Início » Celular » Mi A1 é o primeiro smartphone com Android puro da Xiaomi

Mi A1 é o primeiro smartphone com Android puro da Xiaomi

Felipe Ventura Por

Há anos, o Google vem ajudando fabricantes selecionadas a criar smartphones baratos com Android puro e atualizações de sistema garantidas — é o Android One, que já contou com dispositivos da Kyocera, Sharp e várias outras. Agora é a vez da Xiaomi.

O smartphone Mi A1 possui tela Full-HD de 5,5 polegadas, processador Snapdragon 625, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. O corpo é todo de metal, com leitor de digitais na traseira.

A bateria tem 3.080 mAh. Há ainda um amplificador de som de 10 V e um blaster IR para controlar sua TV e home theater.

A câmera frontal tem 5 megapixels. O destaque fica para a câmera traseira dupla com sensores de 12 megapixels, que permite aplicar zoom óptico de 2x nos objetos, além de desfocar o que está em segundo plano. A Xiaomi até diz que isso é "semelhante ao iPhone 7 Plus":

Como nota o Engadget, esta é basicamente uma versão do Xiaomi Mi 5X: as especificações são as mesmas, assim como o design e até mesmo o preço — o equivalente a R$ 730.

A diferença é que o Mi A1 não roda MIUI 9, e sim Android puro com aplicativos como Google Assistente e Google Fotos. Ele será atualizado para o Oreo até o final do ano, e a Xiaomi diz que ele será "um dos primeiros" smartphones a receber o Android P em 2018.

O Xiaomi Mi A1 será lançado em cerca de 40 países, começando pela Índia em 12 de setembro. Chile, Colômbia, México e Uruguai estão na lista; o Brasil, não.

Pelo visto, o Android One continuará sendo usado pelo Google para se expandir fora de países desenvolvidos. Este ano, a empresa também apresentou o Android Go, uma versão otimizada do sistema para smartphones low-end.

Com informações: Engadget, The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Como assim?
https://forum.xda-developers.com/mi-5s/themes/flashabel-google-camera-camera-api2-fix-t3655211
Gabriel Brito
Até eu que não gosto dessas coisas fiquei interessado.
Theo Queiroz
Qual app da câmera vc está usando? É aquele do xda, portado pra processadores Snapdragon 8xx?
Bruno
tributador mais famoso da alfandega brasileira.
Cristina Nascimento
Pior q nós, só o Haiti, cara. Até a India recebe aparelhos melhores q a gente.
TIGOS
Igual a qualquer outro do mercado. A graça dos aparelhos da Xiaomi é justamente a interface e a rapidez nas atualizações.
Anderson Freitas
Igual a qualquer outro do mercado. A graça dos aparelhos da Xiaomi é justamente a interface e a rapidez nas atualizações.
FSchmitt
Pena que chega no huehuebr com preço de iPhone tbm....
TaSerto Schmitt
Pena que chega no huehuebr com preço de iPhone tbm....
Cristiano Viana Alves
Paçoquita! Será o nome do Android P.
FSchmitt
É que o Brasil nem em desenvolvimento está, estamos em decrescimento/degradação.
TaSerto Schmitt
É que o Brasil nem em desenvolvimento está, estamos em decrescimento/degradação.
#VAICORINTHIANS
Cara será que isso só ocorre no Mi5? pq pelos relatos ai em baixo todo mundo fala o mesmo aparelho. Eu tenho o note pro 4x, não uso o spotify, mas uso o notify and fitness em segundo plano, whats, gmail... e todos funcionam perfeitamente bem. Inclusive gostei muito da MIUI, pra mim o único porém é esse lance de deslizar os dois dedos pra ver notificação, isso ai é horrivel.
Rod
Fernando?
Saulo Benigno
Sensor digital na traseira? Sério?
Como assim?
Procura em "economia de bateria por apps" no app Segurança, os apps que vc precisa, vc marca sem restrição
Como assim?
Tenho um MI 5s tbm, as últimas versões da câmera Google estão sem bugs...
Cristina Nascimento
Q adianta ser para países em desenvolvimento e o Brasil q é bom, nada? Sacaneichon!
Dispister
Já achei o MI5X dahora agora esperar pra comprar esse
Skeeter Valentinho
Já achei o MI5X dahora agora esperar pra comprar esse
Dispister
Tenho um e pretendo me desfazer, porém não passei por essas que vc passou o o Chrome que dá crash e reinicia o aparelho de resto OK.
Skeeter Valentinho
Tenho um e pretendo me desfazer, porém não passei por essas que vc passou o o Chrome que dá crash e reinicia o aparelho de resto OK.
Bruno Feliciano
Nossa, a galera da GearBest vai explodir de vender esse aparelho aqui pro BR, provavelmente até eu comprarei um.
Gustavo
mas no caso desse aparelho, a gearbest ou outra loja chinesa não fará tanta diferença assim....ele não será vendido na china
Maverick
Acabei de me desfazer de um Redmi 3S. O Hardware é até bom, bem construído, sempre usei sem capa, com os devidos cuidados e depois de 8 meses o aparelho ainda parecia novo. Mas o Software, que coisa horrenda. Todo bugado, corrompeu do nada 2 cartões MicroSD além de ter um gosto duvidoso. Xiaomi nunca mais.
Leon
Aparelho interessante.
Gustavo
ótima proposta...mas colocar o android one num aparelho com um hardware copia descarada do iphone foi sacanagem....poderiam ter usado a carcaça do mi6...ou mi5 / 5s....
Gedson Junior
Sem falar que o sistema é fechado no ecossistema da Xiaomi.
Arakaki
Chile, Colômbia, México e Uruguai estão na lista; o Brasil, não.

:(
Bruno
só dá problema se a pessoa der um tremendo azar.
Felipe Xavier
Pode até atualizar, mas qual a qualidade dessa atualização?
O mesmo aparelho que referi acima, corre o risco de não receber o Android 7, que é essencial pra diversas novas funções da MIUI 9. Vai adiantar alguma coisa receber a atualização?
Felipe Silva
Bem que podiam colocar NFC nessa versão vendida com android puro!

Será que a versão vendida no Uruguai será compatível com nosso 4G? se for vou ali na fronteira comprar o meu.
André Campos
Estranho, ao deixar esta opção desativada no meu, todas as notificações voltaram a funcionar normalmente. Ainda estou no MIUI 8, Android 7.
Deibson Oliveira
E se eu falar que já esta desativado? rsrs... Não adianta, é a ROM, eu já desativei tudo quanto é opção de gerenciamento e continua na mesma.Tem um review no AndroidPolice do Mi6 o escritor fala muito bem do aparelho em si, mas quando chega na MIUI dessas coisas que falei aqui e vai ainda mais longe, a ROM precisa ser atualizada pra ontem, pq a MIUI 9 não trouxe nada do que deveria em matéria de "melhorias" em relação com a MIUI 8.
Deibson Wagner
E se eu falar que já esta desativado? rsrs... Não adianta, é a ROM, eu já desativei tudo quanto é opção de gerenciamento e continua na mesma.

Tem um review no AndroidPolice do Mi6 o escritor fala muito bem do aparelho em si, mas quando chega na MIUI dessas coisas que falei aqui e vai ainda mais longe, a ROM precisa ser atualizada pra ontem, pq a MIUI 9 não trouxe nada do que deveria em matéria de "melhorias" em relação com a MIUI 8.
Sergio Carlos Teixeira
Tem razão. Só que as minhas preocupações são quanto a entrega (tentei importar um oneplus no começo deste ano e não chegou, foi devolvido pelos correios, porque cismaram com a embalagem) e a garantia.
André Campos
De uma forma estranha, isto é uma otimização para melhoria de perfomance do sistema. Ele inibe o funcionamento em segundo plano de algumas situações bem específicas, e ajuda também a melhorar a autonomia da bateria.

