No ano passado, parecia certo que os cartões de crédito do Itaú funcionariam no Samsung Pay. As duas empresas até firmaram um acordo, mas algo não deu certo. Então, meses depois, o banco se tornou parceiro exclusivo do Apple Pay.
Parece que essa exclusividade vai acabar. Uma foto do sistema interno do Itaú, divulgada pelo MacMagazine, mostra que será possível adicionar cartões do banco no Samsung Pay a partir de 22 de junho.
O Itaú já tem uma página oficial com perguntas e respostas sobre o Samsung Pay. Será possível usá-lo com todos os cartões puro crédito Itaucard e Credicard, além dos cartões múltiplos que tenham a função crédito habilitada.
No entanto, cartões de crédito adicionais, pré-pago, PJ e cartões de débito (incluindo múltiplo habilitado apenas na função débito) ficarão de fora.
Os apps do Itaú serão atualizados para incluir suporte ao Samsung Pay. O FAQ diz que é necessário rodar a versão “6.5 ou superior” do aplicativo do banco; a versão atual é a 6.4.8. No caso do Itaucard e Credicard, será necessário ter a versão “5.4.5 ou superior” (eles estão na 5.4.3).
Então, o cadastro será feito normalmente. Entre em Samsung Pay, toque em Adicionar cartão, preencha os dados, aceite os termos de uso e faça a validação.
O Samsung Pay usa a tecnologia NFC e também a MST (Transmissão Magnética Segura), que emula a tarja magnética e funciona com mais maquininhas. Ele está presente nos seguintes dispositivos:
- Galaxy S9, Galaxy S9+
- Galaxy S8, Galaxy S8+
- Galaxy S7, Galaxy S7 edge
- Galaxy S6 (apenas NFC), Galaxy S6 edge (apenas NFC), Galaxy S6 edge+
- Galaxy Note 8, Galaxy Note 5
- Galaxy A8, Galaxy A8+
- Galaxy A9
- Galaxy A5 (2017), Galaxy A5 (2016)
- Galaxy A7 (2017), Galaxy A7 (2016)
- Galaxy J5 Pro, Galaxy J7 Pro
- Gear S3 Frontier, Gear S3 Classic, Gear Sport
As versões brasileiras do Galaxy S6 e S6 edge não possuem a tecnologia MST, portanto só fazem pagamentos via NFC. O S6 edge+, no entanto, é compatível com ambas as tecnologias.
Quanto ao Apple Pay, há indícios de que cartões do Bradesco também serão aceitos em breve. É um sinal de que a exclusividade do Itaú está acabando, liberando o banco para dar as caras no Samsung Pay.