Início » Finanças » Quanto rende a poupança?

Quanto rende a poupança?

É o investimento mais popular entre os brasileiros; saber quanto rende a Poupança pode definir se os ganhos vão atingir suas metas

Victor Hugo Felix Por

A poupança é o investimento preferido dos brasileiros, 65% das pessoas que guardam dinheiro escolhem essa modalidade para garantir algum rendimento. Mas, fica a pergunta: quanto rende a poupança e quais benefícios ela oferece? Vamos entender.

Quanto rende a poupança / Unsplash / Carlos Muza

O que é poupança?

A poupança funciona como um empréstimo que você faz para o banco. Ao depositar um valor na sua conta poupança, é o banco que paga uma taxa de juros a você por esse “empréstimo”. Sendo assim, o dinheiro traz uma porcentagem de rendimento.

A poupança é considerada um investimento de baixo risco, uma vez que os rendimentos são garantidos pelo banco. Entretanto, a rentabilidade é mais baixa que em outros tipos de investimentos e pode não ser o ideal para quem quer atingir metas.

Quanto rende a poupança?

A rentabilidade da poupança é mensal, calculada a partir da taxa básica de juros da economia (Selic) e da Taxa Referencial (TR) — taxa estipulada pelo Banco Central para corrigir aplicações nas poupanças, FGTS e títulos públicos.

  • Se a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança renderá 0,5% + TR;
  • Se a taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, renderá 70% da Selic + TR.

Essas regras são válidas para investimentos recentes, feitos a partir de 04/05/2012.

O Banco Central divulga para a imprensa diariamente a rentabilidade mensal da poupança, assim você pode ter controle dos seus investimentos.

O site simuladordepoupanca.net, entre outros, permite prever quanto suas aplicações renderiam. Apliquei no simulador R$ 5.000, com aporte mensal de R$ 200 por 5 anos, considerando que o rendimento seria de 0,2162%, como estabelecido para o dia 14/05/2020.

Quanto rende a poupança / Victor Hugo Felix / Captura de tela Ferramentas como essa ajudam a calcular se a poupança é uma boa opção para atingir suas metas financeiras. Ou, se for o caso, é interessante buscar outros investimentos.

Quais as vantagens da poupança?

A poupança é isenta de impostos, ou seja, o investidor não paga Imposto de Renda (IR) e Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

Abrir uma conta poupança é consideravelmente fácil. Diversos bancos oferecem esse recurso, em muitos casos basta apenas abrir uma conta corrente em alguma agência para começar a fazer suas aplicações na conta poupança, que virá junto.

O procedimento para abrir uma conta poupança varia de banco para banco, mas os rendimentos são os mesmos para todos.

Quando posso resgatar meu investimento?

O investidor pode fazer resgates sempre que quiser, embora os depósitos dos rendimentos sejam feitos na data de aniversário da conta — o dia do mês em que a conta foi aberta. Assim, se você resgatar qualquer valor da poupança antes do aniversário, os seus rendimentos serão menores. Fica a critério do investidor.

Com informações de: Itaú 1, 2, Banco Inter, G1, Banco Central.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando