Início » Celular » Android P ganha gestos na interface e recursos de inteligência artificial

Android P ganha gestos na interface e recursos de inteligência artificial

Felipe Ventura Por

O Android P foi anunciado oficialmente em março, mas o Google avisou que teria mais novidades na conferência I/O. De fato, a interface está mudando, adotando gestos para alternar entre apps; e o sistema está ficando mais esperto graças à inteligência artificial. Confira os detalhes.

Mudanças na interface

Como previsto, o Android está recebendo uma atualização na interface. Não há um botão multitarefa: para alternar entre apps, você desliza o botão Home para cima.

Há algumas diferenças importantes em relação ao iPhone X, no entanto. Você verá prévias de cada aplicativo, a barra de pesquisa do Google, e cinco sugestões de aplicativos com base em inteligência artificial.

É possível selecionar texto sem alternar para o app — basta tocar e segurar na prévia. E é possível deslizar pela lista de apps abertos puxando o botão Home para a esquerda ou direita.

Além disso, há algumas mudanças menores. Quando você pressionar os botões de volume, o Android P vai ajustar o volume de mídia por padrão, em vez de alternar entre toque e mídia. Haverá um botão na lateral com a opção de silenciar alertas.

E, como vimos antes, haverá um botão na barra inferior para girar o conteúdo da tela se o smartphone estiver no modo horizontal. Há também um editor nativo para capturas de tela.

Bem-estar digital

O Google deu destaque para algo chamado bem-estar digital. Isso significa impedir que o smartphone se torne um empecilho em sua vida, com notificações constantes e uso excessivo de apps.

O Dashboard vai mostrar quanto tempo você passa em cada app, quantas notificações recebeu, e quantas vezes desbloqueou a tela. Por exemplo, será possível saber quanto tempo você assistiu YouTube, não só no celular como também no desktop.

Haverá um timer opcional para apps, que o fechará automaticamente após o limite de tempo. O ícone ficará cinza pelo resto do dia, para indicar que ele não pode ser usado.

Com o "shush", o modo não perturbe vai ocultar notificações, além de silenciar o toque. Isso ajuda a reduzir distrações. É possível, claro, permitir que determinados contatos furem esse bloqueio.

E com o "Wind down", você diz ao Google Assistente seu horário de dormir, e a interface fica em preto e branco para estimular menos os seus sentidos. Ela volta automaticamente a ser colorida pela manhã.

Inteligência artificial

Assim como no Google Fotos e Gmail, o Android P está ganhando recursos de inteligência artificial. Um deles é o "Adaptive Battery", que limita o uso da bateria por apps que você usa pouco. Isso levou a uma redução de 30% no número de vezes em que o processador sai do modo standby.

Além disso, temos o "Adaptive Brightness". O sistema detecta suas preferências de brilho da tela, e leva isso em consideração ao fazer ajustes automáticos, em vez de depender apenas do sensor de luz ambiente. Segundo o Google, metade dos usuários que testaram o recurso deixaram de fazer mudanças manuais no brilho.

A lista de aplicativos instalados vai sugerir, no topo, os cinco apps mais relevantes para você com base em IA. E, logo abaixo, teremos os "App actions": são ações para realizar dentro de um app. Por exemplo, se você conectar seus fones de ouvido, aparecerá a sugestão de abrir o Spotify e ouvir a faixa mais recente.

Com o "Slices", o desenvolvedor pode rodar pedaços de seu app na busca do Google. Na conferência, o exemplo usado foi o Lyft, concorrente do Uber nos EUA. Se você digita o nome do aplicativo, aparece quanto tempo um motorista chegará até seu local, e quanto custará uma viagem até sua casa ou trabalho.

E, com o ML Kit, desenvolvedores poderão usar modelos de aprendizado de máquina para reconhecer imagens, rostos, pontos de referência, texto e código de barras, além de sugerir respostas inteligentes. Isso roda diretamente no dispositivo, mas pode ser conectado à nuvem do Google. O recurso é compatível com Android e iOS.

Android Beta

Graças ao Project Treble, é possível atualizar dispositivos Android de forma mais rápida. Isso também permitiu criar um programa beta para testar as versões mais recentes do sistema.

Por isso, o Android P Beta está disponível nos seguintes dispositivos:

  • Essential Phone
  • Google Pixel 2
  • Google Pixel 2 XL
  • Google Pixel
  • Google Pixel XL
  • Nokia 7 plus
  • Oppo R15 Pro
  • Sony Xperia XZ2
  • Vivo X21 UD
  • Vivo X21
  • Xiaomi Mi Mix 2S

Se você tem algum desses dispositivos, visite android.com/beta para saber mais e baixar a atualização.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

paulo yan
Sério? Vivendo e aprendendo kkk. Aqui no CE a gente faz com pipoca mesmo e adiciona outras coisas ao invés de sal. Fiquei curioso pra saber como é a daí. Quem sabe quando eu visitar haha.. abs
Felipe Liʍa
Aqui em SP a pipoca doce nao e feito com"pipoca"... é um doce que parece a "pipoca".. so q e doce
paulo yan
Mesmo a pipoca doce não pode ser considerada um "doce". Além disso, seria sweet popcorn, começando com S e não P. Acho que vai ser Android Popsicle ou Picolé. O legal é que dá certo em Inglês e Português
Felipe Liʍa
Nunca comeu pipoca doce!?
paulo yan
Ah, que vontade que deu de pegar um Android novamente. Google, Nokia, tragam seus smarts pro Brasil
paulo yan
Pipoca é doce desde quando?
Felipe Fernandes
Misericórdia, deixa enterrado e finge que nunca existiu kkkkkkk
Lucas Santos
Aproveitasse que o WP morreu e pegasse o botão de pesquisa que servisse incluso pra pesquisar dentro do aplicativo aberto.
Lucas Santos
Essa visualização carrossel pra mim é a melhor. É uma coisinha que também sinto falta do WP, felizmente chegando no Android.
marcos_5000
Verdade. Tão idênticos que confundi. haha
paulo yan
Nossa, que vontade que deu de experimentar o Android de novo. Ah um Google Pixel aqui no Brasil, ou mesmo os da Nokia, que estão sensacionais...
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Não vai, mas o usuário médio não deveria precisar fazer isso, nem todo mundo tem a obrigação de saber o funcionamento interno do sistema, do doze e etc.
Gertrudes, a Lhama Morta
O Google Now não é ativado com swipe pra cima desde o 5.0
Ed. Blake
A definição de melhor do Google certamente não está baseada em hype, custo ou performance de hardware e, acredito eu, é baseada na "boa vontade" das fabricantes visto a variedade de conjuntos diferentes em cada aparelho.
Eliézer José Lonczynski
"É possível selecionar texto sem alternar para o app." Achei a única novidade ~disruptiva~
Felipe Liʍa
Android Pipoca
Felipe Fernandes
Mas vai ficar o voltar na esquerda, o home no meio e nada na direita? MDS, o toc da simetria arregaça
Kodos Otros
Rapaz, na Miui aparece um pequeno ícone na parte superior. Vc clica ali e ativa a função. Pode ser que seja parecido.
Leo Freire
Muito obrigado! Também gosto de manter a home bem funcional e organizada.
Gertrudes, a Lhama Morta
Achei o wallpaper no app Walli, lá tem umas artes bem legais. Não sei se o Disqus ferra muito com a qualidade ou não, mas tá aí embaixo.Valeu! Gosto de manter a home agradável. O WhatsApp não costuma ficar ali(coloquei só pra mostrar o recurso), então ela é simétrica. https://uploads.disquscdn.c...
DumbSloth87
é um Pixel 2 XL
@Sckillfer
Troca o botão por gestos... Que continuam exigindo uma barra: não Google, apenas não. Copia essa coisa direito.
Leo Freire
Se não for incomodo, onde posso encontrar esse wallpaper? Aliás, achei sua home visualmente bem bonita.
Leo Freire
Só quero saber como o Split Screen (2 apps na tela) vai ser ativado agora, será que pressionando apenas o topo do app?
Fiquei confuso no gesto. Ele não vai ativar o Google now com esse gesto? Já O botão multitarefas vai morrer então?
hamster
Eu pensei que todo Android já fosse beta...(rs brincadeira, brincadeira)
Porto Velho
Com IA? Não duvido que seja possível.
Porto Velho
Basicamente todo o hardware desses aparelhos é escolhido a dedo pelo Google. As fabricantes pegam o modelo pronto e só montam as peças.Nenhum hardware melhor ou mais barato pode ser adicionado. Você tem que abrir mão dos melhores hardwares pra ter os melhores softwares.
marcos_5000
O celular de exemplo parece muito o Xiaomi Redmi Note 5. haha
Porto Velho
Com esse monte de IA que tão colocando nos apps, não vai ser difícil.
Kodos Otros
"Mas ter q acessar duas vezes o gesto p cima p acessar a gaveta de apps e bem ruim."Você vai empurrar pra cima na barra de apps e vai abrir a gaveta, como já é agora.
Blind
Péssimos gestos de navegação, até o da Apple que eu achava meia boca e melhor.Multitarefas ficou ótimo. Mas ter q acessar duas vezes o gesto p cima p acessar a gaveta de apps e bem ruim. Outra coisa e a poderia ser possível ajustar esse espaço dos botoes p ser mais estreito já que queremos aproveitar a tela com mais conteúdo!.E queeo saber como fara p p essat o último app rápido, hj e só tocar duas vezes rápido no multitask. É aí como fica?E apertar e segurar o home abre o assistente??E um super requisitado a seria facilitar a nossa vida apenas deslizando p baixo no meio da home, ée dessa forma acesaar as notificações rapidamente, algo antigo mas a nunca temos no launcher da Google??
