Apple faz demissão em massa; equipe do Apple Car foi atingida

Big tech cancelou projeto de carro elétrico autônomo em fevereiro. 2.000 empregados trabalhavam neste setor e a maioria foi realocado para outras divisões

Felipe Freitas
Por
• Atualizado há 3 semanas
Marca da Apple
Apple cortou postos de trabalho na Califórnia (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Resumo
  • A Apple demitiu 614 funcionários na Califórnia, nos Estados Unidos. O anúncio oficial desses layoffs ocorreu no fim de março, em conformidade com as leis trabalhistas locais.
  • A maioria dos demitidos (371) fazia parte da equipe do Projeto Titan, o esforço da Apple para desenvolver um carro elétrico e autônomo. A iniciativa foi cancelada em fevereiro.
  • Além disso, 87 funcionários da divisão responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias de display, especificamente painéis microLED, também foram demitidos. Estes profissionais estavam trabalhando em inovações destinadas aos acessórios da Apple, particularmente ao Apple Watch.

A Apple demitiu um total de 614 funcionários nos últimos dias. A big tech comunicou esses layoffs no fim de março, seguindo uma legislação trabalhista americana que exige que os casos de demissão em massa sejam relatados. O estado da Califórnia aprovou o comunicado nesta quinta-feira (4).

Os locais de trabalho dos demitidos mostram que a maior parte deles estava na divisão responsável pelo Projeto Titan, codinome dado ao setor que desenvolvia o carro elétrico e autônomo da Apple. Estes 371 funcionários trabalhavam no escritório da empresa em Santa Clara, na Califórnia. Segundo a Bloomberg, o projeto empregava em torno de 2 mil pessoas.

A big tech cancelou em fevereiro o Apple Car (nome dado pela imprensa ao produto). Na época, o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, informou que a empresa já estava realocando alguns funcionários para outras áreas — principalmente inteligência artificial.

Tela de aplicativos do Apple Watch mostrando Memoji, Mensagens, Oxigênio no Sangue, Podcasts e Relógio
Apple tem planos de levar telas microLED para o Apple Watch, mas demissões afetam esses planos (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Divisão de telas também sofre com demissões

Outros 87 profissionais trabalhavam no prédio da Apple que desenvolve a nova geração de displays para seus acessórios. A proposta da big tech em produzir uma nova tela era ganhar espaço em um setor dominado pela Samsung.

Entre a área de atuação desse setor está o desenvolvimento de painéis microLED. A Apple tem planos de utilizar essa tecnologia em seus Apple Watches. No fim de março, dias antes de enviar o comunicado de demissão em massa, Mark Gurman publicou que empresa cancelou os planos de produzir telas microLED por conta própria — e rumores falam que o Apple Watch com esses displays foram adiados para 2027.

O motivo para a Apple desistir da fabricar telas microLED “em casa” foram o alto custo de produção e dificuldades de engenharia e fornecimento. A tendência é que o Apple Watch utilize displays fabricados por velhas conhecidas de seus produtos: LG e Samsung — além, é claro, de fornecedoras da China, como a BOE.

Com informações: Bloomberg, TechCrunch e 9to5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados