Início » Finanças » O que é cashback?

O que é cashback?

Entenda o que é cashback para saber como esse programa de recompensas dos sites de compras e bancos pode te beneficiar

Por

Diversos sites de lojas online, bancos e fintechs têm oferecido o já famoso cashback como um programa de recompensas para seus clientes. O objetivo é devolver uma parte do valor gasto e assim estimular os usuários a fazer novas compras na mesma loja ou com o mesmo cartão. Saiba o que é cashback e veja como usá-lo a seu favor.

O que é cashback. (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A tradução livre do termo em inglês “cashback” quer dizer “dinheiro de volta”. Dessa forma, quando oferecido como um programa de recompensas, ele reembolsa uma parte do valor gasto pelo cliente para que ele possa efetuar novas compras.

A forma como ele pode ser usado, no entanto, vai depender da empresa que o oferecer. Disponibilizado normalmente por e-commerces, bancos e fintechs, o cashback pode virar desconto em compras, crédito para pagar a fatura ou até mesmo dinheiro vivo, já que muitas empresas permitem que você saque o valor da plataforma.

Para ilustrar melhor, imagine que você tenha feito uma compra de R$ 500 e que a empresa X tenha anunciado que você terá 3% de cashback. Isso quer dizer que você receberá R$ 15 pela aquisição.

É importante estar atento pois cada organiza oferece um tipo de cashback diferente, com valores e limites específicos. Entretanto, é mais comum que cartões de crédito ofereçam o benefício.

Que cuidados tomar?

Não se empolgue nas compras e coloque tudo na ponta do lápis. O objetivo das empresas, afinal, é fazer com que você faça mais compras, por isso é importante não extrapolar e acabar aumentando os gastos em vez de fazer economia de verdade.

Além disso, os cartões de crédito podem cobrar taxas de anuidade e terem valor mínimo de faturamento. Se esses fatores não forem levados em conta na hora das compras, o cliente pode ficar em desvantagem no final das contas.

Pessoa fazendo compra em um notebook segurando um cartão. Imagem: cottonbro/Pexels
Pessoa fazendo compra em um notebook segurando um cartão. Imagem: cottonbro/Pexels
Quais empresas oferecem cashback como programa de recompensas?

Méliuz, Zoom e BeBlue são grandes exemplos de como o cashback funciona. Em geral, quando se realiza uma compra nessas plataformas, a loja que realizou a venda paga uma comissão para o site, e o site retorna parte para o cliente. A taxa de cashback varia de loja para loja e o valor é retornado na própria plataforma.

A Americanas e o Magazine Luiza também têm investido no programa de recompensa para seus clientes com a Ame Digital e MagaluPay, respectivamente.

Quais bancos oferecem cashback?

Existem muitos bancos e fintechs no mercado que oferecem cashback por meio de cartões de crédito. Bradesco, Banco Inter, Banco Original, C6 Bank e Nubank estão entre eles. Já explicamos as diferenças e benefícios de cada um, é só ler o post para saber mais.

Em quanto tempo eu recebo o dinheiro de volta?

Isso vai depender da empresa ou banco, mas, em geral, o valor retorna no mês da compra.

Com informações: Global Banking Finance