Início » Aplicativos e Software » Windows 10 permite copiar e colar do PC para celulares Samsung

Windows 10 permite copiar e colar do PC para celulares Samsung

Windows 10 tem "copiar e colar entre dispositivos" no app Seu Telefone para celulares Android como Samsung Galaxy S20 e Z Flip

Felipe Ventura Por

O Windows 10 ganhou um recurso chamado “copiar e colar entre dispositivos” dentro do aplicativo Seu Telefone: é uma forma nativa de sincronizar a área de transferência do seu PC e de um celular Android. No entanto, isso está disponível apenas para modelos mais recentes da Samsung como o Galaxy S20 e Galaxy Z Flip.

Windows 10

O copiar e colar entre dispositivos funciona com texto ou imagens, e promete ser bastante prático: se você pressionar Ctrl + C no computador, poderá segurar o dedo em um campo de texto no Android e tocar em Colar. O mesmo funciona na direção inversa: selecione uma imagem no celular, toque em Copiar e use Ctrl + V para colá-la no PC.

O recurso precisa ser ativado nas configurações do aplicativo Seu Telefone no Windows. Por enquanto, ele é compatível apenas com o Galaxy S20, S20+, S20 Ultra e Galaxy Z Flip “em mercados selecionados”; a Microsoft não diz quais, mas promete que vai expandi-lo para mais celulares da Samsung.

Windows 10 copiar e colar

Além disso, a Microsoft anunciou que o Windows ganhou suporte a mensagens RCS, evolução do SMS: elas avisam se foram lidas, permitem ver se o outro usuário está digitando, têm suporte a grupos e podem ser usadas via Wi-Fi.

É possível enviar e receber mensagens RCS no PC através do aplicativo Seu Telefone do Windows 10: para tanto, o Samsung Mensagens deve ser o app padrão no celular. A integração funciona apenas no Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra; e a operadora precisa ter suporte a RCS (como a Vivo, Claro e Oi).

Windows 10 espelha tela de celulares Samsung

Esta última novidade, no entanto, funciona em mais modelos de celular: por padrão, a tela do smartphone ficará desativada quando seu conteúdo for espelhado no PC, a fim de conservar bateria e dar mais privacidade.

É possível ativar a tela normalmente pressionando o botão liga/desliga ou ativando o assistente Bixby. Também dá para desativar a tela preta na área de Configurações do app Seu Telefone.

Windows 10 e espelhamento

Isso funciona com todos os celulares compatíveis com o app Seu Telefone do Windows: são 18 modelos diferentes, todos da Samsung, incluindo as linhas Note 10, S10, S9 e Note 9 — eles possuem a opção Vincular ao Windows.

A Microsoft está fazendo uma distribuição gradual aos usuários, tanto para os membros do programa Insider como para o público em geral. Ou seja, pode levar alguns dias até que esses recursos estejam disponíveis para você.

Vale lembrar que, mesmo se seu celular não for da Samsung, ainda é possível conectá-lo ao Windows 10 para receber notificaçõesatender ligações no PCacessar suas fotos e enviar SMS.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@Comentador

No Linux, eu uso o Scrcpy, pra espelhar a tela do meu celular no PC, via cabo USB, sem precisar instalar nada no celular, bastando apenas ativar a depuração USB, nas opções do desenvolvedor. O espelhamento é muito bom, bitrate bom, e latência baixa, uso até mesmo pra jogos. E claro, tem o recurso de copiar e colar do PC pro celular, e vice versa.

@wellerstz

sabe se tem algo semelhante para Windows?

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Isso só funciona com Samsung por causa de algum acordo de exclusividade?

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Eles não admitem publicamente, mas tem um acordo de exclusividade sim. Lembro de quando o “Seu Telefone” estava em versão beta, disponível só no Insider Preview, que todos os recursos eram compatíveis com uma meia dúzia de smartphones de outras marcas.

Foi só sair do beta e magicamente os recursos mais interessantes (como o espelhamento de tela e essa área de transferência compartilhada) agora são compatíveis somente com os smartphones mais recentes da Samsung…

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

O scrcpy que ele mencionou também tem versão pra Windows. Único recurso do scrcpy que dá última vez que verifiquei ainda não funcionava no Windows era o espelhamento de áudio…

@wellerstz

testei aqui e achei sensacional!

tem como usar no PC com a tela desligada?

EDIT: consegui achar, hahah

Wellington Gabriel de Borba (@Wellington_Gabriel)

Como você fez?

Vítor Gomes (@vctgomes)

Não. A partir de alguma versão do Android, os aplicativos não podem mais consultar/inserir coisas a área de transferência em segundo plano.

Se pesquisar, a Microsoft até tinha começado a desenvolver isso, mas deve ter abandonado por conta das limitações das versões mais recentes.

No caso da Samsung, os acordos permitem isso por conta das modificações do SO. Além disso, a área de transferência da Samsung é mais avançada e permite a cópia de imagens tbm.