Lexus de teste da Apple

A Apple já trabalha para que você lembre dela quando o assunto for carro autônomo. Seis meses depois de ter recebido autorização para realizar testes nas ruas da Califórnia, pelo menos um protótipo da companhia já circula pela região. Quem deu o flagrante foi MacCallister Higgins, cofundador da Voyage, empresa especializada em condução autônoma para táxis.

Que fique claro desde já que, pelo menos no atual estágio, a Apple não está preocupada em criar o seu próprio carro, mas em desenvolver tecnologias para condução autônoma. As imagens capturadas por Higgins mostram que o sistema está sendo testado em um SUV Lexus RX 350h ou RX 450h.

Há dúvidas sobre o modelo, mas sabe-se que é um carro Lexus da série RX que, muito provavelmente, não foi escolhido aleatoriamente: o modelo tem bastante espaço no teto, permitindo que os equipamentos sejam instalados ali sem muito esforço.

O maquinário do Project Titan, codinome atribuído ao sistema, é realmente volumoso. Higgins identificou pelo menos seis sensores LIDAR na parte da frente e outros seis atrás que, juntos, ajudam o sistema a identificar obstáculos, veículos e pedestres ao redor.

Esse trambolho sobre o teto sugere, no entendimento de Higgins, que todo o equipamento necessário para a condução autônoma está ali, não havendo nada — ou quase nada — dentro do veículo. Com isso, é possível transferir o equipamento para outro carro com alguma facilidade, detalhe que reforça a possibilidade de a Apple estar planejando disponibilizar a tecnologia para vários modelos.

Going to need more than 140 characters to go over 🍎’s Project Titan. I call it “The Thing” pic.twitter.com/sLDJd7iYSa

— MacCallister Higgins (@macjshiggins) 17 de outubro de 2017

Mas, por enquanto, tudo não passa de especulação. A Apple não nega as pesquisas com veículos autônomos, por outro lado, não fornece detalhes sobre o Project Titan e outras tecnologias possivelmente relacionadas.

Aparentemente, a companhia tem mesmo grande interesse pelo assunto, mas não está disposta a acelerar o desenvolvimento. Se a tecnologia tiver que sair, vai ser dentro do seu próprio tempo.

Com informações: SlashGear

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados