Início » Internet » Brasil Banda Larga: como medir a velocidade da internet

Brasil Banda Larga: como medir a velocidade da internet

Saiba como medir a velocidade da internet e faça um teste grátis usando o medidor da Anatel, do Tecnoblog ou da Netflix

Jean Prado Por
TB Responde

Quer saber se a sua operadora está fornecendo pelo menos 80% da velocidade contratada de internet, como obriga a Anatel? Existem diversos testes, mas o método mais confiável — e aceito pelas operadoras — é medir diretamente pela Anatel. Saiba como medir a velocidade da internet usando ferramentas online no PC e celular.

No site Brasil Banda Larga, da própria Anatel, também é possível se inscrever para um programa que ajuda a medir a qualidade da internet que as operadoras oferecem.

Como medir a velocidade da internet na Anatel

Como medir a velocidade da internet na Anatel

Se você só quer fazer um teste de velocidade da sua internet, basta acessar brasilbandalarga.com.br/bbl e clicar em Iniciar teste. O Brasil Banda Larga também tem app para Android e iPhone para você medir a velocidade da internet no celular.

O teste é bem completo e, além da velocidade de download e upload, te dá a latência (ping), jitter, perda, IP, região do seu servidor e a região do teste. Vale clicar na aba de Pré-requisitos e Orientações para dicas que deixam o teste o mais preciso possível.

Como medir a velocidade da internet na Netflix

Também é possível fazer um teste de velocidade simplificado por um site criado pela Netflix, o Fast, que mede a sua conexão de uma maneira bem rápida e prática, mas só mostra a velocidade de download. Se preferir, veja como fazer isso em fast.com.

Como medir a velocidade da internet na Netflix

Teste de velocidade do Tecnoblog

O Tecnoblog também tem um Teste de Velocidade de Internet (tecnoblog.net/teste-de-velocidade), que é oferecido pela desenvolvedora nPerf, na França. O sistema é capaz de determinar, com precisão, a capacidade da sua conexão. Recomendamos usá-lo!

Como medir a velocidade da internet no Tecnoblog (nPerf)

Programa de Aferição de Qualidade da Banda Larga

No site do Brasil Banda Larga, a Anatel também havia a opção de você se tornar um voluntário* para ajudar a medir a qualidade da banda larga, de acordo com a Entidade Aferidora da Qualidade, criada por uma resolução da agência reguladora.

*A opção de inscrição foi descontinuada pela Anatel

Basicamente, o programa consistia em você receber um whitebox, equipamento medidor de qualidade da sua conexão banda larga, e conectá-lo entre o seu roteador e o computador (ou somente no roteador) para que ele pudesse fazer as medições.

É como o teste de velocidade que foi oferecido no próprio site, mas direto do cabo de rede e com medições constantes e catalogadas para posteriormente servirem de análise para determinar quais são as melhores operadoras, por exemplo.

De acordo com a Anatel, o conteúdo dos acessos não era monitorado. Para participar do programa, bastava um roteador da sua operadora ou de outras marcas, uma tomada extra próxima, não ser funcionário de uma das prestadoras e nunca desconectar o aparelho da tomada. O programa só funcionava nas seguintes operadoras.

  • Algar Telecom;
  • Cabo, Embratel;
  • GVT;
  • TIM Live;
  • NET;
  • Oi;
  • Sercomtel;
  • Sky Banda Larga;
  • Vivo.

Ficou interessado?

Bastava clicar e preencher o cadastro para se tornar um voluntário. Depois do cadastro, era necessário esperar o contato da Anatel (nem todo mundo é selecionado) e então você deveria receber um medidor para instalar na sua casa. Contudo, o site para cadastro de novos voluntários está, atualmente, fora do ar. Faça os testes online.

*Este texto foi atualizado em julho de 2020

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lio Campos

a minha internet santo andre /sp a dias esta uma merda e hoje pior ainda 30/11/2018 depois que o ladrão doCarlos mexicano comprou a NET a Embratel tudo ficou uma merda de serviço..aqui no Brasil o governo não multa esses fdputa que compram as firmas e sim levam grana para ficar calados .. tomara que Bolsonaro resolva isso também e faça igual EUA ..prestou mau serviço MULTAs enormes..

Daniel Pinheiro

Esse site da Brasil banda larga não funciona mais???

Wilian da Cruz

Este é o pior medidor que já vi. Tem muitos melhores.

Leozeradf

O resultado do teste vai depender diretamente da localização do servidor contra o qual o teste está sendo realizado. Os servidores utilizados nos testes da Anatel são definidos baseados numa metodologia que melhor represente a qualidade do serviço, enquanto que os servidores utilizados no teste do Speedtest às vezes estão muito próximos da casa do usuário. O importante é você fazer o teste de preferência utilizando uma conexão de rede cabeada para garantir que a sua rede local não está limitando o teste.

Roronoa Zoro

Dá pra vc tambem medir pela velocidade de transferencia, com 120 MB em um site com taxa boa deve transferir em média 15 MB/s de preferência torrent

Roronoa Zoro

Speedtest mais confiável, nem o velocímetro do governo presta

Guilherme Pinheiro

Mancada na matéria tecnoblog, a primeira coisa q vcs deviam ensinar para a maioroa é a diferença entre MB e Mb.
Vc contrata a internet como Mb, então se vc contrata 20 Mb, vc divide 20.000.000 por 8, pra transformar em bytes, depois vc divide por 1024 para ter o valor em KB, depois divide mais uma vez por 1024 para ter o valor em MB. Logo o resultado será q sua velocidade de download será aproximadamente de 2,38 MBps.
Um site de tecnologia ensinando errado? Pq já não ensina certo?

John Smith

Engraçado que numa operadora local em minha cidade ocorre o contrário. O Speedtest pega um servidor mais perto (ao contrário do Brasil Banda Larga, que pega um em SP) e registra uma velocidade inferior.

Ed. Blake

Uma coisa que a maioria esquece: testes de velocidade são baseados em download e Upload. Pra que você verifique o troughput real no ponto de acesso

- Desconecte seu roteador (Caso seu provedor não forneça o equipamento. Se o roteador é do provedor - especialmente neste caso - desconecte o Wifi e faça o teste pela ethernet).
- feche todas as outras páginas, downloads, programas em plano de fundo, atualizações de sistema e etc.

O que eu vejo é que às vezes o cara tá fazendo download ou jogando online e fazendo teste de velocidade ao mesmo tempo enquanto está conectado via redes sem fio. A conexão bate 50% ou menos do valor que ele contrata e o usuário ainda dá xilique.

Evandro Begati

Tenho 120mb do virtua, bate 55mb pelo brasil banda larga, já em qualquer server do speedtest, bate 125mb... Aí é complicado.