Como funciona o cashback do PicPay

Não tem como fugir das contas, mas é possível ganhar dinheiro ao pagar boletos e fazer compras online; veja como funciona o cashback do PicPay

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoa pagando boleto usando o celular. (Imagem: divulgação/PicPay)

Pode parecer que não, mas existem refrescos na vida adulta e eu diria que o cashback é um deles. O modelo recompensa o usuário de acordo com a ação dele: compra online, pagamento de contas e até mesmo indicações e recargas — que é o caso do PicPay. Fique comigo e veja como funciona o cashback do aplicativo.

Como acessar as campanhas de cashback

Tempo necessário: 5 minutos

O primeiro requisito para conseguir dinheiro de volta no PicPay é ter uma conta no aplicativo. Para isso, você precisa ter: pelo menos 16 anos; CPF regularizado e linha do seu celular ativa. Se você ainda não tem uma conta, siga o passo a passo abaixo:

  1. Baixe o app

    Vá até a Play Store ou App Store, busque por PicPay e clique em “Instalar”;

  2. Vá para cadastro

    Abra o app e clique em “Cadastrar”; informe seu CPF e data de nascimento e clique em “Avançar”. Siga as instruções das próximas telas. Após a aprovação, que não possui um tempo determinado pelo PicPay (varia de acordo com a demanda), você já consegue usar os serviços da fintech;Botão para iniciar cadastro no PicPay

  3. Acesse as campanhas de cashback

    Acesse “Notificações”, no canto inferior direito, e veja quais as promoções daquele dia. Toque na sua campanha de preferência e siga o passo a passo para ganhar o cashback. Você também pode ativar o o dinheiro de volta ao tocar no pop-up enviado para o seu celular.Guia de Notificações do PicPay

Quais são os serviços que garantem dinheiro de volta?

O PicPay oferece aos seus clientes cashback em compras online, em pagamentos de boletos, recargas e indicações de novos usuários para o app. No entanto, nem sempre você receberá ao usar esses serviços — exceto se comprar pela PicPay Store — porque depende das promoções que o PicPay promove.

De acordo com a empresa: 

“As campanhas de cashbacks são individuais e ocasionais, surgindo a partir do comportamento de cada usuário no PicPay. Elas incentivam as pessoas a usarem cada vez mais o aplicativo, experimentando cada funcionalidade nova e diferente que temos.”

Como já adiantei lá em cima, as compras pela PicPay Store garantem cashback independente da promoção. Para aproveitar, você deve acessar o app e clicar em “Store”, no canto inferior direito. 

O site irá mostrar uma relação de lojas e, ao lado delas, qual a porcentagem de cashback para compras feitas na marca. Selecione a que preferir e siga as instruções do aplicativo para garantir o dinheiro de volta. 

Como eu sei quanto tenho de cashback?

Após participar de uma campanha de cashback, o PicPay tem até 48 horas para disponibilizar o saldo na sua carteira digital. Para saber quanto você tem disponível, clique em “Carteira”, no canto inferior direito.

O aplicativo mostrará o seu saldo total (que tem rendimento em CDI) e logo abaixo o valor que você tem em cashback. Veja abaixo:Como ver o cashback do PicPay

Em “Início”, você também pode clicar em “Conferir extrato” para ver todas as suas transações e checar o que entrou de cashback.

Como posso usar meu cashback no PicPay?

Com o cashback na carteira, você pode usar o saldo promocional para:

  • Pagar contas e boletos;
  • Fazer recargas de celular, comprar crédito para jogos e TV por assinatura;
  • Comprar nos parceiros da PicPay Store;
  • Pagar compras em estabelecimentos que aceitam PicPay (aqueles que tem a plaquinha: “Aceitamos pagamento com PicPay”).

Ainda de acordo com o PicPay, em transações entendidas como saque, o cashback não pode ser utilizado. Ou seja, você não pode sacar o valor promocional nem utilizá-lo para fazer transferência bancária via TED ou Pix.

PicPay x Nubank

Agora que já sabe como funciona o cashback do PicPay (e já sabe que é possível ganhar pagando boletos), é importante ficar de olhos em uma coisa: alguns clientes do Nubank já usaram um truque para adiar a fatura do cartão para o mês seguinte sem lidar com os juros. Eles quitaram o boleto da fatura por meio das carteiras digitais — como o PicPay e o Mercado Pago — com o limite do próprio cartão.

Ao detectar a prática, o Nubank afirmou que “truques” como esse podem ser considerados indevidos e levar ao cancelamento ou bloqueio do cartão. A empresa pediu para que os usuários não façam isso.

O saldo do cashback expira?

Sim. O PicPay tem um prazo padrão de 30 dias para expiração do saldo. No entanto, cada campanha tem um período personalizado (por isso é importante ficar de olho nas condições de cada promoção). A fintech leva em conta o prazo que for menor.

Só consigo cashback se usar cartão de crédito?

Não necessariamente, mas isso vai depender dos termos e condições de cada promoção enviada pelo PicPay para você.

O meu cashback veio errado. O que fazer?

Se você leu e seguiu todas as condições da promoção e já passou mais de 48 horas, entre em contato com o time de atendimento do PicPay pelo próprio aplicativo na parte de “Ajuda”, clicando no seu perfil.

Com informações: PicPay

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PicPay na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados