Início » Brasil » Celular se torna principal meio de acesso à internet no Brasil

Celular se torna principal meio de acesso à internet no Brasil

49% dos brasileiros utilizam apenas o celular para entrar na web

Paulo Higa Por

A porcentagem de usuários que só utiliza o celular para acessar a internet no Brasil atingiu nível recorde: 49% da população já dispensou o computador para se comunicar, entrar nas redes sociais e consumir conteúdo, de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2017, divulgada nesta terça-feira (24) pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

Smartphone na mão (Foto por Bryan Santos/Pixabay)

Segundo a pesquisa, 49% dos respondentes acessam a internet somente pelo celular e 47% utilizam tanto o smartphone quanto o computador. Na pesquisa anterior, de 2016, esses números eram de 43% e 51%, respectivamente. Por outro lado, a porcentagem de pessoas que depende apenas do PC para entrar na web vem despencando: era de 24% em 2014, caiu para 11% em 2015 e passou para apenas 4% em 2017.

Proporção de usuários de Internet, por dispositivo utilizado de forma exclusiva ou simultânea

No Tecnoblog, a audiência que lê o site por meio de dispositivos móveis já ultrapassou o desktop há mais de dois anos. Nos últimos 30 dias, 74,5% acessaram as páginas pelo celular ou tablet, contra 25,5% do desktop. Os sistemas operacionais mais utilizados pelo público foram Android (64,33%), Windows (23,77%), iOS (9,81%) e macOS (0,98%).

Como esperado, a atividade mais comum na internet é a troca de mensagens em aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype, atingindo 90% dos usuários. Além disso, 77% acessam redes sociais (queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior) e 71% assistem a programas, filmes e séries por streaming. O destaque fica para o consumo de música por Spotify, Deezer ou YouTube: esses serviços pularam de 63% de penetração em 2016 para 71% em 2017.

Proporção de usuários de Internet, por atividades realizadas na Internet

O estudo mostra que há 42,1 milhões de domicílios conectados e 120,7 milhões de internautas (considerando os que utilizaram a tecnologia nos últimos três meses), o que representa mais de dois terços (67%) da população. Desde 2013, há mais brasileiros com acesso à internet do que sem.

A pesquisa completa, feita com base em 23.592 entrevistas presenciais em 350 municípios, pode ser acessada nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000

Ainda assim, prefiro ver em telas grandes.

Eliézer José Lonczynski

Eu me referi só a navegar na Internet, básica (leia-se ver memes)

Felipe Liʍa

vizinho do amigo do meu primo de terceiro grau disse que, esses sites educativos pode ser acessados de boa por um simples celular inteligente.. diz ele!

Felipe Liʍa

PC so no trabalho

Felipe Liʍa

celular para mensagens e o um notebook basico para coisas mais "complexas de digitar"

Felipe Liʍa

compra um notebook... ai vc vai "matar" o seu pc!!!

marcos_5000

O problema, no caso de acesso a sites "básicos" é o tamanho de tela, não consigo ler notícias, por exemplo, em tela de smartphone. Tbm tem o uso de programas mais intensos, como editor de foto, vídeo, jogos, edição de documentos...

Caleb Enyawbruce

ué, so respondi seu comentario, rs! Vc gosta de fingir q nao sabe das coisas na internet? rs

Michael dos Santos

Não diga.

Caleb Enyawbruce

Como eu trabalho no PC, em casa nem chego perto. Fico só no celular mesmo.

Caleb Enyawbruce

FGTS vc consulta no app da Caixa, ou recebe via SMS. Ja nao precisa de PC faz tempo.

Doug

Interessante é outra pesquisa apontar o aumento das vendas de PC ¯¯\(ツ)/¯¯

Doug

Mais consumo menos produção.

Juninho

me lembro que eu tinha que pagar hora em lan house pra simplesmente ficar no msn e ver uns vídeos do youtube ou jogar alguns jogos aleatórios, e olha que a internet no Brasil nunca foi boa, caia que era uma beleza, enfim, de fato os smartphones junto ao wi-fi revolucionou a forma de como acessamos conteúdo na internet, os softwares e hardwares evoluíram bastante, tem pessoas por aí com mais de um smartphone, um fica em casa o outro usa na rua, o notebook ou computador acredito que seja mais para trabalho que o smartphone ou tablet não seja competente para fazer

Lairton Gomes

mas dá pra assistir ao canal do mamaefalei pelo app do youtube haha

Exibir mais comentários