Início » Gadgets » Este satélite está abrindo caminho para observar a Terra em resolução 4K

Este satélite está abrindo caminho para observar a Terra em resolução 4K

Felipe Ventura Por

As câmeras de smartphone vêm evoluindo em uma velocidade impressionante, e muitas são capazes de gravar vídeos em 4K. Por sua vez, as câmeras espaciais evoluem em um ritmo mais lento — mas estão atingindo resoluções maiores.

A empresa britânica Earth-i lançou recentemente um protótipo de satélite capaz de gravar vídeos coloridos em 4K. Ele consegue filmar até dois minutos por vez, capturando objetos em movimento como veículos, navios e aviões.

De fato, a ideia não é gravar vídeos do espaço, e sim da própria Terra. A Earth-i está visando empresas e governos que queiram imagens e vídeos de alta resolução "para melhorar decisões de investimento e negociação, monitorar e rastrear seus ativos, acompanhar mudanças ou atividades em locais críticos, e prever eventos futuros com mais certeza".

Cada vídeo estará disponível para análise poucos minutos após a captura, melhorando o tempo de resposta em cenários como "detecção de mudanças, identificação de objetos, resposta a desastres e monitoramento de infraestrutura".

O protótipo de satélite se chama CARBONITE-2 e foi lançado na sexta-feira (12) em um foguete da ISRO, agência espacial indiana. Ele pesa 100 kg e orbita a 505 km acima da Terra, viajando a aproximadamente 25.200 km/h.

Esta não é a primeira câmera espacial que grava vídeos em 4K. A canadense UrtheCast tem um sensor chamado Iris que captura vídeos coloridos em resolução UHD a 3 quadros por segundo, um minuto por vez. Ele já foi utilizado na Estação Espacial Internacional.

No entanto, a Earth-i planeja criar uma constelação de satélites comerciais com resolução 4K. Ela se chamará "Vivid-i" e contará com apoio da Agência Espacial Europeia.

Com informações: Earth-i, Engadget.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RABUGENTO SFQNS
Os primeiros satélites de comunicação que foram lançados, provavelmente antes de você ter nascido, era vistos sim durante a noite cortando os nossos céus. https://pt.wikipedia.org/wiki/ECHO - http://www.dw.com/pt-br/1960-primeiro-sat%C3%A9lite-de-comunica%C3%A7%C3%B5es-no-espa%C3%A7o/a-319777
JASPION™ ?
Parabéns aos envolvidos!
Rodolpho Camargo
Nossa, quantos astronautas especializados nessa página
zoiuduu .
putzz,,,, na materia original fala 7km por segundo,,, o q dá 25200 km/h... o felipe ficou tão afoito com a vleocidade que pensou que era 7km por minuto, dai multiplicou por 60 e achou 420
Programador Front-End
Então no final concordamos hahahahahaha. Embora discordamos também! Ta justo
Dayman Novaes
Não conheço e nem acho que seja possível, na real. Por isso acho que se essa informação de velocidade estiver correta, o essa satélite não entrou realmente em órbita, só ficou voando por um tempo pra servir de teste.
Programador Front-End
Você conhece algum satelite que se mantém em orbita com uma propulsão constante? Sem ser sarcástico, quero saber mesmo
Dayman Novaes
Amigo, só para deixar claro que estamos especulando muito pois temos poucas informações sobre o tal satélite. Por definição um satélite tem que orbitar a Terra, geralmente a gente entende que ele faz isso sem um sistema de propulsão, apenas por inércia, com a velocidade linear balanceando a força gravitacional. Se esse for o caso, então realmente ele precisa de uma velocidade muito mais alta que isso, mas não parece ser o caso (especulação), parece que por ser só de teste, devem ter usado propulsão para manter o satélite no ar sem precisar entrar em órbita
Dayman Novaes
Falei besteira, precisa dessa velocidade nessa altura para conseguir orbitar a Terra sem um sistema de propulsão constante, o que não parece ser o caso, mas não dá pra saber direito também.
Programador Front-End
A questão da aerodinâmica da diferença "claro", mas a questão é que pra um objeto ficar em órbita ele precisa viajar numa velocidade em que ele não caia na terra. A gravidade da terra puxaria um satelite a 420km/h de volta.
Kang Otro ?
Rapaz, se fosse nessa velocidade já podia trazer esse satélite de novo. Não ia servir pra nada kk Brincadeiras a parte, ele está ,no mínimo, à 25200km/h.
Dayman Novaes
O avião voa muito mais rápido porque ele pode e porque velocidade é importante em um meio de transporte, mas acredito que a velocidade mínima necessária pra conseguir se manter no ar de acordo com a aerodinâmica do avião seja muito menor, então não dá pra julgar se 420 é muito ou é pouco comparando a um avião comercial
Helmut
~420km/m.
Programador Front-End
De 420 km/h? Sério? Nem um avião comercial voa nessa velocidade
Yago G. Oliveira
As vezes dá pra ver eles passando com uma luz bem forte. As vezes do Sul pro norte ou do leste pro oeste.
Programador Front-End
Precisam corrigir essa velocidade orbital ai. E uma dúvida boa é saber se está em órbita geoestacionária, filmando uma região específica da terra ou não, pegando várias áreas diferentes
Dayman Novaes
Precisa dessa velocidade nessa altura para ser geoestacionario, ninguém disse que é o caso.
Júlio Vasel
é vero, desculpa. eu conferi a velocidade de órbita esférica! hehe
Venilson Carneiro
Na verdade é mais, cerca de 25000 km/h.
Júlio Vasel
procura pela sua cidade nesse site e dá uma olhada nas datas e horários em que você consegue ver a estação http://iss.astroviewer.net/observation.php
Júlio Vasel
Satélites estão alto demais e são pequenos pra conseguir ver. mas você pode observar a ISS e é bem legal!
Venilson Carneiro
...viajando a aproximadamente 420 km/h... Hmm. Poxa Felipe, que conversão foi essa?
Júlio Vasel
de onde tiraram essa velocidade de órbita? nessa altitude o aproximado é de 5.500 km/h
Helmut
Eita.
Anayran Pinheiro
Sempre tive a curiosidade de saber se é possível ver um satélite a olho nu que está na órbita... Esses bagulhos são gigantes!
Flavio Silva
Bacana! Falta só a tv e uma pipoquinha...