O iOS 11 ganhou uma nova Central de Controle com widgets personalizáveis que você pode organizar de diferentes formas, incluindo acesso direto ao alarme, ao modo de economia de energia, e a opções de conectividade.

No entanto, o pesquisador de segurança Andrea Barisani descobriu que os botões para desativar Bluetooth e Wi-Fi não desligam as respectivas antenas — eles só desconectam você de outros dispositivos ou redes.

Em um documento de suporte, a Apple explica que “o Wi-Fi e o Bluetooth permanecerão disponíveis, portanto você pode usar os seguintes recursos importantes: AirDrop, AirPlay, Apple Pencil, Apple Watch, recursos de Continuidade como Handoff e Instant Hotspot, e serviços de localização”.

Para desativá-los completamente, é preciso ir em Ajustes e selecionar a opção correspondente. Barisani diz ao Motherboard que é uma “boa prática” se desconectar do Bluetooth e do Wi-Fi caso você esteja preocupado com possíveis ataques.

Recentemente, foi descoberto o ataque Blueborne que funciona através de Bluetooth; a Apple disse que o iOS 10 e posterior são imunes a essa vulnerabilidade, mas pode haver outras ameaças que ainda não conhecemos.

Além disso, talvez você queira desligar o Wi-Fi e o Bluetooth para conservar a bateria, por exemplo. Neste caso, o jeito é realmente ir em Ajustes, em vez de usar a Central de Controle.

Com informações: Motherboard, The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Vieira
Olha, em sites como 9to5Mac, MacMagazine, iMore, e outros que acompanho, essa máxima de que o Bluetooth e Cellular não consomem energia se ficarem ligados é quase lei. Isso até faz muito sentido, visto que está tudo no mesmo chip, dentro do iPhone. Assim, a única forma de realmente economizar bateria ao desligar algo seria ativar o Modo Avião direto, pois se deixar as ligações funcionando, por exemplo, o chip inteiro acaba recebendo energia. Se fossem chips diferentes, aí provavelmente a história seria diferente.
Isaias Freitas
Vdd... Os dados moveis tambem suga bastante bateria.
Isaias Freitas
Mais uma moda que a aPPLE inventou
Eliézer José Lonczynski
Atalhos inúteis.
Doug
No Android, além de desativar tocando no ícone de Wi-Fi, ao pressionar o mesmo ícone por alguns segundos, o sistema te leva para as configurações de rede. Simples assim.
Adriano
Após instalar o iOS 11, o brilho da tela está sendo alterado sozinho. Alguém com o mesmo problema???
Uberdam Andrade
Acho que esse pesquisador descobriu no Twitter: lá todo mundo já sabia disso desde a terça rs.
Panino, o Moço

Então, se você não mudar essa opção dentro das configurações do sistema as antenas continuam ativas. O botão nos atalhos de notificação apenas garante desconexão da rede, o comportamento do botão é semelhante. Na época em que isso foi introduzido no Android causou a mesma irritação.

Panino, o Manino
Então, se você não mudar essa opção dentro das configurações do sistema as antenas continuam ativas. O botão nos atalhos de notificação apenas garante desconexão da rede, o comportamento do botão é semelhante. Na época em que isso foi introduzido no Android causou a mesma irritação.
Maicon Bruisma
Sim sim, já olhei sobre o Bluetooth e realmente não gasta muito se não estiver conectado a nada. Mas me refiro ao seu uso, você é heavy user?
Jhon
Eu sei que sou minoria, mas pra mim isso é até bom pois eu deixo wifi e bluetooth ligados 24/7, então só vou na central de notificação quando quero desconectar de uma rede wifi ruim ou de algum dispositivo bluetooth q conectou automaticamente.
Rodrigo Ghedin
Eu considero pessoas que ficam com a cara o dia inteiro no Facebook heavy users! Mais do que quem fica fazendo rooting em Android/jailbreaking no iOS ou frequentando comentários de blog de tecnologia. São os perfis que mais exigem do celular :)
Arley Martins
Palhaça isso.
DumbSloth87
ficar o dia inteiro com a cara no Facebook gasta bateria pra caralho, app mal otimizado da porra.
Thiago Lopes
Pessoas acham que ser heavy user é ficar o dia inteiro com a cara no Facebook.
Exibir mais comentários