Início » Brasil » Cade vai investigar Oi por prática anticompetitiva

Cade vai investigar Oi por prática anticompetitiva

Avatar Por

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu processo administrativo contra a Oi por prática anticompetitiva. A acusação é de que a Oi teria monitorado chamadas telefônicas com o objetivo de conquistar (leia-se roubar) clientes da finada operadora de telefonia Vésper.

Fernando Furlan, o relator do caso, determinou o retorno de apuração preliminar junto ao Ministério da Justiça. De acordo com Furlan, não importa se a empresa continua com a suposta prática. "Existem indícios de que a mesma fora praticada anteriormente e poderia ser retomada, com possibilidade de danos ao ambiente concorrencial dificilmente reparáveis ao final de um processo administrativo".

Se eu bem sei ler, no relatório Furlan diz que a Oi poderia retomar o monitoramento (popularmente chamado de espionagem) de chamadas telefônicas e por isso ele pede uma medida preventiva.

A suspeita é que da Oi tenha monitorado clientes que ligaram para o número 0800 da Vésper. Depois de verificar quais clientes se enquadravam em determinadas classes sociais e fazer um mapeamento de tráfego do cliente (ou seja, o quanto ele gastaria por mês), a Oi entraria em contato com esses clientes para fazer ofertas irrecusáveis e evitar que eles migrassem para a concorrente.

Em 2002, uma operação chamada de "Anti-Vésper" foi registrada em e-mails que a Anatel conseguiu e apartir dos quais ela também já fez uma investigação. A Embratel também foi alvo do monitoramento da então Telemar. Curiosamente, a Embratel viria a comprar a Vésper três anos depois.

Com informações: Convergência Digital, Diário do Grande ABC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago César Oliveira
Eu pensei numa frase e contei os asteriscos... Deu certinho! hehehe...
Tiago César Oliveira
JAMAIS serei cliente da Oi, se Deus quiser. Já basta a raiva que passei com a Net... Hoje sou um cliente feliz da GVT!
Tiago César Oliveira
Muito bem cara! Só tome cuidado com as armadilhas do cancelamento...
Rafael
Qual o problema com a Oi? Não peguei...
Micael
Tecnicamente a Vésper foi vendidade para a Embratel que só rebatizou o serviço de "Livre", não?
tplayer
Quando vi o título pensei que era o Cade do Yahoo! No mais quero que a Oi se f*** e vá para p************* No mais que venha a GVT para me salvar.
Hernani
Operadoras Brasileiras desonestas? Novidade!
Alan22amg
É minha gente! mais uma prova de que a Oi faz o que quer nesse país! Eu uso internet 3G da Tim pq é ilimitado o tráfego de dados, a Oi doz que na minha rua não tem velox! mas então pq se vc pagar R$350,00 a qualquer intalador a sua linha tem velox???? Deu pra entender!?
Breno Brito
Oi? Eu não! =D Tim e GVT na parada B-) Se não Vivo ou Net...
Breno Brito
hahah, eu ri!
Rodrigo Fante
GVT neles... a única decente do país.
Leandro Alonso
Oi pizza! o/
Alisson melo
Que coisa feia em Oi. Infelizmente nós, simples mortais, precisamos dela.
Alexandre
Coitada da Verper, bater em morto com pizza nao vale, é covardia ^^
@rhobsonv
HAHAHAH, tá certo, tem que punir mesmo, mas nunca que a Oi vai conseguir fazer uma oferta irrecusável hoje. Pra mim, por exemplo, a única oferta que eles poderiam fazer que me impediria de migrar pra GVT assim que a cobertura deles incluir minha rua seria um descont de 75% na internet E no telefone (não só a tarifa básica). E como eu BEM sei que a Oi não tá nem aí pros seus clientes, só pro dinheiro, eles nunca farão algo assim, então... assim que chegar GVT aqui, ela vai virar ADEUS, e não Oi...
Thássius Veloso
Tenhamos esperanças! :P
Trovalds
Rodízio de pizza ou pede em domicílio mesmo?