Início » Aplicativos e Software » Prévia do Windows 10 traz linha do tempo e organiza apps em abas

Prévia do Windows 10 traz linha do tempo e organiza apps em abas

Felipe Ventura Por

A Microsoft lançou uma prévia do Windows 10 com uma lista enorme de novidades, incluindo algumas que estavam prometidas para o Fall Creators Update, mas que não chegaram a tempo.

Um desses recursos é a Linha do Tempo. Ela permite voltar no tempo e abrir tudo o que você estava usando em um momento específico — programas, arquivos e também abas do Edge.

A Timeline pode ser acessada por um botão na barra de tarefas, ou através do atalho Windows + Tab. Ela exibe seus apps abertos, e os programas que foram usados anteriormente nos PCs em que você está logado com sua conta da Microsoft. Existe até mesmo um recurso de busca.

A Linha do Tempo consegue levar você a uma atividade específica, isto é, "uma página da internet, documento, artigo, lista de reprodução ou tarefa". Isso está disponível atualmente para alguns programas compatíveis, que incluem o Microsoft Edge, pacote Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) e as versões UWP do Notícias, Dinheiro, Clima, Esportes e Mapas.

Outro recurso que enfim está dando as caras é o "Pick Up Where You Left Off": a Cortana vai sugerir atividades que você talvez queira retomar de outro dispositivo.

Por exemplo, se você estava editando uma planilha do Excel no Android, a assistente sugere que você abra o mesmo arquivo ao usar o PC. (Isso requer que a Cortana esteja instalada no smartphone; o app ainda não está disponível para o Brasil.)

Além disso, a Microsoft começou a testar os Sets, que organizará seus aplicativos em abas. A ideia "é garantir que tudo relacionado à sua tarefa — páginas relevantes, documentos de pesquisa, arquivos e aplicativos necessários — esteja conectado e disponível em um clique".

O recurso será testado com um subconjunto pequeno de usuários, inicialmente apenas com os aplicativos Email, Calendário, OneNote e Edge. Por exemplo, você poderá receber um e-mail, abrir uma nova aba para acessar uma página no Edge, e abrir outra aba para guardar suas anotações no OneNote.

O Windows 10 também está ganhando um visual renovado para as Configurações, como você pode ver abaixo:

Você pode conferir a lista completa de novidades neste link. Elas estão inclusas na build 17063, que você pode instalar participando do programa Windows Insider; e serão liberadas para todos no ano que vem, entre março e abril de 2018.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

J_Eduardo
Para games eu não tenho ideia, pq
não jogo, não entendo dos requisitos para tal, mas quanto a qualidade é "poder de fogo" de um MAC frente à um Windows, vc desculpe mas com bem menos hardware ele faz bem mais q um Windows. Sei q para serviços gráficos o mac é insuperável segundo várias pessoas que conheço e de lojas que trabalham com isso. Quanto ao preço no Brasil, realmente não tem como ...Tem que trazer de fora....
Ronaldo Rodrigues
Comprei um MacBook Pro no início de 2011 e o meu irmão comprou um notebook com uma configuração superior em 2013, e posso te dizer que o Mac velhinho dá um pau no notebook dele, aliás, já está virando sucata, não dá para comparar o nível de construção de um Macbook porque é muito superior, o que eu concordo com você é sobre os preços no Brasil que são ridículos, tem que dar um jeito de comprar fora...nem que seja no Paraguai!
Alisson Seraggioto
Por outro lado a compatibilidade, preço, jogos e tantas outras coisas fazem com que o Windows de um pau no MAC. Sem contar que com um preço de um MAC vc monta um Desktop no mínimo 2x mais potente.
Jarbas Carneiro
Atualizei mas perdi o som do firefox e a ativação, então voltei para a build 17046.
Sammy
Enquanto isso, continuo no PRO, mais e mais recursos inúteis para comer mais processamento.
tuneman
pois é, a MS está implementando (novamente) recursos que distribuições linux já possuem faz tempo.
Até no meio linux é visto como perfumaria ou pouco praticas.
J_Eduardo
Mais um recurso que num MAC seria fácil e funcional e vc teria a mão pra usar sem sequer precisar configurar, mas no Windows envolvera configurações q estão escondidas em menus e sub menus q a maioria dos usuários não faz ideia do que seja ou de como fazer, mas que me parece , servem apenas para dizer q o Windows tem aquilo...Q vai além do mac. Na prática quase ninguém usa....
Eu uso Mac a não mais que um ano e no meu office Microsoft compartilho os arquivos q acabei de fazer no excell e ou word, apenas clicando na função compartilhar. Para realizar a mesma função no mesmo office 365 só que para Windows da minha esposa, precisei configurar uma conta no Outlook...Ou seja, vc não usa a função pq não sabe fazer ou vai se dar ao trabalho de configurar o email de entrada e de saída , função disso é daquilo....
Outro exemplo, A função "continuo" do MAC e IOS vc apenas aciona a função no IOS e faz e recebe chamadas no Mac ou iPad via iPhone. Só pra ficar no básico...Aí o mesmo tipo de recurso sera implementado no Windows, mas como já dito cheio de configurações complexas e ou inacessíveis aos que não conhecem de sistema. Para mim o resumo da coisa é que a Microsoft parece q disponibiliza, não pra vc usar aquilo, mas apenas te dizer que ela oferece as funcionalidade e para vc ter é ou usar precisa pagar alguém para ativar pra vc, enquanto no Apple vc apenas desliza uma chave para acionar a função e usa...
Paul
Tô achando legal ver essas coisas das builds do Windows 10 serem postadas aqui no TB.
Normalmente, nós só vemos isso nos blogs dedicados.
Bruno Vieira
Todo sistema tem telemetria, não é só o Windows não. E ele te permite escolher os níveis de telemetria, que por sua vez definem o quanto de informações suas são lidas pelo SO.
danielnbl
Recurso bom mas o que sinto é que a MS faz as coisas e ninguém adapta seus apps pra essas funções. Então essas funções nunca recebem melhorias com o tempo e deixam pra lá nas próximas versões do Windows.
daniel
Recurso bom mas o que sinto é que a MS faz as coisas e ninguém adapta seus apps pra essas funções. Então essas funções nunca recebem melhorias com o tempo e deixam pra lá nas próximas versões do Windows.
Kodos Otros
Sinceramente, pra mim, não vi absolutamente nada de útil em nenhuma dessas novidades.
Mas é nítido que a MS está se voltando mesmo pra um sistema corporativo (acredito que tenha utilidade pra alguém nesse meio).
Isso se tudo funcionar bem, coisa que duvido muito, vide essa "integração" com o celular que não serve pra nada, as notificações não funcionam direito, tudo é limitado e talvez a única coisa que funcione é o "continuar no PC", coisa que muita extensão meia boca já faz.
J Janz
Essa parada de agrupar janelas (de programas iguais ou diferentes) em abas foi hype na década passada no Linux com Compiz (e chegou ao KDE Plasma) e simplesmente notou-se que não tem tanta utilidade...

Acho interessante que a proposta do Windows seja permitir ao usuário representar as atividades relacionadas entre si mas múltiplos desktops fazem o mesmo com menos bagunça/mistura. A diferença é que os grupos podem ser retomados mas o mesmo poderia ser implementado (com menos bagunça) para múltiplos desktops (aliás, o KDE Plasma até faz isso com o que chama de Atividades -- só não retoma remotamente -- e, de novo, bem pouca gente usa).
Gedson Junior
Colocaram transparência tmb.
Molinex
To surpreso com tanta inovação...
Vou contar os dias pra sair a build. E ainda bem que sou Insider, terei acesso as abas (patrocinadas pela care free)...
Thomaztodeschini
Mais alguns dos vários recursos inúteis para a maioria das pessoas , espero que tenha como desativar. Desde a bulid 1703 o sistema vem ganhando várias coisas inúteis , só vou sair da bulid 1703 quando o fluent design estiver mais implementado no sistema.
Igor
Legal, agora além de navegar no modo incógnito vou ter que usar o Windows assim tb
Lucas Santos
Só mudaram a descrição pra direita do ícone, o que tanto faz. Agora utilizar melhor a barra da janela colocando os botões home e pesquisa lá que é bom...
Linho
Sobre a tela de configurações, não vi nada tão "renovado".