Início » Celular » Como usar o Apple Pay no Brasil

Como usar o Apple Pay no Brasil

Veja como funciona o serviço de pagamentos da Apple e quais bancos já suportam a tecnologia

Jean Prado Por
TB Responde

O Apple Pay já chegou no Brasil e hoje suporta cartões do Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. O serviço de pagamentos móveis da Apple chegou depois do Samsung Pay e do Google Pay, mas já pode ser usado por quem tem um iPhone ou Apple Watch e um cartão compatível.

Com o Apple Pay, você pode fazer compras em diversos estabelecimentos e não precisar passar o seu cartão de plástico (mas ainda é bom carregá-lo com
você). Além disso, dá para fazer diversas transações em aplicativos e sites compatíveis sem precisar digitar os dados do seu cartão. Veja como usar:

Adicionando um cartão

  1. Procure pelo aplicativo Wallet no seu iPhone (vem pré-instalado) e abra-o;
  2. Toque no botão azul de (+) no canto superior direito;
  3. Escaneie os dados do seu cartão com a câmera. Verifique se eles estão corretos e confirme;
  4. Caso necessário, abra o aplicativo do seu banco. Para o Itaú, é necessário abrir o app do Itaucard;

  1. Se você é cliente do Itaú, toque em Quase pronto. Ative agora seu cartão no Apple Pay;
  2. Toque em adicionar cartão e selecione ou preencha os dados do seu cartão;
  3. Outros bancos, como o Banco do Brasil ou Bradesco, também fazem a ativação por SMS ou pelo app;
  4. Aguarde o seu cartão ser ativado. Você receberá um SMS quando ele for adicionado ao Apple Pay;
  5. Pronto! Volte para o Wallet e seu cartão estará disponível para uso.

Pagando com Apple Pay

Em um mundo ideal, é só você dizer ao caixa do supermercado que quer pagar com Apple Pay que ele saberá o que fazer. Esses símbolos indicam que uma loja ou terminal suportam o pagamento por NFC (tecnologia do Apple Pay):

Não é muito difícil fazer o pagamento. Basta aproximar o iPhone da maquininha de pagamentos, tocar no Touch ID e pronto! O pagamento deve ser feito. Esse vídeo da Apple mostra com mais detalhes:

Se você tem um iPhone X, primeiro deve pressionar duas vezes o botão de liga/desliga, autenticar o seu rosto e só depois aproximar o iPhone do terminal de pagamentos.

Quais bancos suportam?

No momento, esses são os bancos (e cartões) que suportam o Apple Pay:

Todos os cartões puro crédito Itaucard e Credicard e os cartões múltiplo Itaú, que tenham a função crédito habilitada, são elegíveis ao cadastro no Apple Pay. Os cartões de crédito adicional, pré pago, PJ, cartão de débito e cartão múltiplo habilitado apenas na função débito, não podem ser cadastrados nesse momento.

  • Itaú e Credicard: cartões de crédito e cartões múltiplos (com a função crédito habilitada) do Itaú e Credicard, somente para o titular da conta de pessoa física. Cartões adicionais, pré-pagos e de pessoa jurídica não funciona,;
  • Bradesco: clientes pessoa física, que sejam correntistas Bradesco e titulares de Cartões de Crédito Bradesco da bandeira Visa, ou titulares de contas poupança individuais, que possuam Cartões Poupcard Visa emitidos pelo Banco Bradesco Cartões. Cartões do Banco Next não estão inclusos;
  • Banco do Brasil: cartões de crédito e débito (!) Ourocard na bandeira Visa.

Mais cartões e bancos devem adicionar suporte ao Apple Pay com o tempo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mykael Martins

O Extra aqui em Campinas tá com umas PoS muito antigas. Fui passar com Spay e, se não fosse o MST eu nem tinha comprado. E o pior são os mercados trocando as maquininhas por novas mas ainda sim sem NFC.

Cesar

os caixas não sabem o que fazer, e ficam desconfiados, tem medo de ser algum golpe. Três dias, 5 tentativas. O GooglePay já está aí a um tempão e os caixas ainda não sabem usar.

Felipe Barros

Com tudo isso do telefone ativo, basta então pro caixa: digitar o valor e, então, a pessoa aproxima o telefone com a wallet ativa. Certo?

felipecn

O Carrefour (inclusive as lojas Express) tem NFC ativo nos caixas há anos, e o Pão de Açúcar é parceiro de lançamento da Apple. Talvez demore mesmo na maioria dos Extra (O Grupo Pão de Açúcar não dá muita atenção pra ele), mas já é algo.

Joselito Júnior

Funciona igual, os "Pays" só substituem a ação de passar o cartão/inserir na máquina. todo o resto é exatamente a mesma coisa.

Magnosama

Faltou explicar como funciona com compras parceladas...

Victor Borges

ahhaa...fato! Esses supermercados sucateados (Carrefour, extras e afins) nunca que irão juntar a turma para capacitar o time. O cara vai aprender com algum cliente com boa vontade de ensinar...

Bruno

Vou andar com esse vídeo aí pra toda vez que precisar explicar pro atendente como usar o ApplePay e mesmo assim eles ainda vão ficar desconfiados.