Início » Computador » Por que computadores atuais podem parecer mais lentos que PCs antigos

Por que computadores atuais podem parecer mais lentos que PCs antigos

Por
29/12/2017 às 17h52
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Dan Luu, engenheiro de computação com passagem pelo Google e Microsoft, estava desconfiado. Ele sentia que os computadores atuais são, de alguma forma, mais lentos do que os PCs que ele usava quando criança.

Para ter certeza, Luu usou uma câmera de alta velocidade para medir a latência de resposta de vários computadores. Ele descobriu que o Apple IIe, lançado em 1983, é mais rápido em reagir a seus comandos que um PC lançado este ano.

Foto por Blake Patterson/Flickr

“É um pouco absurdo que um PC de jogos moderno, com 4 mil vezes a velocidade de uma Apple IIe, com uma CPU que tem 500 mil vezes o número de transistores… talvez consiga a mesma latência que o computador antigo”, escreve Luu.

Na tabela abaixo, ele lista a latência entre o pressionamento de tecla e a exibição de um caractere em um terminal. Os resultados são classificados do mais rápido para o mais lento.

Há alguns detalhes a se atentar. Ele testou alguns computadores com sistemas operacionais diferentes (OS 9/OS X, Linux/Windows), e destaca isso em negrito. E algumas máquinas foram testadas com monitores diferentes; a taxa de atualização está em itálico.

A tabela reúne a latência (em milissegundos), ano de lançamento, clock e número de transistores

Para referência, Luu colocou a latência de transmitir um pacote de dados ao redor do mundo, através de fibra óptica, passando por Nova York, Tóquio e Londres até voltar aos EUA.

A latência é consistentemente baixa em computadores antigos, como o Commodore PET 4016, TI-99/4A, SGI Indy e o próprio Apple IIe — ela fica entre 30 ms e 60 ms.

Enquanto isso, PCs modernos têm grandes variações: o PowerSpec G405, com processador Intel Core i7-7700K, 16 GB de RAM e SSD, tem latência entre 90 ms e 200 ms, dependendo do sistema operacional (maior no Windows) e do monitor usado.

Até mesmo dispositivos móveis dificilmente atingem a latência dos PCs antigos:

Luu diz que essa discrepância tem alguns motivos. Teclados modernos possuem uma taxa de 100 Hz a 200 Hz para reconhecer seus comandos, enquanto o Apple IIe tem uma taxa efetiva de 556 Hz. Há também “o tempo que a tela demora para realmente mostrar um caractere”, ou seja, entre o primeiro traço que aparece no monitor e os pixels restantes para compor a imagem.

O principal motivo, no entanto, é a complexidade. Como lembra o ExtremeTech, um Apple IIe não lida com comandos sofisticados de multitarefa, nem faz malabarismo com threads em segundo plano. Ele não está conectado a múltiplos dispositivos como placas de vídeo ou discos externos, nem usa um gerenciador de composição de janelas, que aumenta a latência.

Ou seja, há uma troca entre complexidade e latência. Quem sabe nos próximos anos, as fabricantes consigam reduzir esse problema.

Com informações: Dan Luu, ExtremeTech.

  • Jefferson Rodrigues

    Alguém ainda tem um troço desse em casa? Kkkk

    • Gabriel Rezende

      Algumas pessoas, porque custa uma nota haha

    • C. Herrera

      Sim! Também tenho TKs, Commodore, MSX e outros. Esse aí é um dos últimos que restaurei.

      https://uploads.disquscdn.com/images/de5426c07ce4aa4a243afa29bbbcb4e9429b805b3a94d8432d7b184cdc11a67c.jpg

      • Joao Andre MArtins Dias

        A uns 6 anos meu pai pediu para testar um desses para instalar em um amigo que ainda usava maquina de escrever…kkk Ligamos funcionou de boa e colocamos para rodar com uma impressora mônica xt..kkk Ta funcionanod até hoje.

        • C. Herrera

          Kkk, bacana, cara! Esse aí funciona de boas, entre outros HWs, o drive de disquete (apesar da barulheira) e o cartão CP/M 80 colunas 🙂

          Atualmente, é muito difícil por hardware antigo para funcionar.

      • ditom

        Meu sonho de consumo, quando criança.
        Com o dinheiro que tinha, só deu para ficar nos TK-83 e TK90X, que me deram recursos para aprender a programar.
        Bons tempos!…

      • Maria Santa

        Existe gente (ou até tu mesmo) brasileira que faz vídeos no Youtube sobre este tipo de equipamento (tal como tem Techmoan, 8 Bit Guy, Lazy Gamer Reviews, Nostalgia Nerd e outros)?

      • Ricardo Bahia

        Olá. Além de restaurar você vende ou conhece quem vende? Tenho interesse. Se pudermos nos contactatar…

    • Maria Santa

      Tou com um iMac G3 que ganhei de um amigo meu, mas não consegui reformatar o mesmo (o HD pifou junto com o CD…)

    • Alexandre Roberto

      na minha casa em sp, tem guardado um amiga 600, um msx hotbit com fm pack de 256kb e um tk 83 (sinclair), um psion revo (epoc 32) e um palm tungsten w.
      nao sei vender nada meu…vale x e neguinho vem oferecer 1/10x…eu xingo e guardo comigo

  • Luiz Felipe Sousa Oliveira

    Pelo menos em jogos o Imput lag do PC é bem menor até que HW especificos pra isso, puts 80ms em um Gameboy Color é de matar, não sabia que era tão alto.

    • brunocabral

      A questão é que, como eu disse noutra postagem, os S.Os das maquinas atuais (quase sempre) não são low latency (S.O de baixa latência), pois se por um lado isso aumenta a resposta do aplicativo, por outro lado isso sobrecarrega a CPU e cobra um alto preço no desempenho geral do sistema (por exemplo, o Linux low latency que é uma versão específica do Linux, é mais indicado para ser usado em modo texto do que em interface gráfica).

  • brunocabral

    Postagem reformulada: Essas alegadas altas latências, muito provavelmente tem haver com a complexidade dos sistemas operacionais modernos. Você até consegue baixíssima latência usando um Linux Low Latency, mas tudo que estiver em 2º plano ficará (muito) mais lento, é um preço considerável a se pagar para que a janela em primeiro plano tenha máximo desempenho. Hoje em dia quase nenhum S.O é configurado pra baixíssima latência.

    • Joao Andre MArtins Dias

      Se o cara instalasse um dos 6.22 em um Pentium 100 e chegasse a mesma conclusão eu até ficaria surpreso, mas com SOś modernos é muita camada até o terminal… Mas eu gostaria de ver essa comparação com 386, 486 e Pentium com DOS 5.xx e 6.xx, seria interessante.

      • Amelia

        Assista OtherLife apenas neste site: 5moviesbegin.blogspot.com

    • Geraldo Lopes

      Nossa, se quanto mais velho o computador, a latência é consistentemente mais baixa, imagina se testasse a latência do ENIAC de 1946… https://uploads.disquscdn.com/images/c5bbbf5fdf36f61b80111ed60bc00259107771d29a46fcdbfa770f93d2ec30bf.jpg

      • Dea

        Assista Ingrid Goes West apenas neste site: RETROVISIONHD.BLOGSPOT.COM

      • Resta

        Vamos parar para ver Killing Gunther e copiar aqui site >>> CINEMAFOX3D.BLOGSPOT.COM

      • Tasya Lia

        Vamos parar para ver My Cousin Rachel >>> ESTRENOSSX.BLOGSPOT.COM

      • Windi

        Uau agora assista mais rápido e praticamente Kill’em All >>> HBOCINEMAFLIX.BLOGSPOT.COM

      • Vanesa

        Veja o filme de atualização em Don’t Sleep somente neste site: CINEMASONYPICTURES.BLOGSPOT.COM

    • Edilson Jardim Filho

      então o IOS é um sistema de baixa latência e o Android, não?

      • brunocabral

        Juro que não entendi sua pergunta.

        • vin

          A latência dos dispositivos com iOS é menor do que a de qualquer dispositivo com Android (chegando a 30ms). Será que o iOS é feito para ser low latency ou é só otimização mesmo?

          • brunocabral

            Sobre ser low latency só testes podem confirmar. Mas sobre ser otimizado é bem provável que sim, e não podemos esquecer que android é a adaptação de uma maquina virtual java, que mesmo com a substituição da Dalvik (pouco otimizada) pela Art (mais otimizada), nunca uma maquina virtual java conseguirá bater um app em língua de maquina.

      • brunocabral

        Provávelmente sim por causa de alguma otimização da Apple, mas também pq android é uma adaptação do java (Dalvik até o Kit Kat e Art a partir do Lollipop), adaptações do java jamais se compararão a apps compilados para o processador, por mais otimizadas que sejam. Fora que o iOS é bastante otimizado (até que ponto não sei).

        • Lizna Theeny

          Se você está entediado, veja nossos canais de filmes como o The Hero HD e não se esqueça de copiar o site ao lado deste >>> MOVIEFOX3D.BLOGSPOT.COM

      • O que eu sempre ouvi falar sobre isso é que o iOS sempre dá prioridade ao que está sendo mostrado na tela, enquanto o Android não se preocupa com isso. Não sei como é hoje em dia, mas na época do iPhone 4, lembro de ter visto alguns testes em que o iOS demorava mais para carregar uma página no safari por exemplo, quando o usuário estava tocando a tela, pois ele priorizava processar o scroll da página e deixava o próprio carregamento da página em segundo plano.

        • Edilson Jardim Filho

          Correndo pro root e instalar um Kernel de baixa latência para testar

        • Renitha List

          Olhe para o nosso canal gratuitamente e tenha o conteúdo de The Babysitter >>> CINEMAFOX07.BLOGSPOT.COM

  • Ricardo Bahia

    Nossa… TK-3000 IIe… Esse aí da foto foi o meu primeiro computador com o qual programei e muito, aos 15 anos em 1990. E nada de HD, só um drive de 360 Kb para disquetes de 5 1/4. Lembrei até do meu primeiro disquete desses da Verbatim. Saudades. Gostaria de ter um desses em casa. Era ótimo para jogar F1 e Prince Of Persia também…

  • Molinex

    O principal motivo, no entanto, é a complexidade. Como lembra o ExtremeTech, um Apple IIe não lida com comandos sofisticados de multitarefa, nem faz malabarismo com threads em segundo plano. Ele não está conectado a múltiplos dispositivos como placas de vídeo ou discos externos, nem usa um gerenciador de composição de janelas, que aumenta a latência.

  • Maria Santa

    Tava pesquisando tempos atrás sobre arcade no pc, e aí vejo coisas como “zero delay”. Depois de ver esta matéria, acho que posso dizer que “zero delay” é raro, ou não existe…

  • Natthan Fruche Terzi

    Posso não saber o que estou falando, mas alguém realmente se importa com isso ?

    • Eglon Henrique

      Não, mas o tecnoblog precisa atrair os leitores.

  • Elton Alves Do Nascimento

    Eu fui todo leigo achando que teria algo a ver com as animações gráficas dos SOs atuais que, as vezes, dão uma sensação de lentidão. Tem gente que desativa porque odeia. E realmente melhora o desempenho em PCs mais modestos.

    • Esqueleto

      também sempre tive essa impressão, tanto que é como vc disse, desabilitando essas firulas gráficas o desempenho sobe la no alto