Início » Brasil » Como consultar CPF [Comprovante de Situação Cadastral]

Como consultar CPF [Comprovante de Situação Cadastral]

Apareceu mensagem de "CPF em situação inválida"? Saiba como consultar o CPF para emitir o Comprovante de Situação Cadastral

Lucas Lima Por
TB Responde

Ter o CPF regular é um dos requisitos para ter acesso a benefícios sociais, como o Auxílio Emergencial de R$ 600. Quando a mensagem de “CPF em situação inválida” é exibida, a ocorrência pode estar ligada a diversos fatores, principalmente deveres que o cidadão deixou de cumprir ou divergências no cadastro. Para saber mais sobre o documento, veja como consultar o CPF e emitir o Comprovante de Situação Cadastral.

Atualização:

Em função da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus, a Receita Federal liberou fazer inscrição gratuita no CPF (Cadastro de Pessoa Física) através de endereços de e-mail de cada estado. O objetivo é permitir que mais pessoas recebam o auxílio emergencial de R$ 600 pela Caixa (mães e chefes de família devem cadastrar os filhos). A regularização de CPF também pode ser realizada sem custo pela internet.

Receita Federal (Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado)

CPF em situação inválida (como consultar)

A situação “inválida” do CPF é apenas uma das possibilidades, outras situações do documento, além de regular, podem constar “pendente de regularização”, “suspensa”, “cancelada” ou “nula”.

Para ter mais informações sobre a situação do CPF, é preciso fazer a consulta pelo site da Receita Federal ou pelo aplicativo Pessoa Física, para Android e iOS:

  1. Acesse o site da Receita para emitir o Comprovante de Situação Cadastral;
  2. Preencha os campos solicitados (CPF, data de nascimento e validação do Captcha);
  3. Clique em “Consultar”.

site da receita federal permite consultar cpf online

A próxima tela informará a situação cadastral do CPF. Confirme se os dados exibidos estão corretos, como nome por exemplo. Se houver alguma divergência cadastral, será preciso solicitar a atualização dos dados. Acesse a página abaixo e preencha os dados corretos com atenção.

A CAIXA diz que essa solução serve para pessoas que mudaram de endereço, alteraram o nome (seja por razões de casamento ou divórcio), precisam informar sua naturalidade, ou precisam corrigir alguma informação cadastrada no CPF.

Para consultar pelo aplicativo:

  1. Baixe o app Pessoa Física para Android ou iOS;
  2. Abra-o e toque na opção “Consulta e 2ª via do CPF”;
  3. Preencha os campos e toque na lupa para pesquisar.

consultar cpf pelo aplicativo

CPF Suspenso

A situação “suspensa” pode ocorrer por pendências ou divergências no cadastro da Receita Federal. Para solicitar a regularização do CPF é preciso preencher o formulário disponível no site abaixo ou pelo aplicativo Pessoa Física, para atualizar as informações

formulário para solicitar regularização do CPF

Pelo aplicativo do Pessoa Física:

  1. Baixe o app Pessoa Física para Android ou iOS;
  2. Abra-o e toque na opção Serviços CPF”;
  3. Selecione o item “Regularização de suspensos”.

regularizar cpf pelo aplicativo

CPF pendente de regularização

Essa situação é dada quando o contribuinte deixou de entregar alguma Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física (DIRPF) a que estava obrigado em pelo menos um dos últimos cinco anos.

Para regularizar, basta entregar as declarações pendentes. Caso não fosse obrigado de entregar nos últimos cinco anos ou não há pendências, solicite a regularização do CPF (link no tópico cima).