Início » Aplicativos e Software » Google Inbox vai ser descontinuado em março

Google Inbox vai ser descontinuado em março

Criado para ser um cliente de email mais útil completo, Inbox vai ser descontinuado pelo Google, que pretende se focar apenas no Gmail

Emerson Alecrim Por

Criado há quatro anos para ser uma ferramenta de email mais útil e inteligente do que o serviço nativo do Gmail, o Inbox vai ser aposentado pelo Google: a companhia decidiu manter a ferramenta somente até o fim de março de 2019, tanto nos aplicativos quanto na versão web.

Embora nunca tenha superado o cliente oficial do Gmail em número de usuários, o Inbox coleciona fãs por conta dos recursos que oferece. Há anos que o Google tenta fazer o email ser muito mais do que um serviço para envio e recebimento de mensagens. Para isso, a companhia colocou no Inbox diversas funcionalidades inteligentes.

Só para dar alguns exemplos, o Google Inbox agrupa mensagens automaticamente por categorias (como viagens e compras), destaca informações importantes sem que você tenha que abrir a mensagem (como localizador de passagens aéreas) e permite que você adicione lembretes à sua caixa de entrada.

Google Inbox

Por que então a decisão de descontinuar o Inbox? O Google disse simplesmente que quer se focar no Gmail. De fato, o serviço de email do Google tem recebido mais atenção. Prova disso é que a versão do Gmail para navegadores teve a interface renovada neste ano. Curiosamente, ela traz elementos de design e funcionalidades que remetem à versão web do Inbox.

Na verdade, o Inbox sempre funcionou como uma espécie de campo de prova para recursos que, mais tarde, foram implementados no Gmail. Foi assim, por exemplo, com a função de resposta inteligente e com o botão Adiar, que permite que uma mensagem seja arquivada temporariamente e só retorne à caixa de entrada na data e horário que o usuário definir.

Se mais cedo ou mais tarde determinados recursos acabam sendo implementados no Gmail, há lógica em descontinuar o Inbox para haver mais foco no primeiro, ainda que isso deixe alguns usuários desapontados. Resta saber qual abordagem o Google vai adotar a partir de agora para avaliar o funcionamento ou a aceitação de recursos experimentais no serviço.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Artur Haddad

E era melhor mesmo.

Artur Haddad

O Google não está encerrando porque meia dúzia não soube usar e sim porque pretendem integrar as funcionalidades do Inbox ao Gmail (como está claro no texto).
Vocês que não gostaram provavelmente tentaram usar só por 10 minutos mesmo, senão veriam o quanto é mais fácil.

Khallil de Abreu Santos

Vai me fazer falta, uso desde o lançamento.
Pra mim foi o melhor gerenciador de e-mail que já usei, recebi a mensagem para migrar para o gmail, pois o inbox vai ser descontinuado em março. Que tristeza, espero do fundo do coração que eles incrementem o Gmail com as funcionalidades do Inbox.

Isael Ferreira

Dont be evil é o caralho. Deixe meu querido inbox quieto.

Rafael Hoff

Verdade. O Inbox é muito mais objetivo e com interface mais limpa. Hoje tentei voltar pro Gmail e em 5 minutos perdi a paciência com a lentidão, sem falar da falta do recurso de lembretes, o que é muito útil. O Inbox ficou tão prático que cadastrei minha caixa de email de trabalho no Gmail só para poder visualizar com a interface do Inbox. Espero que alguma outra empresa lance algo similar e free.

johndoe1981

Já vai tarde esse Inbox, interface confusa demais.

Leonardo Feelckins

achei cômico

Tiago Freitas

Eu nem sabia da existência desse produto da Google. Sério!

Tiago Freitas

Tudo é questão de costume e prática.

SR 71 Pássaro Preto

Desde que lançaram esse Imbox eu pensei: pra que eu vou instalar um aplicativo que tem quase as mesmas funções que o Gmail?.

Elói Carneiro

uma coisa que aprendi com com o Inbox foi arquivar as mensagens, hoje trabalho com o conceito de caixa de entrada zerada, porém com no gmail mesmo.

Thiago Lopes

Ele falou por ele. Leia novamente, o verbo tentar está na primeira pessoa do singular.

Benício Pereira

:(

Victor Serrão

Caramba, eu estava digitando isso... hahahaha

Renan Alves

google sendo google

Exibir mais comentários