Início » Finanças » O que é cashback?

O que é cashback?

Entenda o que é cashback para saber como esse programa de recompensas dos sites de compras e bancos pode te beneficiar

Victor Hugo Felix Por

Diversos sites de lojas online, bancos e fintechs têm oferecido o já famoso cashback como um programa de recompensas para seus clientes. O objetivo é devolver uma parte do valor gasto e assim estimular os usuários a fazer novas compras na mesma loja ou com o mesmo cartão. Saiba o que é cashback e veja como usá-lo a seu favor.

O que é cashback / Unsplash / Rupixen

O que é cashback?

A tradução livre do termo em inglês “cashback” quer dizer “dinheiro de volta”.

O cashback é um programa de recompensas que reembolsa uma parte do valor gasto pelo cliente para que ele possa efetuar novas compras. Sites de compras, bancos e fintechs podem oferecer esse benefício — o dinheiro, porém, não pode ser sacado.

Enquanto um programa de pontos num cartão de crédito faz com que o usuário acumule pontos para trocar por milhas, o cashback reembolsa o dinheiro diretamente.

Por exemplo, nas compras em determinada plataforma você pode receber 3% de cashback, tendo esse valor um limite de R$ 500,00. O cashback pode ser creditado na fatura cartão de crédito ou volta como desconto para fazer novas compras na loja.

É importante estar atento pois cada site de compra, banco ou fintech oferece um tipo de cashback diferente, com valores e limites específicos. Entretanto, é mais comum que cartões de crédito ofereçam o benefício. O valor, em geral, retorna no mês da compra.

Que cuidados tomar?

Não se empolgue nas compras e coloque tudo na ponta do lápis. O objetivo das empresas, afinal, é fazer com que você faça mais compras, por isso é importante não extrapolar e acabar aumentando os gastos em vez de fazer economia de verdade.

Além disso, os cartões de crédito podem cobrar taxas de anuidade e terem valor mínimo de faturamento. Se esses fatores não forem levados em conta na hora das compras, o cliente pode ficar em desvantagem no final das contas.

O que é cashback / Unsplash / Webaroo

Que sites de compras oferecem cashback?

Os sites BeBlue, Poup, Mooba e Cashola são grandes exemplos de como o cashback funciona. Em geral, quando se realiza uma compra nessas plataformas, a loja que realizou a venda paga uma comissão para o site, e o site retorna parte para o cliente.

A taxa de cashback varia de loja para loja e o valor é retornado na própria plataforma.

A Méliuz é outra empresa nesse ramo que se destaca. Em parceria com o Banco Pan, o usuário que fizer compras no site usando o cartão de crédito do banco poderá ter até 15% de cashback. Outro nome forte é a AME Digital, do grupo B2W. Há vários outros.

Que bancos oferecem cashback?

Além do Banco Pan, o Itaú também oferece cashback no Itaucard Ipiranga Platinum, enquanto o Bradesco traz o benefício no Cartão Visa Internacional Banco Next. O Banco Original oferece cashback não apenas no crédito mas também no débito, de 0,15%.

Com informações: Global Banking Finance, UOL.

 

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação