Início » Aplicativos e Software » Firefox 68 tem leitura com modo noturno e extensões recomendadas

Firefox 68 tem leitura com modo noturno e extensões recomendadas

Nova versão do navegador da Mozilla também corrige falhas e melhora segurança

Por
09/07/2019 às 17h30

O Mozilla Firefox chegou à versão 68.0 nesta terça-feira (9) e trouxe duas novidades importantes no desktop: um modo escuro mais completo na visualização de leitura e uma tela de extensões recomendadas. O navegador também possui falhas de segurança corrigidas e oferece mais privacidade.

Mozilla Firefox 68

A visualização de leitura do Firefox já permitia configurar a cor de fundo entre claro, sépia ou escuro — mas, mesmo nesta última opção, toda a interface do navegador permanecia branca. Agora, todas as barras de ferramentas do navegador também ganharão um aspecto menos brilhante para não ofuscar sua visão à noite.

A Mozilla também colocou em prática seu plano de tornar as extensões mais seguras. O Firefox ganhou uma tela que lista os add-ons recomendados “por suas excepcionais características de segurança, desempenho e funcionalidade”. De acordo com a Mozilla, “uma equipe do Firefox avalia minuciosamente cada extensão antes que receba o status de Recomendada”, então vale a pena conferir o about:addons.

Mozilla Firefox 68

Para que uma extensão seja recomendada pela Mozilla, ela precisa “não apenas funcionar como prometido, mas funcionar em um nível extremamente elevado”, diz a dona do Firefox. Também deve seguir regras de proteção de privacidade, ser agradável de usar, ativamente desenvolvida e relevante para o público internacional.

A lista de novidades também revela que o Firefox 68 possui proteções contra mineradores de criptomoeda e fingerprinting, uma técnica que permite identificar um indivíduo mesmo sem o uso de cookies. Além disso, qualquer site que peça acesso à câmera ou ao microfone será obrigado a fornecer uma conexão criptografada (HTTPS).

No iOS, as novidades do Firefox se concentram nos favoritos, que agora podem ter seus títulos e endereços renomeados diretamente no celular; e em uma configuração que obriga o navegador a sempre abrir um determinado site em modo de visualização de desktop.

O Firefox 68 já pode ser baixado no site da Mozilla, na App Store e no Google Play.

Mais sobre: ,