Início » Gadgets » Vaza imagem de TV QLED Samsung sem bordas que pode ter certificação 8K

Vaza imagem de TV QLED Samsung sem bordas que pode ter certificação 8K

Certificado garante resolução, nitidez, brilho, cores e até mesmo a versão de entrada HDMI que a TV tem

André Fogaça Por

A Samsung anunciou ontem (1) que firmou parceria com a Associação 8K, chamada de 8KA e que pretende criar um padrão de qualidade para aparelhos de TV que querem essa resolução. A novidade pode ser sinal de que a marca coreana está pronta para lançar seu primeiro QLED 8K com este certificado e o televisor pode ter bordas (quase que) invisíveis.

samsung 8k q900t lado

A Associação 8K tem como objetivo dizer que um televisor com quatro vezes mais pixels do que um 4K, realmente entrega ótima experiência de uso. Isso já aconteceu com o 4K no passado e existe um selo para confirmar os requisitos em cada modelo. No caso do 8K este selo garantirá contraste, nitidez e alcance de cores que o painel pode exibir.

A resolução precisa chegar em 7680 x 4320 pixels, o pico de brilho precisa ser maior do que 600 nits, a entrada HDMI tem que ser no padrão 2.1 e a TV tem que exibir vídeos gravados com o codec HVEC. Além de dizer quem segue e separar quem não segue estas regras, a 8KA também será responsável por promover a qualidade dos modelos certificados com vídeos feitos para tirar proveito das tecnologias presentes.

samsung 8k q900t

Rumores já apontam para ao menos um televisor que será lançado em breve (provavelmente durante a CES, ou no evento anual de março que a Samsung reserva para TVs), com painel QLED com resolução 8K e que deve ser chamado de Q900T. O que chama atenção nem é a resolução ou qualidade de imagem, mas a aparente ausência de bordas que somente é quebrada por uma parte inferior que é onde fica a base para que a TV fique apoiada em uma superfície lisa.

A Samsung já tem TV 8K até mesmo no Brasil, só falta conteúdo para tanta resolução.

Com informações: SlashGear.

Mais sobre: , ,

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação