Como ativar o AssistiveTouch; botão virtual do iPhone [bolinha]
Veja como ativar o AssistiveTouch, aquela bolinha que funciona como um botão virtual de início no iPhone
O AssistiveTouch do iPhone é um recurso de acessibilidade que ajuda pessoas com deficiência a realizar tarefas no celular com poucos toques. Mas, é conhecido principalmente por ser aquela bolinha que funciona como botão virtual no iPhone, para simular o botão Início. Saiba como ativar.
Tempo necessário: 5 minutos
O processo é bem simples e pode ser feito em poucos passos. Veja o procedimento no tutorial abaixo.
- Acesse às configurações
Com seu smartphone desbloqueado, acesse o painel de configurações para iniciar o processo de ativação;
- Vá até Acessibilidade
Na sequência, role a tela para baixo e toque no menu de Acessibilidade;
- Abra a página de toque
Assim que a página abrir, procure pelo campo “Toque” e acesse para ativar o AssistiveTouch;
- Acesse o AssistiveTouch
Note que o recurso está desativado. Por isso, toque para abrir o menu;
- Ative o recurso
Por fim, ative a chave do recurso para que a bolinha apareça no seu dispositivo.
Pronto! Após isso, a bolinha que funciona como o botão virtual de início no iPhone ficará visível na tela. Você ainda pode personalizar os comandos na página do recurso.
Para que serve o AssistiveTouch
O recurso de acessibilidade permite que pessoas com deficiência usem o telefone, mais especificamente a tela de toque, sem imprimir muita força (para apertar os botões, no caso). Isso possibilita a navegação no sistema apenas com uma caneta stylus, por exemplo.
A bolinha que aparece na tela pode ser personalizada para simular botões virtuais e gestos do sistema como o botão de Início, volume, atalhos para agitar o celular, abrir a central de controle ou de notificações, fazer captura de tela, reiniciar, abrir o Apple Pay, entre outros.
Mas o botão virtual é popular até entre pessoas que não têm deficiência alguma, isso pela alegação de que ele “não desgasta o botão físico”.
Até o iPhone 5, o botão de Início corria o risco de apresentar problemas após milhares de pressionamentos. No iPhone 6 e 6s a Apple aprimorou o componente, mas ainda assim algumas pessoas tinham medo de desgastá-lo, optando, então, por usar o botão virtual.
A partir do iPhone 7, o botão passou a ser um sensor de pressão, ou seja, não tem mais perigo de parar de funcionar após milhares de pressionamentos. Tanto que, ao tentar apertar com o telefone desligado, nada acontece.
A resposta tátil é feita por um motor de vibração, que dá a impressão de que o botão de Início “afundou” ao ser tocado.