Início » Software » Prévia do Windows 10 traz linha do tempo e organiza apps em abas

Prévia do Windows 10 traz linha do tempo e organiza apps em abas

Por
26 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

A Microsoft lançou uma prévia do Windows 10 com uma lista enorme de novidades, incluindo algumas que estavam prometidas para o Fall Creators Update, mas que não chegaram a tempo.

Um desses recursos é a Linha do Tempo. Ela permite voltar no tempo e abrir tudo o que você estava usando em um momento específico — programas, arquivos e também abas do Edge.

A Timeline pode ser acessada por um botão na barra de tarefas, ou através do atalho Windows + Tab. Ela exibe seus apps abertos, e os programas que foram usados anteriormente nos PCs em que você está logado com sua conta da Microsoft. Existe até mesmo um recurso de busca.

A Linha do Tempo consegue levar você a uma atividade específica, isto é, “uma página da internet, documento, artigo, lista de reprodução ou tarefa”. Isso está disponível atualmente para alguns programas compatíveis, que incluem o Microsoft Edge, pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) e as versões UWP do Notícias, Dinheiro, Clima, Esportes e Mapas.

Outro recurso que enfim está dando as caras é o “Pick Up Where You Left Off”: a Cortana vai sugerir atividades que você talvez queira retomar de outro dispositivo.

Por exemplo, se você estava editando uma planilha do Excel no Android, a assistente sugere que você abra o mesmo arquivo ao usar o PC. (Isso requer que a Cortana esteja instalada no smartphone; o app ainda não está disponível para o Brasil.)

Além disso, a Microsoft começou a testar os Sets, que organizará seus aplicativos em abas. A ideia “é garantir que tudo relacionado à sua tarefa — páginas relevantes, documentos de pesquisa, arquivos e aplicativos necessários — esteja conectado e disponível em um clique”.

O recurso será testado com um subconjunto pequeno de usuários, inicialmente apenas com os aplicativos Email, Calendário, OneNote e Edge. Por exemplo, você poderá receber um e-mail, abrir uma nova aba para acessar uma página no Edge, e abrir outra aba para guardar suas anotações no OneNote.

O Windows 10 também está ganhando um visual renovado para as Configurações, como você pode ver abaixo:

Você pode conferir a lista completa de novidades neste link. Elas estão inclusas na build 17063, que você pode instalar participando do programa Windows Insider; e serão liberadas para todos no ano que vem, entre março e abril de 2018.

Com informações: Microsoft.