimos funcionários de loja sabem receber pagamento por NFC. Sempre que uso Samsung Pay faço por MST, porque quase nunca muda o fluxo de operação da maquininha. E, quando o caixa percebe que não coloquei nenhum cartão na máquina, na maioria das vezes fica olhando com cara de espanto. Já teve até quem chamou o supervisor para saber se poderia receber desta forma. Detalhe: nem o supervisor sabia...
PequenoGK
Não é o nfc incompatível e sim esse app do bilhete único que ta uma bosta depois das últimas atualizações.
Vitor Hugo
Tem NFC, fica naquela barra no topo da parte traseira, ao lado da câmera e flash.
Leandro Nascimento
Sonho mesmo é ver o Apple Pay chegando aqui e o NEON estrear na frente com suporte ao cartão... aí sim é o progresso, sem ficar amarrado a bancos de velhos engravatados.
Felipe Ventura
É que esse procedimento coloca o cartão do Nubank na sua conta da Play Store. Veja aqui: https://payments.google.com/payments/home#paymentMethods
Kleiton Vasconcelos
Então, tem um manual dentro do próprio app. Mas ele é bem simples de utilizar. O problema são os atendentes que, algumas vezes, não sabem como dar o primeiro passo na maquininha. Na primeira vez que utilizei, por exemplo, a atendente nem sabia o que era isso. Geralmente, nas máquinas da Cielo, é só apertar a tecla 2, selecionar a opção débito (ou crédito) e inserir o valor da compra. E o Way é tão simples que nem precisamos abrir o app pra concluir a transação. Basta aproximar o smart na máquina (o smart deve estar desbloqueado) e pronto.
Jonas Rafael Rossatto
Ops, acabou a minha bateria senhor. - Vende fiado? hahhaa
Gustavo
a maioria dos NFC hoje não são compativeis com o bilhete unico...ou não???? Saudades do meu Razr HD...carregava a carga mensal do meu bilhete antes de sair de casa pra trabalhar...isso q era vida!
Aluisio
Linha nexus tem NFC sim.
felipecn
Não é só questão de viabilidade técnica, mas até se o contrato com os bancos permite abrir essa brecha. Como no Android Pay todo o controle do cartão é por software, um aparelho com root pode acessar os dados com facilidade (No Apple Pay - acho que no Samsung também - os dados do cartão ficam numa parte segura do processador, que não é acessível diretamente pelo sistema)
Louis
Que lei mais absurda! Como se não existisse a possibilidade de falsificar uma identidade. Tem muito(a) vereador(a) vagabundo(a) mesmo (a)...
Bob
Magisk + Magisk Hide Dê uma pesquisada
Abraão Caldas
Deveriam ter pedido.
McFake
Nexus 6P tem NFC, pelo menos o meu tem.
O "BURRO" !!!
Leia novamente o final da matéria.O Android Pay funciona em smartphones sem leitor biométrico.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Cartão no smartphone só funciona com a impressão digital do dono, mas seguro que o carão normal que basta uma senha, sem falar que quem tem vários cartões poderia deixar um na carteira (uma fina) e ter vários no celular sem ter que andar com todos os cartões.
O "BURRO" !!!
Será que vale a pena usar o smartphone para pagamentos,ou é mais uma modinha de momento? O cartão eu posso esconder facilmente do ladrão,mas o smartphone não.Pessoas de alta renda que tem no cartão de crédito o símbolo máximo de estatus social não vão usar.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Em Janeiro desse ano paguei estacionamento de um shopping em Manaus com cartão de debito (além de compras em credito) e em nenhum momento me pediram identidade
Felipe Tam
não é literal o uso de preguiça nesse caso.. é tipo, "ah cara, nem tenho saco pra ficar discutindo futebol, me dá preguiça".. o q estou dizendo é que há basicamente falta de vontade (seja lá pelo motivo que for, financeiro, técnico, atraso na implementação do sistema, etc) pra fazer funcionar "como deveria" (de novo, não literal.. contexto brother..) então foda-se, vai como está. pra Niantic, mexer no pokemon go é meio irrelevante, com ou sem root, o que tem de jogador doido nele pelo mundo todo (pokemon é pokemon.. fazer o q) não vai causar diferença se uma meia dúzia resolver desinstalar por causa do root. agora, prum sistema de pagamento em android, talvez seja um tiro no pé. uma puta galera defende o android com unhas e dentes exatamente devido à liberdade oferecida pelo sistema. eu mesmo, tive um nexus 4, nexus 5 e pretendo comprar um google pixel (tá faltando verba). e vou continuar rooteando todos, pra mim é mais importante ter um app que gera uma lista de todas as minhas redes SSID e senhas (vivo trocando de aparelho e minha memória pra senha é uma porcaria) do que pagar via NFC. posso continuar usando trocentas outras opções (paypal por exemplo caso eu não queira usar cartões nem dinheiro vivo) tendeu? hehehehe anwz, foi bom o papo, pelo menos descobri que não tô viajando tanto (falei, se eu estiver cagando regra e errado ainda por cima, me expliquem.. sempre legal aprender algo novo) valeu =]
Theo Queiroz
Cara, não estou falando que vc está errado. Concordo com o que vc disse, mas não é preguiça. É dinheiro. Sempre foi e sempre será. Se algo pode ser feito mais rápido e por menos, isso não caracteriza preguiça. Até porque com certeza os programadores contratados gostariam de ganhar mais, mas a empresa que contrata não quer GASTAR mais do que acha o necessário. Não consigo ver onde isso é preguiça...
Felipe Tam
tradução, preguiça. huahuaha. não estou dizendo que não haja mais trabalho envolvido, que não seja potencialmente mais difícil, etc. e claro, existe uma análise do custo benefício por parte da empresa. se grande parte do público alvo não aderir devido a essa restrição, eles tentarão corrigi-la. se for um único chato (eu, no caso) reclamando, eles vão rir da minha cara (com razão.) o fato é, ngn apresentou uma impossibilidade técnica (e admito, estou chutando que não haja, não sou programador) pois como apontei, existem apps que lidam com dados financeiros e aceitam root no aparelho. se existe como ser feito, mas não o fazem por comodidade, o nome disso é, adivinha só... preguiça. ;)
Lucas Henrique
Provavelmente,alguém que trabalha no Neon que vaza pra sair na frente.
Luis Gustavo
Sim mostra
Luis Gustavo
Você pode continuar mostrando sua identidade, e o cartão virtual que aparece na tela do celular inclusive com assinatura feita por você....
Theo Queiroz
Não é preguiça. Vc como dono da empresa que programa, prefere gastar dinheiro contratando mais programadores para resolver problemas e falhas e lidar com exploits hackers ou simplesmente colocar uma "trava" que detecta root e deixar tudo isso pra lá?
Felipe Tam
sim, eu entendi isso. mas não me parece provável que não haja nenhuma forma de codificar com segurança mesmo havendo root. ou nenhum app bancário funcionaria. ou mesmo páginas e apps onde são feitas compras (ifood, mercadolivre, uber, etc..) o lance do pokemon go pra mim é a prova de que trata-se de "preguiça" de fazer direito.. lançaram com um porre de erros, e de lá pra cá a coisa continua só piorando.. até a festa deles virou vexame..
Theo Queiroz
Questão de segurança mesmo. Com root fica muito mais fácil fazer exploit de alguma falha. É por isso que Pokemon GO (e uma porrada de jogos) não funcionam com root
Theo Queiroz
Então cara, a lei diz que vc deve mostrar o RG quando paga COM o cartão. No Android Pay vc paga com o celular que está atrelado a um cartão de crédito seu.
Felipe Tam
hum.. deve haver alguma forma de fazer funcionar, mesmo com root. eu por exemplo tenho root pq alguns apps só rodam com (um que eu uso pra fazer backup de wi-fi por exemplo) e não pretendo abrir mão de rootear meu aparelho. se consigo usar o app do banco e ter root, não rodar o android pay é preguiça de programar.. (se eu tiver falando merda me explique por favor, tô cagando regra aqui mas manjo nada de programação pra celular.)
Mateus B. Cassiano
O requerimento é passar nas verificações do SafetyNET. Alguns aparelhos, mesmo sem root, não passam no teste...
