Início » Negócios » Samsung estima que lucro despencou 60% no primeiro trimestre

Samsung estima que lucro despencou 60% no primeiro trimestre

Queda nas vendas de chips de memória e telas são os vilões que mais afetam a Samsung

Emerson Alecrim Por

A Samsung vai apresentar os resultados financeiros do primeiro trimestre de 2019 só no final do mês, mas estima que o lucro da sua divisão de eletrônicos caiu cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa deverá ser a queda mais acentuada na lucratividade da Samsung Electronics nos últimos quatro anos.

Samsung Research America, em Mountain View (Foto: Divulgação/Samsung)

Nas previsões da companhia, o lucro operacional do primeiro trimestre de 2019 ficará em 6,2 trilhões de wons (moeda sul-coreana), montante equivalente a US$ 5,5 bilhões. No mesmo período do ano anterior, o lucro correspondeu a US$ 13,76 bilhões.

Apesar de o primeiro trimestre de 2018 ter sido mais favorável, a Samsung encerrou os últimos três meses do mesmo ano com queda no lucro. Em parte, o problema foi ocasionado pela queda na demanda por celulares e chips de memória.

Com relação ao primeiro trimestre de 2019, é praticamente certo que o segmento de dispositivos móveis também contribuiu para o encolhimento das cifras, mas os maiores vilões deverão ser o segmento de telas e, novamente, o de chips de memória, o que não surpreende: esse mercado está passando por uma diminuição sazonal de demanda.

Chip LPDDR5 Samsung

Na previsão de analistas, as vendas de chips de memória só deverão melhorar no segundo semestre de 2019, período previsto para que as empresas de datacenters voltem a fazer grandes pedidos de componentes.

Já o segmento de telas poderá ter um futuro mais duvidoso. A própria Samsung alertou, em ocasião anterior, que os preços de painéis LCD estão caindo mais do que o esperado por conta da expansão da capacidade produtiva da indústria chinesa. Ao mesmo tempo, a demanda por suas telas OLED tem recuado.

Por conta desses fatores, o momento é de cuidado. Mas existe um segmento que tem animado toda a indústria, inclusive a Samsung: o de redes 5G. Para a companhia, a demanda por chips e equipamentos para esse novo mercado deverá ter impacto bastante positivo em suas vendas nos próximos anos.

Em um prazo mais curto, a empresa espera que as vendas da linha Galaxy S10 tragam resultados animadores.

Com informações: Bloomberg, CNBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Cristina Nascimento

Em se tratando de fabricantes de smartdevices, é sempre assim: lançou o atual, e já começam rumores e conceitos do próximo. Tou abismada q não tem já especulação do S11, mas daki uns dias chega.

Hemerson Silva

Tá cedo kkk

Hemerson Silva

Não é maquiagem, o que importa mesmo é o valor agregado do produto, e não necessariamente produção em massa.

raphael_silva

Do que você está falando cara? Vendeu-se 46 milhões de unidades do iPhone no Q4 2018, a Apple não avisa quais iPhones foram por modelo, só isso.

https://www.apple.com/newsr...

Cristina Nascimento

Eu quero saber do Galaxy S11, como q tá indo? Os rumores, o q esperar..

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

A Samsung divulga os números ou não?

"É cada coisa que a gente lê aqui.. Puts" foi o que eu pensei quando li o seu comentário lá em cima.

Capitão Caverna

Não vem ao caso?!
É OBVIO quem vem ao caso.
É cada coisa que a gente lê aqui.. Puts

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Isso não vem ao caso... diversas empresas no mundo não divulgam seus números (microsoft com xbox por exemplo)... a apple era das "poucas" que eram transparentes nesse sentido...

Uma duvida. a Samsung divulga esses números? por exemplo: "vendemos X numero de telas, x numero de smartphones, x numero de chips"

posso estar equivocado... mas se não me engano ela não divulga também não...

Capitão Caverna

Vc sabe que isso é pra maquiagem né?

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Ela optou por não divulgar o numero de vendas de produtos, e não o resultado financeiro em si... o resultado financeiro será revelado normalmente no final desse mês.

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

apple perde = Samsung perde! simples.

Jairo ☠️

É uma queda brutal

Capitão Caverna

Enquanto uma divulga a queda em números, a concorrente atrasada optou por não divulgar mais os números.