Caso queira desativar isto, e ter as notificações normalizadas: Settings > Additional settings > Developer options > Turn on MIUI optimization (basta desligar).
Burnerman_X
Esse é o Nexus que todos estavam esperando.
Tori
É um smartphone interessante, um Pixel by Xiaomi.
Só que, o que me atrai e agrada na Xiaomi é os preços e a sua interface gráfica.
Android puro é completamente sem sal, comparado a MIUI, faltando features e por ai vai. pode ter umas coisas interessantes como o push de notificações, mas....sei lá, ver esse smartphone é quase a mesma coisa que um Moto X/G/E/C da vida: mesma coisa no OS

Tem pessoas que gostam da UI? sim, não vejo problemas nisso, só que ela carece de identidade visual.
Espero que o smartphone venda e essa parceria Google + Xiaomi (comparado a Microsoft + Xiaomi...) continue rendendo frutos como esses.
Por enquanto eu me mantenho longe e admiro o smartphone por reviews (...ele tem uma cara de Iphone 7 do caramba)
Tori
se colocar Android puro em tudo, qual vai ser o diferencial aqui?
é necessário um chamativo para consumidores.
Tori
a Xiaomi pode demorar para atualizar, mas ela consegue atualizar até smartphones lançados a anos atrás, como o Mi 2.
Deibson Oliveira
Não corrigiram, o app do Aliexpress por exemplo não gera nenhuma notificação, mesmo dando todas as permissões possíveis e desativando o gerenciamento de bateria, ao abrir o app depois de alguns dias, cai uma chuva de notificações... Kkkk, parece que o celular estava desligado a semanas... Kkkk
Deibson Wagner
Não corrigiram, o app do Aliexpress por exemplo não gera nenhuma notificação, mesmo dando todas as permissões possíveis e desativando o gerenciamento de bateria, ao abrir o app depois de alguns dias, cai uma chuva de notificações... Kkkk, parece que o celular estava desligado a semanas... Kkkk
Bruno
caraio ainda não corrigiram isso de matar processos do nada? lembro que isso ocorre desde a miui 6 se não me engano..
Deibson Oliveira
Até vc descobrir que as notificações são uma loucura, não dá nem pra expandir com um dedo, os botões como "excluir" que aparecem em notificações do Gmail por exemplo não existem, a ROM insiste em matar processos em segundo plano mesmo tendo RAM de sobra ou mesmo com o app sendo usado, exemplo... Spotify, A MIUI encerra ele do nada quando está reproduzindo, pra resolver tem que usar aquele recurso do cadeado na multitarefa.A ROM de fato é muito boa, mas tem coisas que irritam e muito e se por algum acaso for feita a troca por uma ROM AOSP, a qualidade da camera cai absurdamente, não importa qual app seja usado, "Google Câmera portado não conta pq tem bugs".Agora é esperar pra ver como esse Mi A1 vai se sair.Ps. Tenho um Mi 5s 3GB/64GB, MIUI 9.
Deibson Wagner
Até vc descobrir que as notificações são uma loucura, não dá nem pra expandir com um dedo, os botões como "excluir" que aparecem em notificações do Gmail por exemplo não existem, a ROM insiste em matar processos em segundo plano mesmo tendo RAM de sobra ou mesmo com o app sendo usado, exemplo... Spotify, A MIUI encerra ele do nada quando está reproduzindo, pra resolver tem que usar aquele recurso do cadeado na multitarefa.

A ROM de fato é muito boa, mas tem coisas que irritam e muito e se por algum acaso for feita a troca por uma ROM AOSP, a qualidade da camera cai absurdamente, não importa qual app seja usado, "Google Câmera portado não conta pq tem bugs".

Agora é esperar pra ver como esse Mi A1 vai se sair.

Ps. Tenho um Mi 5s 3GB/64GB, MIUI 9.
Bruno
cara, numa boa, tanto faz....a gearbest até parcela o valor do aparelho. só tem q separar 200 pro fernando quando for buscar o cel nos correios.
Bruno
manja mt.
Bruno
não concordo nem discordo, muito pelo contrário.
Baidu feat MC Brinquedo
Pensa numa coisa feia, pense nessa MIUI.
Vá ter mal gosto assim mais longe!
Baidu feat MC Brinquedo
Discordo!
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Comprei um One Plus 3T e devo admitir que o custo-benefício dessas marcas chinesas tá imbatível, por enquanto nada pra reclamar.Acredito que vou acabar comprado esse mi a1 como segundo aparelho.
Mago Erudito®
Comprei um One Plus 3T e devo admitir que o custo-benefício dessas marcas chinesas tá imbatível, por enquanto nada pra reclamar.

Acredito que vou acabar comprado esse mi a1 como segundo aparelho.
Sergio
Tudo muito bem, tudo muito bom até chegar a parte:
"...estão na lista; o Brasil, não...."

Aquela verdade que todos sabemos, mas que não gostamos de ouvir.
Manoel
O maior problema pra mim são essas notificações. Além de terem atraso, não dá pra interagir com elas. E pra que replicar os ícones do launcher na notificação? Aquilo é horrível.
Manoel Vítor
O maior problema pra mim são essas notificações. Além de terem atraso, não dá pra interagir com elas. E pra que replicar os ícones do launcher na notificação? Aquilo é horrível.
Arley Martins
Poww, isso é um Iphone com o touch id na traseira e sem o logo da maça. Copia xingling com refinamento. Eu admito que esse smart com android puro eu fiquei com vontade de comprar.
felipegcoutinho
Excelente! Deveriam seguir colocando Android puro em tudo ou darem um jeito naquele sistema nojento deles... Só senti falta do NFC.
Felipe Coutinho
Excelente! Deveriam seguir colocando Android puro em tudo ou darem um jeito naquele sistema nojento deles... Só senti falta do NFC.
ばか
Finalmente um telefone interessante da Xiaomi.
Wololo ?
Finalmente um telefone interessante da Xiaomi.
phsodre
Cara, eu não vejo muita graça em Android puro. E sim... Tive que usar um para descobrir isso. Tinha um Galaxy S4 mini, mas perdi na praia e passei a usar um Moto G2. Mesmo com todos os problemas da época, a Touchwizz ainda era muito melhor em relação a funcionalidades e organização de alguns menus, então eu senti falta. Hj não me agrada comprar celular com Android puro, mas confesso que daria uma chance a esse, apenas pelo fato desse novo projeto da Google garantir atualizações mais rápidas, e pq a Xiaomi normalmente cumpre o que promete!
Kodos Otros
Concordo!
Kodos Otros
Óbvio, pra que pagar mais por menos?
Felipe Xavier
Acho a MIUI um dos pontos mais fortes e mais fracos da Xiaomi.

Forte porque adiciona funções ao Android, não sendo necessários aquele monte de app de terceiros.

Fraco porque, além de demorar MUITO pra atualizar a versão do Android, ela está se perdendo no mar de aparelhos e demorando pra atualizar a própria MIUI, inclusive de aparelhos com apenas 1 ano, 1,5 anos de vida (Redmi Note 3 Pro, estou olhando pra você meu filho. Um dos aparelhos mais vendidos da marca e que está ficando pra escanteio).