Kodos Otros
Muito bom isso!
Gertrudes, a Lhama Morta
É POSSÍVEL atualizar mais rápido. Isso facilita se a fabricante QUISER atualizar. Mas a não-atualização faz parte da estratégia de negócios da maioria das fabricantes, então não muda nada se elas se recusarem.A parte boa é, que pra quem tá afim, é super fácil instalar o Android puríssimo de uma versão mais nova no aparelho (claro, após desbloqueio do bootloader)
Mickão
"Graças ao Project Treble, é possível atualizar dispositivos Android de forma mais rápida."Queria saber pra qual universo isso é válido, porque até hoje sabemos bem a penúria que são as atualizações do Android.
Gertrudes, a Lhama Morta
https://uploads.disquscdn.c...
Gertrudes, a Lhama Morta
Sabe o que eu achava que não era nada de mais, mas depois que vi o resultado curti pra caramba? Os notification dots no Pixel Launcher. Não o fato de indicarem ou não se tem notificações, mas sim o fato de que você pode pressionar e segurar o item, que, junto com os atalhos rápidos, vai exibir as notificações desse app, podendo abrir elas direto.É um atalho pequeno, mas que faz uma diferença legal na usabilidade, comparando com ter que puxar as notificações e esticar o dedo.
Kodos Otros
O Oreo deu uma melhorada, mas ainda tem umas coisas bem feias (a visão dos apps recentes por exemplo). O P vai fazer uma limpa em tudo que sempre me incomodou.Já vai sair a beta do P pro Mi Mix 2s hoje ainda.. De repente fazem uma ROM pro Mi Mix 2 e eu já uso de vez.
Gertrudes, a Lhama Morta
Já eu estou de olho nos da Nokia...Só tem dois problemas pra mim: Todos eles são gigantescos e eu tava afim de um com tela AMOLED, pra variar.
Kodos Otros
Aquilo de poder selecionar o nome e ele abrir o app correspondente como aconteceu com o Spotify é muito bom!
Gertrudes, a Lhama Morta
O Oreo já tá bem legal.
Henrique Bonfim
Mas não tem como o app de gerenciamento de bateria e memória padrão "adivinhar", que você não quer que determinado aplicativo não seja afetado pelas configurações padrões se você não informar isso.
Kodos Otros
Depois de anos, deu vontade de usar o Android Puro de novo. Gostei da mudança na interface (sempre achei o Puro horroroso) e a integração cada vez maior da IA no Android torna muito atrante.
Kodos Otros
Olha, to pensando o mesmo.
Ed. Blake
Versão beta do Android para aparelhos que não são do Google cara!Project Treble é coisa linda demais!
Andre Luiz Silva
Não tem milagre. O app poderia tentar ajustar isso para vc na instalação ou avisar. Acredito que o Google te obriga a escolher o que você não quer otimizar para que você esteja ciente de que está desativando.
Magnosama
Cada vez mais interessado em um provável PIXEL 3 XL...
Andre Luiz Silva
Mas não vai cair o dedo entrar lá e em 10 segundos desmarcar.
PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Esse tipo de app já devia ter uma exceção assim pré-configurada ao instalar... faz mais sentido
Porto Velho
Vou responder a mesma coisa que respondi pro outro:Sim, é isso que faço. Mas o que quero é justamente não precisar fazer isso.
Andre Luiz Silva
Você tentou marcar ele no Gerenciamento de Bateria para não ser Otimizado pelo Doze?
Porto Velho
Sim, é isso que faço. Mas o que quero é justamente não precisar fazer isso.
Porto Velho
Esse “Adaptive Battery” deve funcionar como o app de gerenciamento da Samsung, certo?Espero que ele não seja tão "burro" quanto o desenvolvido pela coreana. Uso o IFTTT pra silenciar o celular as dez da noite e aumentar o volume automaticamente as 8 da manhã. Não é um app que vou abrir todo dia (nem lembro a ultima vez que abri pra falar a verdade). Problema é que se não abrir frequentemente, o sistema entende que não uso o app e mata o processo em segunda instância, não permitindo que ele faça as tarefas automaticamente. Espero que esse do Google consiga entender que, apesar de não abrir o app, ele tem uma função por trás que não pode ser encerrada.
Gertrudes, a Lhama Morta
Os gestos para navegação provavelmente serão opcionais.No mais, curti o modo como ele funciona. O botão voltar e home ainda existem (é só pressionar na barra pra voltar pra home), mas o multitarefas ficou muito bom com aquela visualização. E pode acessar todos os apps de qualquer lugar é algo muito bom herdado do MeeGo/SailfishOS.É estranho a gente ver a Apple trazendo uma novidade e o Android melhorando ela depois. Geralmente é o contrário.