Início » Celular » Huawei cresce 50% e se aproxima da Samsung em vendas de celular

Huawei cresce 50% e se aproxima da Samsung em vendas de celular

Diferença de participação de mercado mundial entre Samsung e Huawei está em apenas 4,1%

André Fogaça Por

A Huawei voltou oficialmente ao Brasil com o P30 Pro e seu irmão mais simples, o P30 Lite. O avanço no mercado brasileiro pode ser resultado do crescimento de 50% da empresa no mercado internacional, enquanto que suas principais concorrentes globais perderam espaço em vendas.

De acordo com dados publicados pelo IDC nesta terça-feira (30), a Huawei está em segundo lugar em uma tabela com as seis empresas que mais participam do mercado mundial – onde quatro das seis são chinesas, representadas pela Oppo, vivo, Xiaomi e Huawei. O crescimento da marca acontece mesmo sem a presença nos Estados Unidos, mas com clara ajuda da expansão da marca pela Europa e o recente retorno ao Brasil.

O relatório divulgado mostra que o crescimento da Huawei foi de 50,3% no primeiro trimestre de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. A Samsung, que ocupa o primeiro lugar no ranking, perdeu 8,1% no trimestre avaliado, mesmo com as vendas positivas da linha de produtos do Galaxy S10.

A Apple, que está no terceiro lugar, perdeu 30,2% de mercado e hoje representa 11,7% dele. O que chama atenção é que o recente corte de preços na China e do iPhone XR na Índia, junto de programas de trocas em alguns países não foram suficientes para aliviar a queda.

A lista das empresas em participação de mercado no primeiro trimestre de 2019 ficou assim:

  1. Samsung: 23,1%
  2. Huawei: 19%
  3. Apple: 11,7%
  4. Xiaomi: 8%
  5. Vivo: 7,5%
  6. Oppo: 7,4%
  7. Todas as outras somadas: 23,2%

Com informações: IDC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod

O problema andar dados pro governo chinês*

na boa a galera fala isso ja a quase 8 anos...

Franklin

Pelo visto, em breve o top-5 será de empresas chinesas

Alberto Junior

Samsung, contente-se com o segundo lugar enquanto pode, pois irá despencar ainda mais. Não tem jeito, as chinesas estão no topo em inovação e são mais acessíveis. Em breve as Chinesas vão dominar o Top 5

Carlin

Faz muito sentido no que você falou. Mais o que é "inovação" hoje? Acho que a unica coisa realmente inovadora que temos no mercado hoje é o aparato de câmeras (zoom analógico) da Huawei, nem falo do aparelhos dobráveis pois já ficou claro que não passam de produtos "inacabados" e que ainda precisam passar por sérios refinamentos até serem realmente comerciais! Mas um ponto interessante sobre a Apple é como ela consegue fazer o "mesmo" mas de um jeito melhor, e que no fim acaba virando padrão ou parâmetro no mercado, a Apple não inventou o sensor biométrico mais ela foi extremamente importante pra difundi-lo no mercado em 2013, se não estou enganado, a Motorola já havia lançado um aparelho com uma especie de sensor biométrico antes do iPhone 5S, mas ninguém lembra, e se lembra não faz elogios! A Apple custa em inovar acredito que a ultima grande inovação dela esta no FaceID, ela conseguiu adaptar um "kinect" para um telefone celular, até hoje ninguém se aventura nessa alternativa. A Apple ainda continua refinando muito bem o que já esta no mercado, a Samsung vem aprendendo isso, e aos poucos vai se tornando referencia/parâmetro também, mas não tem como não dizer que a Apple ainda consegue entregar um aparelho fascinante e que consegue se manter usável por muitos anos!

Comentário Mil Grau℗

E pensar que LG e Motorola estavam nesse bolo. Até a Lenovo antes de comprar a Motorola era Top 5.

Paçaro

Meu é um Mate 20 Pro. Acabei pegando ele por ser superior ao P30 Pro em várias coisas, perdendo um pouco na camera.

Robert Rey

Não uso Facebook, Twitter e não tenho nada demais na minha conta do Google. Tenho 58 anos e sou das antigas. Gosto de minhas coisas off-line. E sim, ser chinês também é um grande contra.

Will

o seu é o pro ou o lite?

Paçaro

Mas você confia em Facebook, Google, etc? Ou o problema é ser chinês?

Robert Rey

Não. Principalmente por não confiar meus dados (principalmente bancários) em uma marca que tem uma reputação tão duvidosa nesse sentido. Isso vale para a todas as chinesas, inclusive Xiaomi.

TukhMd

E pq alguém teria "simpatia" por marca de celular? Acionista da concorrência?

TukhMd

Não acho que a vida esteja tão fácil para ela, sua base de clientes está caindo, e sua presença hoje é periférica ou nula nos dois mercados que vão puxar o crescimento de novos usuários na próxima década - Índia e China. Mais do que isso, a empresa perdeu a gana por inovar e hoje repete features já lançadas pela concorrência. Em algum momento isso vai impactar no faturamento e tendo a achar que, quando surgir, a ladeira será bem íngreme...

Robert Rey

Começa pela simpatia com a marca, a qual eu não tenho nenhuma. Depois passa pelos inúmeros reviews que já li e assisti pela internet, não acho o Hardware bonito (pode até ser bem construído) e a EMUI eu acho pavorosamente bizarra e horrenda. Já tive a oportunidade de mexer em alguns nas minhas idas ao Paraguai e o desinteresse continuou exatamente o mesmo.

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Mesmo na terceira colocação a apple está "rindo atoa" pelo resultado financeiro que ela divulgou nesse trimestre... Não atoa ela deu um salto de 15% hoje na bolsa. Já a Samsung é a que está claramente na pior e prestes a perder o posto.

Exibir mais comentários