Tecnoblog

Como fazer backup de um celular Samsung Galaxy

Veja como fazer um backup do Samsung Galaxy para restaurar no futuro caso você formate o celular

Quer fazer o backup do celular Samsung Galaxy para salvar suas informações? Não é difícil armazenar os dados na nuvem e ficar tranquilo quanto à resetar e formatar um Galaxy, por exemplo. Basta você conectar suas contas novamente e a restauração é feita. Outra dica é usar várias opções de backup ao mesmo tempo para garantir que todos os dados sejam salvos.

Como fazer backup de um celular Samsung Galaxy

Opção 1: usando a Samsung Cloud

A principal forma de salvar os dados de um Galaxy é usar a nuvem da própria Samsung:

  1. Entre em Configurações;
  2. Acesse o menu Nuvem e contas;
  3. Toque em Fazer backup e restaurar;
  4. Abaixo de Samsung account, clique em Fazer backup dos dados;
  5. Selecione os dados que você quer que sejam salvo e toque em Fazer backup;
  6. Aguarde o celular salvar suas informações na nuvem;
  7. Pronto! O backup foi feito.

Vale notar que os Contatos Calendário que são salvos dizem respeito apenas aos contatos e compromissos que estão no telefone, e não em outras contas da nuvem, como a do Google ou Samsung. Estas já têm backup por padrão; veja em Salvando as outras informações no final do post.

Opção 2: pelo Buscar telefone

Outra opção é acessar o Buscar telefone, ferramenta que rastreia um celular Samsung Galaxy roubado ou perdido. Antes de começar, tenha certeza que o ajuste Tela de bloqueio e Segurança > Buscar meu telefone está ativado. Agora, veja como fazer:

  1. Entre no site findmymobile.samsung.com;
  2. Clique em Entrar e faça login com a sua conta Samsung;
  3. Aguarde o site localizar o seu aparelho. Para todos os comandos funcionarem, o Status da rede deve estar em Online e os Controles remotos devem estar em Ativado;
  4. Clique em Backup;

Opção 3: pelo Google

Outra opção é salvar as informações diretamente na sua conta do Google. O legal dessa opção é que você consegue recuperar até em outro celular Android que não seja um Samsung Galaxy. Veja como fazer:

  1. Entre em Configurações;
  2. Acesse o menu Google;
  3. Toque em Cópia de segurança;
  4. Ative a opção Fazer backup no Google Drive;
  5. Selecione a Conta que você quer que o backup seja feito;
  6. Pronto! Essas informações serão salvas na nuvem do Google e podem ser recuperadas em qualquer outro celular Android.

Salvando as outras informações

Nem todos os dados são salvos usando as três opções acima de backup. Fotos, por exemplo, você precisa salvar por si mesmo. Uma opção é conectar o celular no computador e passar os arquivos, mas o lugar ideal é a nuvem. Veja outras coisas que você precisa fazer backup:

Fotos, vídeos e músicas

Usando o Google Fotos, o armazenamento é ilimitado e gratuito para você armazenar as suas fotos na nuvem. Basta baixar o app e selecionar a opção alta resolução, que comprime um pouco as imagens, mas a qualidade ainda é muito boa.

Os arquivos, como músicas, podem ser enviados para o Google Drive, que tem 15 GB, ou qualquer outro serviço de armazenamento em nuvem – todos grátis! Você também consegue usar o Google Play Música para armazenar suas músicas; há um limite generoso de até 50 mil faixas.

Dados de aplicativos e jogos

Por fim, você pode usar apps para fazer backup dos dados de seus aplicativos e jogos, como o Easy Backup. Ele salva os dados em um cartão SD ou na nuvem, como Dropbox ou Google Drive. Você também pode passar o arquivo de backup para o seu computador e, em outro dispositivo, fazer a restauração.