Início » Negócios » Uber tem prejuízo de US$ 1 bilhão e tenta depender menos de carros

Uber tem prejuízo de US$ 1 bilhão e tenta depender menos de carros

Uber teve maior faturamento em corridas e Eats, mas perdeu US$ 1,07 bilhão; empresa planeja IPO na bolsa de valores em 2019

Felipe Ventura Por

O Uber teve prejuízo de US$ 1,07 bilhão no terceiro trimestre deste ano. Trata-se de um valor considerável, mas na verdade é uma redução de 27% em relação ao mesmo período do ano passado — as perdas vêm diminuindo aos poucos. Além disso, o volume de corridas aumentou, assim como a receita do Uber Eats para delivery de comida. A empresa planeja estrear na bolsa de valores em 2019.

Uber

Somando o valor total das corridas e das entregas, o Uber recebeu US$ 12,7 bilhões no trimestre. Isso inclui US$ 2,1 bilhões do Uber Eats, aumento de 150% em relação ao ano passado.

O CEO Dara Khosrowshahi quer diversificar os negócios do Uber. Ele acredita que, em dez anos, apenas 50% da receita global virá de corridas em carros. O restante dependeria do Uber Eats, aluguel de bicicletas e patinetes, e transporte de carga por caminhões (Uber Freight).

Descontando o valor pago aos motoristas e entregadores, a receita do Uber foi de US$ 2,95 bilhões. Isso já leva em conta as promoções para passageiros, os incentivos para motoristas e os reembolsos. O valor representa uma alta de 38% se comparado ao ano anterior.

Por que o Uber tem prejuízo

Como todo esse dinheiro se transforma em prejuízo? Afinal, o Uber não paga pelos carros, combustível nem manutenção. Explicamos antes que sai caro manter uma infraestrutura global; além disso, parte da receita é investida em P&D para veículos autônomos.

O CrunchBase nota que boa parte dos custos está em vendas e marketing; gastos administrativos (salários, pró-labore); e pesquisa e desenvolvimento. Basicamente, sustentar a estrutura do Uber é algo que atualmente custa mais caro que a empresa obtém com corridas e entregas.

O diretor financeiro Nelson Chai diz em comunicado que o prejuízo de US$ 1,07 bilhão decorre de investimentos “em toda a nossa plataforma, incluindo delivery, frete por caminhão, bicicletas elétricas e patinetes, além de mercados com alto potencial na Índia e no Oriente Médio, onde continuamos a solidificar nossa posição de liderança”.

Uber

Em outubro, o Uber começou a operar um serviço de patinetes elétricos nos EUA. A empresa adquiriu a startup Jump que trabalhava com compartilhamento de patinetes e bicicletas. Ela também quer testar seu veículo voador elétrico em São Paulo e no Rio.

Claro, o Uber não se esqueceu das corridas por carro. A empresa lançou o Uber Juntos, substituindo o Pool no Brasil; estreou um serviço de assinatura nos EUA que “remove” a tarifa dinâmica; e criou um app Lite para mercados emergentes.

Ela recebeu um investimento da Toyota que colocou seu valor em US$ 72 bilhões; isso pode chegar a US$ 120 bilhões no IPO planejado para o ano que vem.

Com informações: Axios, TechCrunch.

Tecnocast 095 – O Uber está piorando o trânsito das cidades?

Eu sempre tive a impressão de que o Uber estaria diminuindo a quantidade de carros em circulação nas grandes cidades. A lógica é simples – manter um carro pode ser muito mais caro do que usar apenas apps, dependendo do trajeto que você faz no seu dia-a-dia.

Mas de acordo com uma pesquisa que publicamos semana passada, não é bem assim. O Uber (e os apps no geral) geram mais trânsito do que um carro pessoal, por exemplo. Nesse episódio discutimos os detalhes dessa pesquisa além de alternativas para contornar esse problema. Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wendy Lynne

Hi❤ I wanna ċhαt with you😏
https://google.com/#btnI=ru...
My id @879783

Gina Bennett
Palhaço dançarino B/W

E é o mais caro, no 99 é muito mais vantagem, mas nunca mais voltarei desde o dia que meu cartão foi clonado

Palhaço dançarino B/W

Uber Fight seria interessante

Helmut

Por causa disso aqui: "Somando o valor total das corridas e das entregas, o Uber recebeu US$ 12,7 bilhões no trimestre."

Você tem um negócio que movimenta US$ 14 bilhões no trimestre, o prejuízo não indica, necessariamente, que a empresa está no vermelho.

Zé Colmedia

Uber só cresce!!!

Viva o Capitalismo.

zoiuduu .

o meu nunca deu erro, mas se desse eu ia desistir tb kk

Luizão

cara, vc ta confundindo lucro com faturamento.

se a empresa fatura 6,5 bi e teve preju de 2,8 bi, ela deveria ter faturado 9,3 bi para ficar no 0 a 0.

lucro = seu faturamento (ou seja a grana que entrou) - custos (impostos, custos operacionais etc....)
se o custo for menor q o faturamento, vc teve lucro, sua empresa está saudável, se o lucro for negativo, vc teve prejuízo, ou seja, só startup com investidores q botam bilhões na empresa vai conseguir continuar de pé.

o q o uber faz, na minha visão é dumping de mercado, e devia ser proibido.

johndoe1981

O atendimento do Uber em geral é melhor que o do 99, só isso, mas o preço em compensação é maior também na média. Os carros e motoristas são os mesmos, a diferença é se tiver algum problema e precisar de suporte, aí o Uber é bem melhor.

Frederico Martins

Nunca tive problema com Uber, já o 99 desisti de usar por conta do app, nunca localiza corretamente. Mas muito do que o povo fala deve ser pq já esqueceram como era o serviço antes, chamado de táxi. 😂😂😂

Valéria Pereira

Que sujeito retardado é esse tal de Eduardo Soares?
Como assim ela só perdeu um bilhão e lucrou 5 bilhões?
Tá com a explicação igual a da Dilma Rousseff.
Desde o ano 2009 quando essa empresa foi criada ela não registrou nem rendeu nenhum dólar de lucro pra ninguém até hoje, nem pra donos, nem os fundadores, nem investidores, ninguém ganhou nem um real até hoje. Os prejuízos somados desde 2009 totalizam mais de 5 bilhões de dólares.
Quer que eu desenhe?

Welber Maba

Táxi é limitado, não causa Trânsito

zoiuduu .

te gente aqui reclamando do uber,, o que vcs realmente passaram? (nao o que falaram por aí, e sim o que vc experimentou com a uber), eu só usei 99 e foi ótimo todas as vezes, e o povo ainda diz q é pior q uber , aí nao entendo

Thiago Alves

Quando um investidor investe numa empresa ele não quer saber exatamente o que a empresa tem ou como ela está e sim onde ela pode chegar. Esse 1bi que eles perderam quem paga são os investidores que acreditam que mesmo ela não tendo dado lucro esse ano vale a apenas cobrir. Em média o investidor de capital de risco só investe numa empresa ele perceber que poderá vender sua parte por um valor X que ele estipulou em 7 anos.

Thiago Alves

É muito simples! E só não dirigir!

Exibir mais comentários