Apple anuncia rastreamento ocular para o iPhone e iPad

Big tech revelou várias novidades de acessibilidade para os seus dispositivos. Ferramentas serão lançadas ainda em 2024, provavelmente no iOS 18

Felipe Freitas
Por
Apple divulgou que novos recursos para acessibilidade serão lançados ainda neste ano (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)
Apple divulgou que novos recursos para acessibilidade serão lançados ainda neste ano (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A Apple divulgou nesta quarta-feira (15) que está preparando novos recursos de acessibilidade para o iOS e iPadOS. A principal novidade desse anúncio é a tecnologia de rastreamento ocular. As novas ferramentas, segundo Apple, serão lançadas ainda neste ano — o que pode significar que chegarão com o iOS 18.

No comunicado, a Apple afirma que o recurso de rastreamento ocular será auxiliado por uma inteligência artificial. Com essa ferramenta, os usuários com alguma dificuldade motora nos braços ou nas mãos poderão navegar pela interface do dispositivo apenas com o movimento dos olhos. O rastreio será feito pela câmera frontal do celular.

A Apple explica ainda que o recurso não necessitará de nenhum acessório ou hardware extra nos dispositivos. A notícia é ótima, visto que a empresa tem um histórico de cobrar valores elevados para acessórios de seus produtos.

Nesse mesmo objetivo de melhorar a navegação, a Apple divulgou que a Siri receberá melhorias para identificar falas atípicas. Essa ferramenta é voltada para usuários que possuem alguma deficiência na fala.

Na imagem, iPad detecta que usuário está olhando para o primeiro conteúdo exibido na página (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Na imagem, iPad detecta que usuário está olhando para o primeiro conteúdo exibido na página (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Motor háptico para experiência musical

Outra novidade anunciada pela Apple é o uso do motor háptico para melhorar a experiência musical de usuários com deficiência auditiva. No comunicado, a big tech explica que o recurso Música Hápticas permitirá que o iPhone use o hardware para vibrar em sincronia com a música tocada.

A API do Música Hápticas será liberada pela Apple em breve. Assim, desenvolvedores poderão usar o recurso em mais músicas. A big tech não chega a dar detalhes, mas é provável que isso também possa ser usado em games.

Outros recursos de acessibilidade anunciados pela Apple

Apple Car Play terá recurso para informar ao usuário se algum som foi detectado (Imagem: Divulgação/Apple)
Apple Car Play terá recurso para informar ao usuário se algum som foi detectado (Imagem: Divulgação/Apple)
  • Apple CarPlay: detector de sons para deficientes auditivos, filtro de cores para daltônicos e controle de voz.
  • visionOS: legendas em tempo real para deficientes auditivos
  • Recurso para o iPad e iPhone que reduz a tontura ao usar os dispositivos em veículos — este não é ligado a acessibilidade

A Apple também divulgou uma lista com algumas atualizações de recursos de sensibilidade. Por exemplo, agora a Voz pessoal, na qual o dispositivo fala pelo usuário, estará disponível em mandarim.

iOS 18 pode ser anunciado em junho

Esses recursos podem ser lançados no iOS 18, nova versão do sistema operacional da Apple. A previsão é que a big tech anuncie o SO em junho, durante o WWDC 2024, que vai do dia 10 a 14 de junho.

O iOS 18 é cotado como a maior mudança no sistema operacional em anos. É esperado que a Apple leve IA generativa para o SO. Contudo, ainda resta saber se será a OpenAI ou o Google o fornecedor do LLM.

Com informações: Apple

Relacionados