Início » Aplicativos e Software » Microsoft vai lançar antivírus Defender para Android e iOS

Microsoft vai lançar antivírus Defender para Android e iOS

Ainda não há data prevista para o lançamento dos apps, mas a versão para Linux foi lançada hoje

André Fogaça Por

A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (20) que lançará sua plataforma de antivírus, o Defender Advanced Threat Protection (ou ATP, mas que você pode chamar de Microsoft Defender mesmo), para smartphones e tablets Android, para iPhones e iPads. Além do Windows, a ferramenta já está disponível para usuários de macOS e Linux.

microsoft-logo

Assim como já acontece com outras soluções de segurança que estão disponíveis para plataformas móveis, o Defender da Microsoft trabalhará na prevenção e pode atuar na solução de ameaças que já estão nos dispositivos. A prevenção funcionará como um firewall que impede o usuário de entrar em endereços que são catalogados pela gigante do software como inseguros, além de limitar a atuação dos golpes em phishing.

No Android a solução parece simples, mas ainda não há informações sobre a implementação do Microsoft Defender dentro do sistema operacional da Apple, que é mais fechado e não permite que algumas ações possam acontecer.

No lado dos Macs, o Defender está disponível desde o ano passado e também atua na varredura por ameaças que estão no computador, que pode ser completa ou mais rápida.

Ainda existe a possibilidade de que os aplicativos do Microsoft Defender trabalhem com exclusividade para o público corporativo, onde a Microsoft já tem mãos e oferece recursos como Azure e o Office ProPlus. Neste caso a proteção contra vazamento de dados sigilosos pode fazer todo sentido.

Mesmo com o anúncio feito ontem, não existe data oficial para o lançamento dos aplicativos para smartphones e tablets. A parte positiva é que se você é usuário de Linux, pode baixar a solução de segurança hoje.

Com informações: Microsoft e Engadget.

Comentários da Comunidade

8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fábio Laurindo
Pra que diabos eu usaria isto no iOS?
Hoje se eu fosse atacar um usuário a melhor maneira é engenharia social.
LekyChan
antivirus para linux??? alguem sabe o endereço do dealer da MS? pois o barato parece ser bom hein
Guilherme Reis
Achei bem legal a Microsoft ter dado a volta por cima com esse produto. Por volta de 2009/2010, lá na época do Windows 7, o “Windows” Defender era um dos antivírus com baixo índice de confiabilidade, detectando poucas ameaças. Hoje ainda não está perfeito, mas já evoluiu muito.
ochateador
Só sei que para windows, o “defender atp” custa quase 150 reais por máquina por mês.
@Comentador
Microsoft lançar antivírus pra Linux, é a coisa mais irônica do mundo.
Eduardo Alvim
Sei lá, faz sentido em um mundo onde a maior parte das coisas acontece na Internet, nuvem, não acha? Não adianta você está montado em um kernel escrito por monges vulcanos se, ao comprar uma coisa no Mercado Livre, é obrigado a enviar informações sensíveis remotamente, que podem ser interceptadas, etc.
André Fogaça
O Defender evoluiu bastante e tem aquela máxima né: melhor antivírus é o usuário. Eu uso Windows 10 desde que lançou e não tenho antivírus instalado até hoje.
LekyChan
mas quem previne isso é um firewall, não um antivirus.
Participe da discussão