Quanto rende a poupança?
É o investimento mais popular entre os brasileiros; saber quanto rende a Poupança pode definir se os ganhos vão atingir suas metas
TB Responde
A poupança é o investimento preferido dos brasileiros, 65% das pessoas que guardam dinheiro escolhem essa modalidade para garantir algum rendimento. Mas, fica a pergunta: quanto rende a poupança e quais benefícios ela oferece? Vamos entender.
A poupança funciona como um empréstimo que você faz para o banco. Ao depositar um valor na sua conta poupança, é o banco que paga uma taxa de juros a você por esse “empréstimo”. Sendo assim, o dinheiro traz uma porcentagem de rendimento.
A poupança é considerada um investimento de baixo risco, uma vez que os rendimentos são garantidos pelo banco. Entretanto, a rentabilidade é mais baixa que em outros tipos de investimentos e pode não ser o ideal para quem quer atingir metas.
A rentabilidade da poupança é mensal, calculada a partir da taxa básica de juros da economia (Selic) e da Taxa Referencial (TR) — taxa estipulada pelo Banco Central para corrigir aplicações nas poupanças, FGTS e títulos públicos.
Essas regras são válidas para investimentos recentes, feitos a partir de 04/05/2012.
O Banco Central divulga para a imprensa diariamente a rentabilidade mensal da poupança, assim você pode ter controle dos seus investimentos.
O site simuladordepoupanca.net, entre outros, permite prever quanto suas aplicações renderiam. Apliquei no simulador R$ 5.000, com aporte mensal de R$ 200 por 5 anos, considerando que o rendimento seria de 0,2162%, como estabelecido para o dia 14/05/2020.
Ferramentas como essa ajudam a calcular se a poupança é uma boa opção para atingir suas metas financeiras. Ou, se for o caso, é interessante buscar outros investimentos.
A poupança é isenta de impostos, ou seja, o investidor não paga Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).
Abrir uma conta poupança é consideravelmente fácil. Diversos bancos oferecem esse recurso, em muitos casos basta apenas abrir uma conta corrente em alguma agência para começar a fazer suas aplicações na conta poupança, que virá junto.
O procedimento para abrir uma conta poupança varia de banco para banco, mas os rendimentos são os mesmos para todos.
O investidor pode fazer resgates sempre que quiser, embora os depósitos dos rendimentos sejam feitos na data de aniversário da conta — o dia do mês em que a conta foi aberta. Assim, se você resgatar qualquer valor da poupança antes do aniversário, os seus rendimentos serão menores. Fica a critério do investidor.
Com informações de: Itaú 1, 2, Banco Inter, G1, Banco Central.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis