Samsung cai e Huawei cresce em vendas de smartphones no mundo
Mercado de celulares caiu 6% em relação ao terceiro trimestre de 2017, mas Huawei teve aumento de 32,9%
Mercado de celulares caiu 6% em relação ao terceiro trimestre de 2017, mas Huawei teve aumento de 32,9%
A consultoria IDC publicou na quinta-feira (1º) um levantamento preliminar do mercado global de smartphones que repete a história do trimestre passado: a líder Samsung viu suas vendas de celulares caírem, enquanto a chinesa Huawei se consolidou na segunda posição, à frente da Apple, com um forte crescimento de 32,9%.
O relatório é referente ao terceiro trimestre de 2018 e mostra que as empresas comercializaram 355,2 milhões de smartphones no mundo, uma queda de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Quem mais sentiu a redução do mercado foi a Samsung, cujas vendas caíram de 83,3 milhões no terceiro trimestre de 2017 para 72,2 milhões no levantamento atual, uma baixa de 13,4%.
Estas foram as empresas que mais venderam smartphones entre julho e setembro:
A IDC afirma que “o lançamento do Galaxy Note 9 foi bem sucedido”, mas que o “maior desafio da Samsung é o território que eles estão perdendo nos segmentos intermediários e de entrada”. Um movimento que pode ajudar a reverter isso é a inclusão de novos recursos em smartphones que não são flagships. Recentemente, a empresa lançou o Galaxy A9, um intermediário premium com quatro câmeras traseiras.
A Huawei, que quer liderar o mercado global de smartphones até 2020, continuou “competitiva” no segmento premium, com atualizações nos celulares das linhas P e Mate, segundo a IDC. Outra que conseguiu forte crescimento, de 21,2%, foi a também chinesa Xiaomi, cujos aparelhos Redmi 5A, Redmi 5 Plus e Redmi Note 5 continuam com boas vendas.
É bem provável que a Huawei volte para o terceiro lugar no próximo trimestre, entretanto: o período entre outubro e dezembro é tradicionalmente forte para a Apple, já que os consumidores procuram pelos iPhones recém-lançados no fim do ano. No quarto trimestre de 2017, a Apple chegou a ultrapassar a Samsung, liderando o mercado global de smartphones.