Há alguns dias, descobriu-se que um caractere no idioma telugo, utilizado na Índia, podia travar aplicativos no iOS e no macOS. A Apple liberou atualizações de software para todos os seus sistemas operacionais a fim de resolver isso.

Trata-se do iOS 11.2.6, watchOS 4.2.3, tvOS 11.2.6 e atualização complementar do macOS High Sierra 10.13.3. Todos eles já estão disponíveis para download.

Foto por Kārlis Dambrāns/Flickr

As notas de atualização para cada sistema incluem a mesma frase: “corrige um problema em que o uso de determinadas sequências de caracteres podia fazer aplicativos travarem”.

Como explica o Ars Technica, um caractere específico do alfabeto telugo podia causar corrupção de memória se fosse recebido em uma mensagem, ou encontrado em um documento, ou colado em um campo de texto.

Isso era o bastante para travar vários tipos de aplicativo, incluindo WhatsApp, Facebook Messenger, Mensagens do iOS, Twitter, Gmail e Outlook. Em alguns casos, só era possível abrir o app de novo deletando a thread com o caractere problemático. (Telegram e Skype eram aparentemente imunes.)

O iOS 11 teve vários problemas estranhos: ele travava se recebesse um link malicioso; substituía a letra “I” por “A [?]”; entre outros. Por isso, fontes dizem que o foco do iOS 12 será em desempenho e qualidade, em vez de novos recursos.

Com informações: Ars Technica, Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolpho Camargo

Quê?

Jairo ☠️

Bug da semana passada , em breve novos virão

Vinícius Velasco

Matéria parece que repórteres chamando preso em flagrante de suspeito. Poderia travar kkkkkkkkkkkkk Fiz uns teste, tem um amigo meu que teve que restaurar 6 vezes em sequencia pra voltar, conforme a empresa é o tom e olha que esse bug esta por já tem um tempo. Acho quando é outras empresas que sai no titulo: BRECHA DE SEGURANÇA NO FULANO, ai vai ler ta la uma grande brecha foi descoberta no sistema tal, no processador tal para explorar basta acessar uma pasta do sistema como administrador colar um arquivo nessa pasta e o dono ir la e executar e pronto você o computador. São fraquissimos!!!

Eduardo Braga

E o pessoal que usa o idioma do caractere? Não foram afetados?

Esse é um novo bug ou estamos falando o da semana passada? To me perdendo aqui com o ios 11

Robert Rey

Um bug delirante

Tori

F E A T U R E