Google Hangouts clássico sobreviverá até pelo menos junho de 2020
Google Hangouts clássico seguirá disponível na web, iPhone e Android; serviço de mensagens será desligado no G Suite em 2020
Google Hangouts clássico seguirá disponível na web, iPhone e Android; serviço de mensagens será desligado no G Suite em 2020
Se você ainda usa o Hangouts clássico, boa notícia: o Google adiou o fim do serviço para depois de junho de 2020; ele continuará disponível inclusive para clientes do G Suite, que terão mais tempo de migrar seus funcionários para o Hangouts Chat. No entanto, a empresa ainda quer encerrar as atividades do antigo mensageiro.
Inicialmente, o Google previa levar os recursos do Hangouts clássico ao Hangouts Chat até setembro, para encerrar o Hangouts clássico no G Suite a partir de outubro. No entanto, a empresa revisou o cronograma: “estamos oficialmente adiando a data de transição final… para não antes de junho de 2020”.
O Google alega que clientes do G Suite pediram para uma extensão do prazo, porque precisam de mais tempo para migrar seus funcionários do Hangouts clássico para o Hangouts Chat — um produto semelhante ao Slack e Microsoft Teams.
Portanto, agora o cronograma é este:
O Google explica em um artigo de ajuda que, mesmo no segundo semestre de 2020, “nenhuma alteração será feita na versão para consumidor do Hangouts clássico; continuamos a oferecer suporte aos consumidores do serviço”.
Ou seja, se você usa o Hangouts no Gmail, iPhone ou Android, o serviço continuará funcionando no ano que vem. Claro, a intenção do Google é encerrar esse mensageiro em algum momento, migrando os usuários para o Hangouts Chat e Meet.
Ainda assim, o Google terá cinco aplicativos diferentes de mensagem: além do Hangouts Chat e Hangouts Meet, há o Duo para videochamadas, o Mensagens para SMS e RCS, e o Google Voice.
Com informações: Google.