Mateus B. Cassiano
Até onde sei, o suporte a HCE é exigido em todos os aparelhos que tenham NFC e estejam rodando oficialmente o Android 4.4 ou mais novo (ROMs customizadas não contam), então deve funcionar sim. Outra maneira de testar, caso tenha algum cartão do Banco do Brasil, é utilizar o app Ourocard-e, que também depende do HCE pra funcionar e inclusive já é compatível com a maior parte das máquinas de cartão da Cielo...
vin
Não acho que essa lei vá ser um problema, pois você usará o celular, não o cartão de crédito diretamente.
woah Woah WOAH
Se esse aceitar o Nubank (ou o Nubank aceitar esse), pode até ser que eu use.
Fabio
Eu tentei cadastrar meu cartão Nubank e recebi a mensagem de erro dizendo que o cartão não pode ser utilizado. Porém na mesma hora o app do Nubank me mandou uma notificação com a mensagem mais ou menos assim: "Google tentou verificar seu cartão e está tudo certo"
Vitor Mikaelson
Na verdade, tem tudo a ver com taxas.
Arthur V.*
Eu consigo pagar em algumas lojas do Carrefour Express perto do trabalho. Mas tem alguma previsão para entrar no Android Pay também?
Abraão Caldas
Depende muito de onde você vai, mas é lei e quando pedirem ninguém pode reclamar. Sempre me pedem em lojas como infostore, ramsons, db, bemol. Realmente loja pequena não pede.
Leandro Amaral
Eu moro em Manaus e nunca mostrei minha identidade ao pagar com cartão :x
Christopher Domiciano
O único lugar que me exige RG aqui em Manaus é o Supermercado DB. De resto nunca pedem. Li certa vez que com o advento dos cartões com chip tornou-se desnecessário a apresentação do RG. Agora não sei de quem é a jurisdição quanto a isso.
Felipe Tam
sem root? que merda..
Abraão Caldas
Cuidado teve um pessoal que quase foi preso nessa brincadeira.
Junior Sousa
Coincidentemente o Neon apareceu no Samsung Pay, acho que alguém está com informações privilegiadíssimas.
Thalles Ferreira
Nexus não tem NFC? Como assim?
Rodrigo Sena
Dei uma liga na Lei nº 215 de 03/07/2009 lá não especifica se deve apresentar a identidade junto a um cartão físico ou virtual, tem uma brecha ai na lei, sou de Manaus também, qualquer dia desses vou usar o Samsung Pay, bora ver o que vão me falar rsrsr
Bruno Feliciano
Tentei usar esse Santander Way mas não consegui fazer o pagamento em nenhum lugar. Existe algum tutorial sobre isso?
Kleiton Vasconcelos
Tem um app disponível pra galera que é correntista do Santander, que também permite pagamento via NFC. Eu utilizo e é bem simples!
Abraão Caldas
Então é essa aqui: Lei nº 215 de 03/07/2009 do municipio de manaus.
Amoeba
Idem pro Nexus 6P.
Vinicius Costa
Qual padrão do NFC será necessária ter no smartphone? O NFC do meu Xperia Z5 não é compatível com o Bilhete Único de SP. Será o mesmo padrão? Tomara que não rsrs
Abraão Caldas
Mas e o cartão, como você tem certeza que o cartão bate com o RG, eu poderia muito bem usar um jpg editado da tela com o mesmo nome do RG. E outra, o app mostra a imagem do cartão exatamente como ele na vida real, com o nome do cliente sem precisar ele digitar?
Rodrigo Sena
Mas ai, não é só mostrar o RG?
Cidopina
Mancada do Moto G4 Plus não ter NFC. Se bem que deve demorar um pouco até ser uma opção amplamente aceita.
Cidopina
Nossa, não sabia que esse tipo de coisa podia ser regulamentada por lei municipal. Achava que era competência federal.
Abraão Caldas
Em Manaus é ilegal usar pagamentos via celular já que pela lei municipal você é obrigado a mostrar a identidade junto com o cartão. Ou seja, nada de pagamento via celular.
Asclépio Fritzer
Fiz o teste cadastrando meu cartão Neon na função débito e também consegui. Apenas a confirmação do cartão continua impossibilitada mas com certeza é um forte indício de que o AP está bem próximo.