A Samsung deve lançar em breve um smartphone com Android Go, versão criada pelo Google para dispositivos com até 1 GB de RAM. No entanto, fotos vazadas mostram que o aparelho — provavelmente chamado Galaxy J2 Core — não roda a versão pura do sistema.

De acordo com as imagens obtidas pelo SamMobile, esse aparelho roda o Android Go personalizado com a Samsung Experience UX, novo nome para a TouchWiz.

O Google não impede que o Android Go seja customizado pela fabricante. No entanto, uma skin pesada talvez prejudique o desempenho em um celular já limitado. Por isso — e para reduzir os custos de desenvolvimento — a maioria das fabricantes prefere usar o sistema puro.

A Samsung está testando três variantes do smartphone — SM-J260F, SM-J260M e SM-260G — em diversos continentes, incluindo na América Latina. No entanto, o Brasil não está incluso.

O celular SM-J260G, codinome “universal7570_go”, aparece no GeekBench com processador Exynos 7570 quad-core de 1,43 GHz e 846 MB de RAM. Uma das fotos vazadas revela que ele tem 8 GB de armazenamento, dos quais 5 GB ficam disponíveis para o usuário.

Ele vem pré-instalado com Google Go, YouTube Go, Gmail Go, Maps Go e Google Assistente Go. São versões que ocupam menos espaço no dispositivo, e que têm algumas funções a menos. Por exemplo, o Maps Go não traz navegação curva-a-curva.

No Brasil, temos smartphones da Positivo, Alcatel e Multilaser com Android Go custando a partir de R$ 399.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Celso

O UX fazia sentido quando era "TouchWiz Nature UX" ou "TouchWiz Grace UX", mesmo.

Rodolpho Camargo

Ok, mas esse é só seu caso. Existem mais outros 2 bilhões de usuários aí na conta.

Felipe Silva

Era tão simples a samsung acertar, bastava 1gb de ram e android limpo, seria uma ótima opção de celular pra trabalho, coloca o software da empresa e seja feliz.

André G

Um amigo meu comprou um Motorola pra mãe dele e teve que instalar o Nova Launcher e deixar a interface parecida com a do Samsung que ela usava, pq ela não sabia mexer e não gostava da interface pura do Moto G.
O mesmo provavelmente também aconteceria se ela usasse um Moto G e migrasse para um Samsung.

Anderson

Verdade, com um monte de engenheiros, marketeiros, designers, administradores e profissionais que nasceram com viés empreendedor, o inteligente é você.

Ed. Blake

'Android puro' como dizem é absurdamente overrated. Eu só uso o AOSP customizado devido ao fato de as ROMs customizadas pegarem as configurações de várias ROMs OEM e aprimorarem nele dando mais opções de configuração e personalização.

johndoe1981

Só bomba. Sinceramente, otimizar é uma coisa, milagre é outra. Não entendo como tem gente que consegue usar aparelhos com menos de 2/32 GB de RAM/interna, hoje isso é o mínimo do mínimo aceitável, pois só mesmo 3/64 pra cima pra um funcionamento fluido.

Diego Medeiros

Fico imaginando o estrago que os 10000000000000 de bloatwares da Samsung farão num hardware desses. Vai ser hilário.

Robert Rey

Adoro a burrice da Samsung. Reclamam tanto mas os único Android que consigo ter são os dela. Estava com um S8 e agora estou com um S9+, mas já passei por S5, S4, J7 e J3. Não me arrependo. Que continue estupidamente burra.

Riantx

Só o sistema vai ocupar a quase a memória toda

Ed. Blake

Do meu primeiro comentário: "única fabricante de celular Android"

Google não fabrica celular Android tampouco a Apple. Google vende um celular com Android assim como a Apple vende um celular com iOS.

Guaip

"Samsung Experience UX" fica meio redundante, não?

John Smith

Imagina a bomba que vai ser...

tuts

O que? O Pixel é o que mesmo senhor? E se você falar que terceirizar a fabricação de um dispositivo que você projetou não te torna uma fabricante, o que é a Apple mesmo?

Ed. Blake

A Google não é fabricante de celular.

Exibir mais comentários