Início » Aplicativos e Software » Firefox 68 tem leitura com modo noturno e extensões recomendadas

Firefox 68 tem leitura com modo noturno e extensões recomendadas

Nova versão do navegador da Mozilla também corrige falhas e melhora segurança

Paulo Higa Por

O Mozilla Firefox chegou à versão 68.0 nesta terça-feira (9) e trouxe duas novidades importantes no desktop: um modo escuro mais completo na visualização de leitura e uma tela de extensões recomendadas. O navegador também possui falhas de segurança corrigidas e oferece mais privacidade.

Mozilla Firefox 68

A visualização de leitura do Firefox já permitia configurar a cor de fundo entre claro, sépia ou escuro — mas, mesmo nesta última opção, toda a interface do navegador permanecia branca. Agora, todas as barras de ferramentas do navegador também ganharão um aspecto menos brilhante para não ofuscar sua visão à noite.

A Mozilla também colocou em prática seu plano de tornar as extensões mais seguras. O Firefox ganhou uma tela que lista os add-ons recomendados “por suas excepcionais características de segurança, desempenho e funcionalidade”. De acordo com a Mozilla, “uma equipe do Firefox avalia minuciosamente cada extensão antes que receba o status de Recomendada”, então vale a pena conferir o about:addons.

Mozilla Firefox 68

Para que uma extensão seja recomendada pela Mozilla, ela precisa “não apenas funcionar como prometido, mas funcionar em um nível extremamente elevado”, diz a dona do Firefox. Também deve seguir regras de proteção de privacidade, ser agradável de usar, ativamente desenvolvida e relevante para o público internacional.

A lista de novidades também revela que o Firefox 68 possui proteções contra mineradores de criptomoeda e fingerprinting, uma técnica que permite identificar um indivíduo mesmo sem o uso de cookies. Além disso, qualquer site que peça acesso à câmera ou ao microfone será obrigado a fornecer uma conexão criptografada (HTTPS).

No iOS, as novidades do Firefox se concentram nos favoritos, que agora podem ter seus títulos e endereços renomeados diretamente no celular; e em uma configuração que obriga o navegador a sempre abrir um determinado site em modo de visualização de desktop.

O Firefox 68 já pode ser baixado no site da Mozilla, na App Store e no Google Play.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Omar

Mas o chrome não faz o mesmo? Não envia dados de quem o usa para alguém/empresa/governo?

Meiksonq

testei de novo agora e funcionou, tanto a opção padrão quanto a opção personalizado sem marcar nada, vlw

Edson

Hm... comigo ele sempre funcionou tranquilamente :/

Meiksonq

Acho que no dia fiz isso e não funcionou

Tiago Faustino

Ah tá. Então deve ter sido por isso que não tive muita dificuldade de migrar. Tinha umas 20 extensões mas voltadas à desenvolvimento e coisas mais comuns.

Tento manter o número de extensões no mínimo possível. Algumas que uso pouco até desabilito e habilito quando preciso.

Haja memória pra ter 100 extensões! Rs.

Edson

Caramba... eu só uso o UBlock e vivo doido pra desistalar

Edson

Experimente desativar o bloqueador de rastreamento... É normal que ele cause algumas incompatibilidades com sites com muitos rastreadores ou anúncios

KALAX

Enhancer for Netflix, Super Netflix, Subtitles for Netflix, Netflix Subtitle Options, Never Ending Netflix etc.

Anakin

OMG, eu uso 2 extensões, consigo nem pensar numa lista de 10, mas fiquei curioso, o que essa extensão da netflix faz?

KALAX

Extensões específicas para Netflix, Crunchyroll, MyAnimeList, e várias outras específicas para cada site. Eram quase 100.

No FF não consegui mal 30. Aí se eu quisesse abrir Netflix, tinha que ir pro Chrome.

E geralmente a pessoa só quer usar um browser mesmo...

Matheus Alexandre

Verduras foram ditas

Tiago Faustino

Eu migrei há 1 ano atrás para o Firefox. E realmente tinha muitas extensões e tive dificuldade em algumas. Mas no fim consegui me adaptar.

Você poderia dar exemplo de alguma extensão que tem no Chrome e não tem no Firefox? Ou quando você diz suporte, é em relação ao feedback aos desenvolvedores?

Denis

uso o firefox desde sempre, intercalando entre chrome, opera e recentemente edge....depois do quantum, só firefox...muito satisfeito com ele, mas o que falta mesmo é um firefox pro android que seja tão bom quanto desktop....

Denis

o problema é que os donos são chineses agora...

P. Herrera

Não mentiu. ¯\_(ツ)_/¯

Exibir mais comentários