Início » Telecomunicações » Telefónica, dona da Vivo, desiste da América Latina e venderá Movistar

Telefónica, dona da Vivo, desiste da América Latina e venderá Movistar

Grupo já vendeu operadoras da América Central. Brasil continua no centro das atenções da Telefónica

Lucas Braga Por

A espanhola Telefónica, dona da Vivo, decidiu abrir mão dos negócios em países de língua espanhola da América Latina. O Brasil, exceção na região, continua no centro da estratégia e não sofrerá mudanças, mas a operadora venderá as unidades da Movistar na Argentina, México, Chile, Peru e Equador.

A mudança faz parte de um plano de arrecadar 2 bilhões de euros em receita adicional até 2022. O presidente-executivo do grupo, Jose Maria Alvarez-Pallete, disse que "o modelo está esgotado e precisamos nos reinventar". Oficialmente, a empresa fala de uma separação operacional dos negócios de língua espanhola, e afirma que a Telefónica está aberta a fusões e aquisições.

A atitude da controladora não é uma surpresa, visto que as finanças das operadoras da América Latina não são as melhores. No início do 2019, o grupo vendeu as operações na Costa Rica, Panamá e Nicarágua. Recentemente, a Telefónica firmou um acordo com a AT&T para que a Movistar do México utilize a rede da empresa americana. O negócio deve economizar 230 milhões de euros dos espanhois.

Com a saída da Telefónica, o grupo Claro, do mexicano Carlos Slim, ganha ainda mais força. A empresa possui presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Puerto Rico, República Dominicana e Uruguai.

Telefónica continua com Vivo no Brasil

O Brasil é bastante lucrativo para a Telefónica: mesmo com o câmbio desfavorável, a receita da Vivo em 2018 chegou a ser maior que a da O2 na Alemanha e Reino Unido. Nos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Vivo obteve lucro de R$ 1 bi após aumentar os preços dos planos de celular.

Com informações: Reuters, Convergência Digital

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel
O que diga-se de passagem é ótimo para o cliente final
Jinx Vilhas
Até onde me consta, houve um golpe de Estado de extrema direita na Bolívia, o Chile continua sendo governado pela direita e ainda não houve a posse do Fernández na Argentina. O Brasil, também, continua sendo governado (muito mal, por sinal) pela extrema direita. A América Latina não está tendendo à esquerda, muito pelo contrário. Acho que houve um equívoco de interpretação por sua parte: por mim, a América Latina seria toda socialista (o que, de fato, nunca ocorreu).
Baio-kun
Chile, Bolivia, Argentina só pra começo. Quem ta vivendo numa caverna é você mano. E que venha a esquerda, porque essa onda direitista já durou mais do que tinha que durar.
Rafael Moreira
Liguei e o atendente não soube explicar. No contador mostra 30 diárias, mais ao saber quanto que usei, mostra o uso de 9 diárias de whatsapp. É um bug do app.
Jinx Vilhas
Onde que a América Latina tá tendendo à esquerda? Você mora numa caverna?
SmokingSnake
okay, estão perdendo para o mexicano que oferece internet com um upload ridículo e tem a rede baseada no docsis que não é do mesmo nível do FTTH e ainda é mais cara.
Theo Queiroz
Sim. Porque os monstros da esquerda, que comem criancinhas e adoram destruir países, não usam celular. Eles se comunicam por sinal de fumaça.
Theo Queiroz
Tudo é culpa da esquerda, hahaha. Acho que tua burrice também é culpa deles...
Léo Oliveira
Oq tem a ver uma coisa com a outra?Putz, vcs fanáticos políticos são muito doentes!
Le Amaru
teu entendimento da esquerda é ínfimo seu babaca, a telefónica tá saindo porque ele tá perdendo pra outras operadoras, e por que tem outras operadoras?, porque é livre mercado (capitalismo) seu besta!!
Laercio Civali
Com a América Latina tendendo à esquerda, eles estão saindo fora dessa cumbuca!
R0gério
Depois de anos no Tim Beta, migrei pro Vivo Easy. Em alguns dias simplesmente não tinha mais sinal de Tim! E como o Beta não vale mais a pena, NMO... A Vivo acabou com esse problema. Consigo fazer e receber ligações sem problema.Código do Easy pra ter 2GB e 30 diárias de Whatsapp: ROGER30W
johndoe1981
Acho que é falta de competitividade mesmo, visto que a Claro domina na AL, com exceção do Brasil.
johndoe1981
Que a Anacartel impede a concorrência é fato, mas a AT&T também não está com boa saúde financeira.
Diego
Não existe o Brasil é um dos poucos com 4
Diego
Até às operadoras dos EUA são bem melhores que as do Brasil
Tony Hongaro
A dívida do Grupo Telefonica chegou a 50 bilhões de euros depois que a mesma comprou a GVT. Ela começou a vender ativos para diminuir a dívida. Terá que se concentrar no Brasil pra brigar com muitos de provedores regionais que surgiram e estão tirando outros milhões de usuários de sua base ADSL, assim como acontece com a Oi. Não é atoa que a Oi está investindo desesperadamente em fibra até a casa do cliente para frear o avanço dos provedores regionais. Nunca houve um investimento tão grande em fibra como agora.
Robson Machado
Exatamente
raphaela1
"Tenho amigos com TIM que tiveram que colocar chip backup da VIVO pra não ficarem reféns disso."Minha vida
Stevonnie
Essa vergonha cê quer passar no crédito ou no débito?
SmokingSnake
Não é brincadeira não, nos rankings de internet a velocidade na Venezuela está PIOR do que a maioria dos países africanos.Enquanto o Chile, Peru e Colômbia são os países que mais crescem na região, sendo o Chile o mais desenvolvido e com a internet mais rápida da AL, e a esquerda está querendo promover o caos nesses países apenas porque não são governados por eles. Se a América latina ainda cresce mais do que a África, é graças a esses países que eles estão querendo estragar.
Jônathas Arruda
Mano? Hahahaha
Arthur V.*
Se comparar com os EUA, talvez.Agora, com a Coreia do Sul, aí é 100 x 0 pra eles.
Andrei
Livre comércio é o novo comunismo? Povo daqui tem fetiche nessa lenda.
SmokingSnake
América latrina virando uma África, isso que a esquerda vai fazer com o continente
SmokingSnake
América latrina virando uma África, isso que a esquerda vai fazer com o continente
Louis
Papo mentiroso.Vai para qualquer país desenvolvido e veja os preços dos pacotes de Internet.Brasil tem muito mais concorrência e preços melhores.Fora que a qualidade da Internet móvel é muito melhor.
Robert Oliveira
Vlw amigo. Estava procurando alguém pra liberar esse código.
Trovalds
Mas tem lugar que só a VIVO funciona direito. Não adianta nada ter competitividade em preço se você fica refém de um serviço ruim ou que não funciona.Minha realidade: estou na VIVO há mais de 10 anos, sem problemas sérios, só coisa pontual. Meus pais foram pra Claro há uns 2 anos (saindo da VIVO) e tem dia que é um pesadelo falar com eles ao celular porque simplesmente as ligações sequer se completam. Já tive dias de ter que ligar mais de 10 vezes pra conseguir completar a ligação.A TIM até funciona bem mas numa cidade vizinha próxima (destino turístico) se tiver mais de 100 linhas na cidade (literalmente) o sinal desaparece. Tenho amigos com TIM que tiveram que colocar chip backup da VIVO pra não ficarem reféns disso.Oi sequer tem 4G direito e a qualidade das ligações é um pesadelo.A VIVO pode cobrar mais caro mas na minha realidade é a empresa que menos me deixa refém de encrenca por falta de sinal ou coisa do tipo.
Jefferson
Cite um país com mais de quatro operadoras grandes.
Henrique
"Telefonica firmou um acordo com a AT&T"É porque no Brasil o povo é idiota, aceita numa boa pagar caríssimo, até gasolina à 10 reais faziam filas...AT&T mostrando que é uma concorrente de peso para o nosso país, tem que acabar com a ANATEL e seu cartel para liberar novas operadoras. Devemos nos movimentar logo para o livre comércio.
Fabio Santos
No caso da vivo a rede de fibra se conecta o fixo ao menos na região do meus pais, aonde acabou a energia não diante fica sem sinal de fixo, telefonia quando da queda eu me expressei mal até funciona as vezes em 3G mais como todo mundo deve sobrecarregar a antena base da nisto.
Fabio Santos
Muita árvore na região choveu alguma cai e daí tudo entra no caos leva horas pra Eletropaulo arrumar.Única região estruturada de fiação é a praça por do sol claro lá mora o fdp do Temer.
Fabio Santos
Eu citei meus pais como exemplo de casa entendo que cada um tem seu meio de uso, mais se analisar meu pai que não liga pra ninguém do fixo apenas alimenta o lucro desta operadora por exemplo.
Alberto
A Vivo ainda tem a maior cobertura no Brasil, principalmente para quem precisa viajar para os interiores. Moro no interior, na zona rural, aqui utilizamos antena para captar sinal da Vivo, a única que tem sinal. Se tivesse outra operadora, eu mudaria, porém não tenho opção. Recentemente houve um aumento no plano, migrei para outro com menos franquia de Internet.No meu caso é por falta de opção e isso tem um preço.
Felipe Liʍa
pois eh... so nao migro os dados do meu cel pro vivo por cauda disso! mesmo sabendo da rede deles, o local onde trabalho o sinal da TIM e melhor que da Vivo!!
Comentário Mil Grau℗
Na vdd se for em monopólio aqui no Brasil nem será por conta da Claro e sim pelas quatro grandes que fazem cartéis impedindo novas de entrarem.
Comentário Mil Grau℗
e ainda tem pessoas que assim como meus próprios pais que aceitam pagar 58 reais no telefone fixo pra receber o dia todo propaganda e cobrando terceirosÀs vezes não é por essa motivo que vc citou, tem pessoas que ainda preferem se comunicar com telefone fixo. Minha mãe é um exemplo claro, fora que o número é antigo, logo possa ser que consultas ou alguma outra situação onde foi solicitado o telefone fixo se perca pq ela não tem mais o número.Eu tmb pensava que telefone fixo era coisa do passado até entender estes percalços...
Hemerson Silva
Alto de Pinheiros, choveu já era sinal de rede, incrível como aquela região tão rica tem um sinal tão lixoso, em qualquer operadora, em situações de chuva forte principalmente.
Dayman Novaes
Que por sua vez é consequência de um mercado extremamente regulado e difícil de entrar.
jacob
isso é porque tem um pessoal que rouba as baterias das torres pra usar em som automotivo, daí tem lugar que nem estão colocando mais... resultado é quando falta energia, a torre morre junto e demora pra voltar até os equipamentos se restabelecerem.
Fabio Santos
Meus pais tem receio de ficar com falta de luz uma torre parar de dar sinal e por aí vai, pra se ter uma ideia eles usam fixo em aparelho antigo que mesmo exemplo sem luz funciona.Celular incrivelmente quando acaba a luz aonde moram (alto de pinheiros) a torre para junto e lá é frequente queda de sinal móvel e luz
Zé Colmedia
Minha sogra passava o dia todo recebendo ligações de telemarketing, até cansar e manda a Oi fixo pro limbo. kkkk Hoje ela tá felizaça usando Oi móvel com ligações ilimitadas por 25/mês. rsrs
Fabio Santos
A Vivo jamais deixará o Brasil aqui o povo aceita pagar mais caro de boa, e ainda tem pessoas que assim como meus próprios pais que aceitam pagar 58 reais no telefone fixo pra receber o dia todo propaganda e cobrando terceiros e se vai explicar ah não o fixo faz falta numa urgência. Quanto o povo tem menos conhecimento mais se lucra.
leoleonardo85
Claro vai acabar monopolizando a América Latina por falta de competição competente
Anderson Antonio Santos Costa
A Telefónica só tem lucro no Brasil porque os planos da Vivo são caros em relação à concorrência. Porém, ultimamente, é ela que está tendo desvantagem contra as concorrentes nos quesitos promoções e franquia de internet móvel,O curioso é que, das concorrentes, apenas a TIM tem planos piores que os da Vivo em termos contratuais.
Trovalds
A VIVO (que é da Teléfonica) nunca teve tempo ruim no mercado BR, que aliás é o mais rentável deles na América Latina por muito. Ela está se desfazendo de operações em mercados em que ela tem competitividade baixa e não tem grana pra investir e bater de frente com a Claro, por exemplo. É estratégia empresarial mesmo: se desfaz de operações de baixa rentabilidade, aumenta a margem de lucro e ainda sobra pra investir um pouco mais nos mercados onde ela tem presença forte (BR, por exemplo).
Roger Costa
No meu desconta normal. Liga lá
leonald eufrasio junior
realmente ja vi inumeros relatos sobre o Easy. Eu realmente acho que economizaria, mas o sinal da vivo por aqui onde moro por incrivel que pareça é ruim, e da tim é bom!
Rafael Moreira
Sim porque não expira nunca, isso já é um diferencial. Para quem usa só pacote de dados esse Easy é uma mão na roda. Eu tenho dois celulares, o do trabalho é o controle por conta dos apps de mobilidade ilimitado que uso muito Uber e Waze, já esse Vivo Easy fica no meu outro aparelho pessoal só para internet.
Rafael Moreira
Eu fiz o cadastro nesse Vivo Easy e já ganhei o tal desconto citado usando outro código. Porém o contador de franquia do WhatsApp fica fixo sempre em 30 dias, sendo que já usei o aplicativo uns 7 dias. É normal o contador ficar assim quando é bônus ? De resto está funcionando normalmente, consumo de dados, apps de mobilidade.
Robson Machado
Só um louco sairia do Brasil justamente quando a economia começa e crescer (em passos lentos, mas está). E o 5G, logo ali, abre um leque enorme de aplicações e serviços para os provedores.
Robson Machado
Só um louco sairia do Brasil justamente quando a economia começa e crescer (em passos lentos, mas está). E o 5G, logo ali, abre um leque enorme de aplicações e serviços para os provedores.
Roger Costa
Gente quem precisar de bônus pra entrar no Vivo Easy utiliza ROGER369. Ganha 2 GB de internet e 30 dias de Whatsapp na adesão.
Roger Costa
Gente quem precisar de bônus pra entrar no Vivo Easy utiliza ROGER369. Ganha 2 GB de internet e 30 dias de Whatsapp na adesão.
Catorze
Eu migrei do timbeta para o vivo easy, a qualidade do sinal da vivo aqui na minha cidade é muito superior a da tim. E os valores do easy são bastante competitivos a longo prazo.
Catorze
Eu migrei do timbeta para o vivo easy, a qualidade do sinal da vivo aqui na minha cidade é muito superior a da tim. E os valores do easy são bastante competitivos a longo prazo.
evefavretto
Os boletos chegam pra todo mundo.
evefavretto
Os boletos chegam pra todo mundo.