Início » Aplicativos e Software » Uber testa código de segurança para motorista não iniciar viagem sem passageiro

Uber testa código de segurança para motorista não iniciar viagem sem passageiro

Uber envia quatro dígitos ao passageiro via SMS e aplicativo; motorista só pode começar viagem após inserir código de segurança

Felipe Ventura Por

Alguns usuários do Uber precisam informar um código de quatro dígitos ao motorista antes que a viagem comece: trata-se de um recurso de segurança, atualmente em testes no Brasil, para que a corrida não seja iniciada sem o passageiro dentro do veículo. O código de segurança chega por SMS e através do aplicativo.

Se você e o motorista estiverem distantes um do outro, o aplicativo pode enviar ao usuário uma sequência de quatro dígitos. A corrida será iniciada apenas quando o motorista inserir esse código no próprio app.

Nosso repórter Lucas Lima pediu um Uber neste domingo (15) e recebeu o código pelo SMS e pelo aplicativo. Ele estava andando até um ponto de ônibus para se encontrar com o motorista.

Uber envia código de segurança

Uber pegou usuários de surpresa com código de segurança

A Uber confirmou ao Tecnoblog que está testando esse recurso no Brasil. Ele aparece para alguns usuários desde junho; e foi apresentado, sem muito destaque, na newsletter Minuto Uber enviada aos clientes em agosto.

"Quando um motorista parceiro informar que já chegou no ponto de encontro, mas percebermos que vocês estão longe um do outro, vamos te enviar um código de segurança por SMS ou pelo próprio app", explica a empresa. "O motorista deverá inserir o código no app dele, para termos certeza que vocês se encontraram e a viagem já pode começar."

Alguns usuários foram pegos de surpresa e não sabiam que um código seria necessário para iniciar a corrida. Outros lembram que isso cria um passo adicional se você pedir um Uber para outra pessoa: é necessário enviar o código de segurança via WhatsApp, ou através de uma ligação, para que a viagem possa começar.

Fique atento: se você receber o código, só o informe ao motorista quando estiver dentro do carro. Caso você envie o número antes disso, ele pode iniciar a corrida sem você.

Explicação sobre o código de segurança na newsletter da Uber:

Uber código de segurança

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan Vasconcelos Barbosa
Sou a favor do código!!! Uber sempre cobrando mais caro e segurança menor que a 99, a 99 pode ter seus problemas de suporte, mas conseguimos ver as viagens o que para o motorista,99 estás um passo a frente da Uber, sem contar que a taxa da 99 é muito inferior da Uber. Agora tem a questão dos passageiros que querem mordomia, ir buscar dentro do condomínio, o motorista gastam mais combustível indo buscar o passageiro e ainda perde tempo tendo que entrar e ainda são pra viagens curtas. Eu sou a favor como motorista e passageiro que cobre taxa pra ir dentro de condomínio. Ônibus tá ali, e não espera ninguém não, vai lá no ponto de ônibus então, nesse caso tinha que ter um sistema de início de corrida ou cobrar taxa como se fosse pedágio.
Fábio Trannin
É ótimo para bloquear os passageiros que dão golpe na plataforma "passageiro fantasma". Pedem viagem e depois abrem reclamação na plataforma, criando a desculpa que não saíram de casa. Ou seja, pedem viagem, deixam o telefone em casa e depois abrem reclamação, culpando o motorista para terem seu dinheiro de volta.
Love
Não vejo nenhum problema nisso, tirando o mínimo encômodo de ficar passando esse código para o motorista, não vejo problemas para implementar isso de vez.
Ivis Bravo
Achei otima a ideia, pois comigo ja aconteceu duas vezes de o motorista comecar a corrida com o passageiro errado no veiculo, principalmente em s
johndoe1981
E o 99 não faz PN pra aumentar a segurança de usuários ou motoristas, não é à toa que é mais barato.
Victor H
10 segundos se tudo correr bem. Se o bocamole não souber mexer no celular, 2 minutos. Se a bateria dele acabar , só perdeu tempo e dinheiro se deslocando até o passageiro.
Rafael Moreira
Isso deve contribuir para a diminuição da viagem para terceiros.
Rafael Moreira
Uber sempre trazendo algo diferente, enquanto a 99 Pop só fica na mesma. O suporte da 99 tanto presencial como via telefone é péssimo. Em questão de segurança a Uber está um passo a frente também.
Rafael Moreira
Uber sempre trazendo algo diferente, enquanto a 99 Pop só fica na mesma. O suporte da 99 tanto presencial como via telefone é péssimo. Em questão de segurança a Uber está um passo a frente também.
Breno Ribeiro
Mais seguro pro motorista, que tem sempre que pegar passageiro diferente do que aparece no app, e pro passageiro, que evita de levar um golpe.
Breno Ribeiro
Mais seguro pro motorista, que tem sempre que pegar passageiro diferente do que aparece no app, e pro passageiro, que evita de levar um golpe.
Daniel San
Eu recebi essa mensagem no início de Agosto, logo depois de ter reportado uma corrida falsa.
Michael dos Santos
Manda o código pelo zap.
Antony
E ótimo para pegar motoristas espertinhos no pulo
Dayman Novaes
Achei ótimo justamente para esses casos. Adiciona um passo a mais, mas é um passo que vai levar só uns 10 segundos a mais, e acaba aumentando a segurança, então vale a pena.
Guaip
Péssimo para quem pede Uber para os outros (onde praticamente 100% das situações o celular de origem estará longe do celular do motorista).
Guaip
Péssimo para quem pede Uber para os outros (onde praticamente 100% das situações o celular de origem estará longe do celular do motorista).