O A1 será meu próximo aparelho (ou seu sucessor), ou ainda o OnePlus, somente pelo Android puro (ou quase).
Roberto
Excelente, é uma pena não ter mais representação no Brasil.
Apesar de gostar do MIUI, acredito que ele atrasa muito as atualizações do Android, por isto não embarco na Xiaomi.
José Vieira
Taí, gostei do bichinho... rs
Drax
Variam desde coisas simples de resolver, até coisas que não encontrei alternativa. Ex. Gosto do launcher (fácil de resolver). Gosto também do botão de atalho que coloco na tela (tipo do IOs), só que esse botão é mais simples e útil, posso ir para a tela inicial rapidamente, só arrastando o dedo no botão, ou também bloquear a tela da mesma forma.Não me acostumei com a barra de atalhos do android puro (acho que é esse o nome, aquela que surge ao arrastar o dedo da parte superior da tela).Uso também alguns apps da própria Miui.Gosto também da funcionalidade de clonar apps, visto que tenho dois chips e posso usar dois Whatsapp.A Miui tem uma sincronização boa, no estilo do IOS que permite fazer backup e recuperar todo o aparelho facilmente, e etc.
Gnull
Variam desde coisas simples de resolver, até coisas que não encontrei alternativa. Ex. Gosto do launcher (fácil de resolver). Gosto também do botão de atalho que coloco na tela (tipo do IOs), só que esse botão é mais simples e útil, posso ir para a tela inicial rapidamente, só arrastando o dedo no botão, ou também bloquear a tela da mesma forma.
Não me acostumei com a barra de atalhos do android puro (acho que é esse o nome, aquela que surge ao arrastar o dedo da parte superior da tela).
Uso também alguns apps da própria Miui.
Gosto também da funcionalidade de clonar apps, visto que tenho dois chips e posso usar dois Whatsapp.
A Miui tem uma sincronização boa, no estilo do IOS que permite fazer backup e recuperar todo o aparelho facilmente, e etc.
José Vieira
Até porque meu dinheiro não dá em árvore para eu pagar o triplo do preço pelo mesmo hardware... rs...
Paçaro
Compraria sem dúvidas esse clone do iPhone.

Pessoal aqui no trabalho tem um Xiaomi e a qualidade de construção é excelente, aparentemente. Com esse preço e Android puro não tem como competir.
Manoel
Faltou uma bateria maior, já que até aparelhos mais baratos da marca, tem bateria de mais de 4000 mAh
Manoel Vítor
Faltou uma bateria maior, já que até aparelhos mais baratos da marca, tem bateria de mais de 4000 mAh
Pedro Henrique Bonifácio
Quais funcionalidades são um diferencial pra você?
Tenho medo de estar reclamando enquanto subaproveito a miui haha.
Pedro Henrique Bonifácio
Meu MI5s chegou ontem, achei que não iria sofrer na MIUI mas não é isso que tá acontecendo. Ele mata muita coisa em segundo plano, as notificações são bens inconsistentes.
Acredito que vou migrar pro Lineage OS.
Robson Bastos
Claro!
Robson Gomes Bastos
Claro!
Manoel
Meu primeiro Android foi um Moto G 2014, eu me acostumei com o Android limpo e pra mim, não vejo opção melhor.
Manoel Vítor
Meu primeiro Android foi um Moto G 2014, eu me acostumei com o Android limpo e pra mim, não vejo opção melhor.
Drax
Pois é, aí esse vem de fábrica. Mas eu tentei usar a Lineage e outras custom e não consegui ficar nelas, não teve jeito, parecia que faltava algo, além das funcionalidades da Miui
Gnull
Pois é, aí esse vem de fábrica. Mas eu tentei usar a Lineage e outras custom e não consegui ficar nelas, não teve jeito, parecia que faltava algo, além das funcionalidades da Miui
Manoel
É o meu caso. Gosto dos aparelhos da Xiaomi, mas não gosto da MIUI. Instalei o LineageOS um dia depois de ter comprado o meu Redmi Note 4x.
Trovalds
Novo "queridinho" da turma que gosta dos celulares chineses?
Manoel Vítor
É o meu caso. Gosto dos aparelhos da Xiaomi, mas não gosto da MIUI. Instalei o LineageOS um dia depois de ter comprado o meu Redmi Note 4x.
Drax
Também acho, tenho um Mi5. Mas pra quem compra e depois fica instalando lineage esse será uma boa opção.
Gnull
Também acho, tenho um Mi5. Mas pra quem compra e depois fica instalando lineage esse será uma boa opção.
Matheus Kaio Montebeler
O melhor da xiaomi é o miui!