Início » Aplicativos e Software » Uber testa código de segurança para motorista não iniciar viagem sem passageiro

Uber testa código de segurança para motorista não iniciar viagem sem passageiro

Uber envia quatro dígitos ao passageiro via SMS e aplicativo; motorista só pode começar viagem após inserir código de segurança

Por
17/09/2019 às 12h27

Alguns usuários do Uber precisam informar um código de quatro dígitos ao motorista antes que a viagem comece: trata-se de um recurso de segurança, atualmente em testes no Brasil, para que a corrida não seja iniciada sem o passageiro dentro do veículo. O código de segurança chega por SMS e através do aplicativo.

Se você e o motorista estiverem distantes um do outro, o aplicativo pode enviar ao usuário uma sequência de quatro dígitos. A corrida será iniciada apenas quando o motorista inserir esse código no próprio app.

Nosso repórter Lucas Lima pediu um Uber neste domingo (15) e recebeu o código pelo SMS e pelo aplicativo. Ele estava andando até um ponto de ônibus para se encontrar com o motorista.

Uber envia código de segurança

Uber pegou usuários de surpresa com código de segurança

A Uber confirmou ao Tecnoblog que está testando esse recurso no Brasil. Ele aparece para alguns usuários desde junho; e foi apresentado, sem muito destaque, na newsletter Minuto Uber enviada aos clientes em agosto.

“Quando um motorista parceiro informar que já chegou no ponto de encontro, mas percebermos que vocês estão longe um do outro, vamos te enviar um código de segurança por SMS ou pelo próprio app”, explica a empresa. “O motorista deverá inserir o código no app dele, para termos certeza que vocês se encontraram e a viagem já pode começar.”

Alguns usuários foram pegos de surpresa e não sabiam que um código seria necessário para iniciar a corrida. Outros lembram que isso cria um passo adicional se você pedir um Uber para outra pessoa: é necessário enviar o código de segurança via WhatsApp, ou através de uma ligação, para que a viagem possa começar.

Fique atento: se você receber o código, só o informe ao motorista quando estiver dentro do carro. Caso você envie o número antes disso, ele pode iniciar a corrida sem você.

Explicação sobre o código de segurança na newsletter da Uber:

Uber código de segurança

Mais sobre: