Início » Brasil » PSOL quer limitar encaminhamento de mensagens no WhatsApp

PSOL quer limitar encaminhamento de mensagens no WhatsApp

Segundo O Globo, o partido voltou atrás no pedido de suspensão do WhatsApp para impedir fake news

Victor Hugo Silva Por

O PSOL revisou sua ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pedia a suspensão do WhatsApp até o fim da eleição. Segundo O Globo, o partido agora solicita que a Corte tome as ações necessárias para impedir a disseminação de notícias falsas no aplicativo.

A manifestação do PSOL destaca a sugestão feita em conjunto por Agência Lupa, UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e USP (Universidade de São Paulo). O grupo pede que o WhatsApp limite o encaminhamento de mensagens.

WhatsApp (Foto por Webster2703/Pixabay)

No início do ano, o aplicativo restringiu no número de repasses de mensagens, passando de 250 para 20 pessoas ou grupos por vez. Na Índia, onde foram registrados casos de linchamento devido a fake news, o número foi reduzido para 5. A sugestão é de que este seja o limite usado temporariamente no Brasil.

O pedido também prevê um limite menor para as listas de transmissão. Atualmente, é possível usar esse recurso para encaminhar a mesma mensagem para até 250 pessoas de uma só vez. Com a redução desse número, o grupo espera dificultar a disseminação das notícias falsas.

A terceira sugestão envolve a limitação do número de participantes de grupos criados no Brasil nas próximas semanas. A medida não afetaria os grupos já existentes, mas visa desencorajar a criação de conversas coletivas que espalhem fake news.

Disparo em massa no WhatsApp

A ação do PSOL junto ao TSE foi feita após a Folha de S.Paulo revelar um suposto esquema de disparo de mensagens no WhatsApp patrocinado por empresas que apoiam Jair Bolsonaro (PSL). O novo texto enviado pelo partido pede medidas capazes de coibir abusos na eleição, incluindo a aplicação de multas.

O PSOL afirma que o WhatsApp está sendo usado na disseminação de notícias falsas, apesar de um esforço do TSE antes do início das eleições. "As notícias falsas não foram controladas, seja pelo TSE, seja pelo aplicativo de mensagens", afirma o partido.

Ainda de acordo com o documento, as fake news "ajudaram a definir opções de voto e manifestações de apoio a determinados candidatos". Para o partido, as medidas seriam necessárias para a "manutenção da legitimidade do pleito".

Segundo O Globo, o PSOL retirou o trecho que dizia que, caso necessário, fosse "suspenso o aplicativo em todo o território nacional a partir de sábado, dia 20/10/18, até o fim das eleições". O partido, por sua vez, afirma pelo Twitter que não pediu a suspensão do WhatsApp.

"Queremos medidas contra a propagação de mentiras, como as sugeridas por pesquisadores e pela Agência Lupa". O PSOL foi procurado pelo Tecnoblog, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O texto será atualizado assim que houver uma resposta.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .
O TSE não acatou.
Felipe Liʍa
eh oq o google tentou fazer com Hangouts, e posteriomenter, com o novo app de MENSSAGENS! Ele usa tanto as mensagens pela rede de dados deles, ou enviar/receber SMS!
odnlo
Grupo da família com militar bolsominion e é o que mais chega, ngm aguenta mais
nice guy
iMessage utiliza tanto internet quanto SMS para enviar as mensagens. Entre iDevices ele utiliza um protocolo proprietário da Apple, ficando o SMS apenas para backup. Entre iDevices e outros sistemas como o Android a comunicação é feita via SMS, com direito a bolha de texto em cor diferente para salientar que seu amigo é um plebeu.É como se fosse um misto de zapzap com sms, a "mágica" dele é não fazer a diferenciação de qual tecnologia está sendo usada pro usuário final.
Lairton Gomes
Ou os pedidos de censura ao Danilo Gentili
Hector Bonilla
Fato irrepreensível e incontestável.
Telespectador
Que isso mago rs.
Hector Bonilla
Não, não; Me refiro às mensagens enviadas pelas empresas. Não conheço ninguém que tenha recebido, sempre são enviadas pelos próprios usuários da minha lista de contatos.
Felipe Liʍa
mas pelo iMessage vc consegue ler/enviar SMS?
Felipe Liʍa
mas as tiazinhas q gostam de compartilhar esses fakenews nao vao saber mexer no Telegram.... irao pensar q eh TELEGRAMA!
Felipe Liʍa
da block na pessoa
Felipe Liʍa
mas os GRUPOS DA FAMILIA iriam agradecer se limitassem esses spam encaminhados!
Felipe Liʍa
mas na CHINA vc pode falar de tudo.. menos do PC e do Tibet
Felipe Liʍa
ai vc vai pesquisar melhor, ai percebe q sao "encenacoes" piores q do Portas do Fundos..
R0gério
Nunca recebi.
João
Até concordaria se as escolas não tivessem a maioria professores esquerdistas. As universidades então... Nem quero lembrar.
zoiuduu .
Eles queriam a censura completa hein
zoiuduu .
e só conheci 2 pessoas que votam no pt, eu nunca recebi essas msg, mas vai que tem kkkmas deve ser coisinha poca
Keaton
Nope. Zero via WhatsApp. E tenho 2 numeros de wpp...
Rod
TSE tem jurisdição nos EUA?
Baidu feat MC Brinquedo
Parei no PSOL!
Vitor
Independente de Fake News ou não, querer manobrar e proibir o WhatsApp mostra só como essa galera de esquerda gosta de um regime anti-democratico com bloqueio de informação. Especialmente o PSOL.
Leonardo Souza
Trabalho com venda pelo Whatsapp, especificamente em grupos, e está chato postar de 20 em 20 o nosso anuncio. Tenho amigos que estão copiando e colando mensagens em grupos. Precisamos de ajuda, não de pessoas que atrapalhem. #forapsol
DanielBastos
Tô torcendo demais pra eles conseguirem bloquear.Acho que iria ter uma repercussão lindamente negativa que nenhum político nunca mais iria tentar.
Orley Lima
Nossa. Aqui pra mim chegou forte. Todos os parentes receberam essa merda e ficaram mandando...No começo até tentei explicar e mostrar que era notícia falsa, mas eles sempre tentavam justificar de alguma forma...Hoje já saí dos grupos de família e bloqueei geral.
DanielBastos
Não discordo mas, de modo geral:Se vc espera que um político qualquer te de educação, vai morrer burro.
Corvo
Ficaram alguns posts atrás, lá está infestado deles.
Corvo
Em muitos destes vídeos estão discutindo com os mesários, diretor do TRE (não sei bem se é diretor que fala, o comandante la da parada), e muitos até com polícia presenciando.
Corvo
jamé
johndoe1981
Liberdade e democracia só eles querem ter direito. Qualquer opinião contrária a dos canhotos é automaticamente rotulada de "fake news", "discurso de ódio", "fascismo", e outras baboseiras que inventaram.
johndoe1981
kkk
Eduardo Braga
Pois é. Se uma pessoa tá na rua, mando tanto SMS quanto uma mensagem no wpp, só pra ter certeza. Devem me odiar.
johndoe1981
Pra ser sincero, eu nunca vi.
Eduardo Braga
Lá o SMS é realmente é "mensageiro" mais usado, e o iMessage como consequência. Muita gente lá nem sabe o que é Whatsapp. O que sempre vejo é que eles conhecem porque têm amigos/parentes pela Europa ou Ásia.
johndoe1981
Novidade esses grupos canhotos quererem apelar pra censura...
batata 4russia
É impossível parar a propagação de fake news pelo whatsapp, já que é feito por pessoas que NÃO TEM discernimento para reconhecer uma notícia falsa. Agora se o problema é empresas que espalham fake news, o próprio whatsapp já tem uma ferramenta para identificar contas com atividades suspeitas e ou automatizada. Paiassada isso ai de suspender o whatsapp até o fim da eleição...
Amarildo
Eu também nunca recebi. As mensagens que vejo são dos próprios participantes dos grupos que faço parte. Eles que postam e divulgam.
Vitor Gyn
O que é SMS? #zuano
Vitor Gyn
Não, mas é tipo a reclamação da Manuela D'avila. Ela pediu censura de memes. Chamando de fake news... talvez é isso, a tal fake news deles.
Vitor Gyn
E mesmo eu sendo pró bolsonaro, acho comédia esses memes. Quem reclama, é só papo de perdedor.
Vitor Gyn
Se ocorreu ou não essas fake news, é fato que fazer algo agora é inútil, nem da tempo mais até o segundo turno (daqui uma semana).
igoiaba
O TSE só barra notícias se derrubar o WhatsApp, como aconteceram algumas vezes antes, onde algumas investigações relacionadas derrubaram. Todo mundo corre para o Telegram (escape pós-queda do WhatsApp) e a onda continua.
Hector Bonilla
Whatsapp nada mais é do que um meio digital de fofocas de comadres. Está manipulando o povo coitadinho ? A responsabilidade são dos próprios políticos que não deram educação para o povão aprender a discernir o que é falso do verdadeiro. Ainda assim é mais democrático que meios de manipulação concentradas na mão de alguns.
Bruno Sousa
SMS? O que eu já li é que o iMessage é mais usado que o WhatsApp lá.
Bruno Sousa
Também não.
Drax
Pô, no meu só recebo meme, tipo esse: https://uploads.disquscdn.c...
Paul
Aqui ainda não.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Nunca vi nem ouvi.
Caleb Enyawbruce
Ta aí mais uma demonstração publica de q "essa gente de vermelho" adora uma ditadura
Caleb Enyawbruce
Sabe oq é mais trágico (e q poderia ser comico)? A FSP faz parte da tal organizacao q define oq é ou nao fake news... Tão de brincadeira...
André G
O SMS pode chegar, mas não significa que a pessoa vai ler. Eu desativei as notificações para SMS uma vez, aí certo dia recebi um SMS importante e não vi, só fui ler quase um mês depois.Tem gente que nem olha as notificações, o celular da minha mãe por exemplo tem sempre um monte de notificações e ela não olha, então não adianta mandar SMS pra ela.
Caleb Enyawbruce
nunca nem vi
Wagner Albuquerque Filho
Verdade :P (mas é mais certo chegar, pois não precisa de wifi nem 3g para o destinatário receber)
Paul
Certeza de chegar ao destino? KkkkkRapaz, há controvérsias nessa afirmação. Sarcasmo?
Paul
Nenhum esquerdista aqui: Acho que seria mais como é na China.
Hector Bonilla
Pergunto a todos: Alguém recebeu, ou conhece alguém que recebeu essas mensagens de disparo em massa dessas empresas? Isso pra mim é caviar.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Eu proibi de me adicionarem nos grupos de família, falei que se colocasse lá ia mandar vírus pra todo mundo. hehehe
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Só pra criar histeria coletiva, minhas tias todas ficaram apavoradas com a urna que ao digitar "1" autocompletava para "13" e outro vídeo que o cidadão colocou "17" e dava "voto nulo", depois foram ver é pq o cidadão de bem estava votando para governador e não presidente.
Wagner Albuquerque Filho
Eu gosto do SMS tanto pela nostalgia como pela certeza de chegar até o destino.
Wagner Albuquerque Filho
Alguém de esquerda pode me explicar a censura que o PSOL deseja fazer? É tipo a censura que ocorre em CUBA e VENEZUELA ou tipo a que ocorre na COREIA DO NORTE e na CHINA?
Bruno Pinho
Nos EUA, o SMS é mais usado que o Whatsapp.
Juan de Souza
Bingo! Eles não possuem provas! :)
Juan de Souza
Partido socialista é isso... Depois defendem a "liberdade"... Ah vá né... Hipocrisia...
Paçaro
Aí é bem zoado mesmo.
Rod
SMS? Lol
Bruno Sousa
O pedido inicial era de censura mesmo.Pediram a suspensão do aplicativo até o final do segundo turno.
Alexandre Roberto
Prevendo o futuro...tem operadora que vai aumentar o preço do pacote de sms do seu pré-pago
Bruno Sousa
Eu gosto do PSOL porque a fama que eles têm de ser o partido dos ursinhos carinhosos faz eles passarem completamente despercebidos quando agem como ditadorzinhos mequetrefes, como por exemplo, ao pedirem o bloqueio das comunicações de um aplicativo de mensagens durante 2 semanas.
Roberto Furutani
Essa opção de aceitar ou não convite para grupo faz muita falta.
Paçaro
Juro que aconteceu, mas fui avisar no zap e acabei esquecendo de denunciar aos orgãos competentes.
Paçaro
Dificultar não é censurar.O usuário vai poder continuar encaminhando pra um trilhão de contatos, só vai ter mais trabalho.
Paçaro
Independente da motivação por trás disso, tá mais do que certo. Me livra de fake news e de parente me mandando vídeo "engraçado" e mensagem de bom dia.Aproveita e muda pra que o usuário possa escolher se aceita convite pra grupo ou não.
Robert Rey
O PSOL e o Andrade queriam CENSURAR o Whatsapp, com todas as letras, bem do jeito que a ideologia deles gosta. Mas o fascista é "o coiso" lá. Por falar nisso, agora é a minha vez de perguntar a FSP: Cadê as provas?
André G
Em vários grupos eu recebi áudios e vídeos sobre fraudes nos dias da eleições. O interessante é que ninguém denuncia as fraudes aos mesários ou responsáveis pelas zonas eleitorais, eles só denunciam em áudios.Parece até avistamento de disco voador, você tem um monte de gente afirmando que viu e até gente dizendo que foi abduzida, mas ninguém tem uma prova.