A Rússia ordenou o bloqueio do Telegram após uma longa disputa judicial envolvendo as chaves de criptografia de seis usuários. A agência de telecomunicações Roskomnadzor até tentou barrar o aplicativo, mas ele continua funcionando no país.

O governo russo pediu ajuda da Apple para bloquear o Telegram, e parece que conseguiu, pelo menos em parte. O CEO Pavel Durov avisa que o app para iOS deixou de receber atualizações há semanas — não só na Rússia, como no mundo inteiro.

O Telegram para iOS foi atualizado pela última vez no final de março, pouco antes do bloqueio na Rússia. Ele parou na versão 4.8.1, enquanto o Android tem a versão 4.8.9, lançada no último sábado (26).

"A Apple vem impedindo que o Telegram atualize seu app para iOS globalmente desde que as autoridades russas ordenaram que ele fosse removido da App Store", escreve Durov. Com isso, alguns recursos do Telegram — como os stickers — não funcionam corretamente no iOS 11.4.

"A Rússia representa apenas 7% da base de usuários do Telegram, mas a Apple está restringindo as atualizações para o mundo inteiro desde meados de abril", explica Durov. Por isso, o app não está cumprindo integralmente o GDPR, lei de proteção de dados que entrou em vigor na União Europeia.

A Roskomnadzor exigiu que a Apple retire o Telegram da loja para iOS, para impedir o download do app; e que desative as notificações push para usuários na Rússia, bloqueando alertas para novas mensagens. Ela tem um mês para cumprir a ordem, ou a App Store pode ser banida do país.

O Telegram sofreu bloqueio por não entregar chaves de criptografia para o Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessor da KGB. O órgão investiga seis usuários acusados de terrorismo. "Acreditamos que fizemos a única coisa possível, preservando o direito de nossos usuários à privacidade em um país problemático", diz Durov.

Em abril, a Roskomnadzor notificou a Apple, o Google e o APKMirror para removerem o Telegram de suas respectivas lojas, mas o app continua disponível para download.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

pedrowillyam

Peitou o governo americano que poderia ferrá-la de todos os jeitos mas não consegue peitar o governo russo.

Renan Mendes

Print do grupo, print da parte onde mostra os membros do grupo, link para entrada no grupo(que foi revogado após colocarem bots de SPAM lá), @ dos moderadores e principais membros. Cagaram.

Também é demais pedir um dossiê como se fosse uma queixa-crime a ser entregue para a justiça, a coisa mais fácil para eles é -ou deveria ser- verificar.

johndoe1981

Pra mim beira o masoquismo ter qualquer gadget da Apple, ainda mais no Brasil onde os preços são absurdos. Você paga caro pra sofrer com as limitações absurdas impostas.

VaGNaroK Alkimist

Mandou fotos, vídeos, nomes das pessoas que criaram o canal, nome do respectivo canal, links de divulgação e etc? normalmente tem que ser organizado assim. Pois já vi canais sendo banidos de lá.

VaGNaroK Alkimist

A idéia é boa, pois qualquer navegador em qualquer lugar incluindo a russia poderia usar o telegram.

Geraldo Lopes

Por esta e outras que cada vez mais tenho aversão aos produtos da Apple...

Renan Mendes

Por força de lei, eles tem que remover e reportar para as autoridades e NCMEC em 24hrs.

Renan Mendes

Sim. Inclusive encaminhei a eles.

Não deram uma singela foda.

tuneman

Era "pela segurança nacional"

7csP9tkb

Seria uma boa hora para investir mais pesado na versão do WebApp.

Vitor Hugo

Não era só desbloquear um iPhone kkkk era criar uma brecha intencional no iOS pro FBI usar quando "fosse necessário".

Ian Santos

Me lembro de quando o FBI pediu pra Apple desbloquear um iPhone e ela se recusou a fazer alegando justamente proteger a privacidade do usuário. Não entendi essa agora, muito estranho...

Neu

Se este bloqueio está acontecendo por conta da pressão Russa, passamos a saber qual é a postura da Apple em relação a privacidade dos seus usuários: sua maior prioridade, até que sua receita seja ameaçada. É claro que para uma empresa que é o símbolo do capitalismo no mundo, isto não seria surpresa.

Neu

você consegue trazer as respectivas evidências para cada uma das suas afirmações?

johndoe1981

O problema é bloquear atualizações do Telegram globalmente. Cada dia vejo uma nova restrição que a Apple impõe em seus dispositivos, e como tem gente que paga caro pra sofrer assim.

Exibir mais comentários