Microsoft vai lançar antivírus Defender para Android e iOS

Ainda não há data prevista para o lançamento dos apps, mas a versão para Linux foi lançada hoje

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
microsoft-logo

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (20) que lançará sua plataforma de antivírus, o Defender Advanced Threat Protection (ou ATP, mas que você pode chamar de Microsoft Defender mesmo), para smartphones e tablets Android, para iPhones e iPads. Além do Windows, a ferramenta já está disponível para usuários de macOS e Linux.

Assim como já acontece com outras soluções de segurança que estão disponíveis para plataformas móveis, o Defender da Microsoft trabalhará na prevenção e pode atuar na solução de ameaças que já estão nos dispositivos. A prevenção funcionará como um firewall que impede o usuário de entrar em endereços que são catalogados pela gigante do software como inseguros, além de limitar a atuação dos golpes em phishing.

No Android a solução parece simples, mas ainda não há informações sobre a implementação do Microsoft Defender dentro do sistema operacional da Apple, que é mais fechado e não permite que algumas ações possam acontecer.

No lado dos Macs, o Defender está disponível desde o ano passado e também atua na varredura por ameaças que estão no computador, que pode ser completa ou mais rápida.

Ainda existe a possibilidade de que os aplicativos do Microsoft Defender trabalhem com exclusividade para o público corporativo, onde a Microsoft já tem mãos e oferece recursos como Azure e o Office ProPlus. Neste caso a proteção contra vazamento de dados sigilosos pode fazer todo sentido.

Mesmo com o anúncio feito ontem, não existe data oficial para o lançamento dos aplicativos para smartphones e tablets. A parte positiva é que se você é usuário de Linux, pode baixar a solução de segurança hoje.

Com informações: Microsoft e Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados