Início » Telecomunicações » Telefónica, dona da Vivo, desiste da América Latina e venderá Movistar

Telefónica, dona da Vivo, desiste da América Latina e venderá Movistar

Grupo já vendeu operadoras da América Central. Brasil continua no centro das atenções da Telefónica

Lucas Braga Por

A espanhola Telefónica, dona da Vivo, decidiu abrir mão dos negócios em países de língua espanhola da América Latina. O Brasil, exceção na região, continua no centro da estratégia e não sofrerá mudanças, mas a operadora venderá as unidades da Movistar na Argentina, México, Chile, Peru e Equador.

A mudança faz parte de um plano de arrecadar 2 bilhões de euros em receita adicional até 2022. O presidente-executivo do grupo, Jose Maria Alvarez-Pallete, disse que “o modelo está esgotado e precisamos nos reinventar”. Oficialmente, a empresa fala de uma separação operacional dos negócios de língua espanhola, e afirma que a Telefónica está aberta a fusões e aquisições.

A atitude da controladora não é uma surpresa, visto que as finanças das operadoras da América Latina não são as melhores. No início do 2019, o grupo vendeu as operações na Costa Rica, Panamá e Nicarágua. Recentemente, a Telefónica firmou um acordo com a AT&T para que a Movistar do México utilize a rede da empresa americana. O negócio deve economizar 230 milhões de euros dos espanhois.

Com a saída da Telefónica, o grupo Claro, do mexicano Carlos Slim, ganha ainda mais força. A empresa possui presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Puerto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Telefónica continua com Vivo no Brasil

O Brasil é bastante lucrativo para a Telefónica: mesmo com o câmbio desfavorável, a receita da Vivo em 2018 chegou a ser maior que a da O2 na Alemanha e Reino Unido. Nos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Vivo obteve lucro de R$ 1 bi após aumentar os preços dos planos de celular.

Com informações: Reuters, Convergência Digital

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel

O que diga-se de passagem é ótimo para o cliente final

Jinx Vilhas

Até onde me consta, houve um golpe de Estado de extrema direita na Bolívia, o Chile continua sendo governado pela direita e ainda não houve a posse do Fernández na Argentina. O Brasil, também, continua sendo governado (muito mal, por sinal) pela extrema direita. A América Latina não está tendendo à esquerda, muito pelo contrário. Acho que houve um equívoco de interpretação por sua parte: por mim, a América Latina seria toda socialista (o que, de fato, nunca ocorreu).

Baio-kun

Chile, Bolivia, Argentina só pra começo. Quem ta vivendo numa caverna é você mano. E que venha a esquerda, porque essa onda direitista já durou mais do que tinha que durar.

Rafael Moreira

Liguei e o atendente não soube explicar. No contador mostra 30 diárias, mais ao saber quanto que usei, mostra o uso de 9 diárias de whatsapp. É um bug do app.

Jinx Vilhas

Onde que a América Latina tá tendendo à esquerda? Você mora numa caverna?

SmokingSnake

okay, estão perdendo para o mexicano que oferece internet com um upload ridículo e tem a rede baseada no docsis que não é do mesmo nível do FTTH e ainda é mais cara.

Theo Queiroz

Sim. Porque os monstros da esquerda, que comem criancinhas e adoram destruir países, não usam celular. Eles se comunicam por sinal de fumaça.

Theo Queiroz

Tudo é culpa da esquerda, hahaha. Acho que tua burrice também é culpa deles...

Léo Oliveira

Oq tem a ver uma coisa com a outra?

Putz, vcs fanáticos políticos são muito doentes!

Le Amaru

teu entendimento da esquerda é ínfimo seu babaca, a telefónica tá saindo porque ele tá perdendo pra outras operadoras, e por que tem outras operadoras?, porque é livre mercado (capitalismo) seu besta!!

Laercio Civali

Com a América Latina tendendo à esquerda, eles estão saindo fora dessa cumbuca!

R0gério

Depois de anos no Tim Beta, migrei pro Vivo Easy. Em alguns dias simplesmente não tinha mais sinal de Tim! E como o Beta não vale mais a pena, NMO... A Vivo acabou com esse problema. Consigo fazer e receber ligações sem problema.

Código do Easy pra ter 2GB e 30 diárias de Whatsapp: ROGER30W

johndoe1981

Acho que é falta de competitividade mesmo, visto que a Claro domina na AL, com exceção do Brasil.

johndoe1981

Que a Anacartel impede a concorrência é fato, mas a AT&T também não está com boa saúde financeira.

Diego

Não existe o Brasil é um dos poucos com 4

Exibir mais comentários