Início » Telecomunicações » Netflix chega a 17 milhões de assinantes e supera TV paga no Brasil

Netflix chega a 17 milhões de assinantes e supera TV paga no Brasil

Analistas dizem que Netflix tem 17 milhões de assinaturas no Brasil e superam (com folga) acessos tradicionais de TV por assinatura

Lucas Braga Por

Analistas de Wall Street estimam que a Netflix alcançou 17 milhões de assinantes no Brasil no mês de junho. Com isso, o serviço ultrapassa com folga o número de acessos de TV paga tradicional, que atingiu 15,2 milhões de acessos em julho de 2020, de acordo com dados da Anatel. Em julho, plataformas de streaming já tinham mais audiência que a TV paga tradicional e até mesmo de canais abertos, perdendo apenas para a Globo.

TV QLED Samsung Q80R

É importante lembrar que os dados tratam apenas de estimativas de analistas, uma vez que a Netflix não costuma divulgar informações separadas para cada país. Em setembro de 2019, a empresa anunciou que havia ultrapassado a marca de 10 milhões de assinantes no Brasil, que é o segundo maior mercado da empresa.

O motivo de grande sucesso da Netflix é o custo-benefício. O plano mais barato do serviço de streaming custa R$ 21,90, enquanto um plano básico de TV paga da Claro/NET, maior operadora da categoria, custa R$ 59,90 no combo com banda larga e telefone fixo. Além disso, a facilidade de acesso conquista telespectadores, que podem assistir filmes, séries e documentários onde e quando quiserem por conta dos aplicativos para smartphone, tablet, smart TV e computador.

Outro fator importante para o sucesso do streaming é que a disponibilidade de banda larga fixa melhorou com o surgimento de pequenos provedores, que passaram a levar conectividade de alta velocidade em regiões negligenciadas por operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo.

Netflix tem muita concorrência no Brasil

É inegável que a Netflix é popular por aqui, mas o serviço precisa se esforçar para manter um bom catálogo e continuar com relevância no Brasil. É muito fácil cancelar a assinatura (e não há fidelidade, como na TV paga tradicional), o que torna a base de clientes suscetível a volatilidade.

Dos concorrentes mais óbvios, temos Amazon Prime Video e Globoplay, mas há outras alternativas como Telecine Play, Crunchyroll, HBO Go, Paramount+, Looke e Oi Play. Também há opções gratuitas como o Plex TV, Vix Cine e TV e o Pluto TV, que deve chegar em dezembro com conteúdo da ViacomCBS.

Operadoras vendem assinatura da Netflix nos planos

A TV paga tradicional segue encolhendo e perdeu 1,5 milhão de acessos entre julho de 2019 e julho de 2020. Para não ver a receita encolher ainda mais, as grandes operadoras passaram a vender planos de internet e celular com assinatura da Netflix inclusa:

Outra facilidade oferecida por operadoras é levar acesso à Netflix direto do receptor de TV a cabo ou fibra óptica. A estratégia foi adotada por Claro/NET (apenas para clientes com decodificador 4K) e Vivo TV Fibra.

Com informações: Business Insider

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gurga Zayed (@Speedusta)

Na realidade nua e crua, contando skygato, iptv e até mesmo acessos compartilhados, o público de TV paga ainda deve ser consideravelmente maior. As últimas estimativas indicam que no Brasil há cerca de 4~5 milhões de usuários de serviços piratas. É um número que eu considero bastante confiável, porque eu parto do principio que os 20 milhões de assinantes no auge da TV paga nunca diminuíram de fato nesses últimos anos. Televisão é hábito.

Além disso, contrariando a lógica de migração pro streaming, a TV paga vez em quando demonstra que ainda é relevante, como ocorreu com o final da Champions esse ano.

Joseilton Júnior (@Joseilton_Junior)

Tem uma informação incorreta/incompleta no último parágrafo. Não é só a caixa Sagencom SAG4KC362 que tem o Netflix embarcado. Os modelos HHDC2 e THDC4, ambos da Humax e ambos HD, também tem o Netflix.
Os 3 modelos no canal 680.

Lucas Braga (@LucasBraga)

Oi! Essa é a informação oficial da Claro:

Talvez estejam planejando lançamento oficial para outras caixas mas ainda não divulgaram ou atualizaram todos os receptores.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Eu já tenho acesso à Netflix pela Claro desde o mês de junho.

Douglas Charles Cunha (@Genumano)

Acho que você se engana. O número de assinantes da TV paga tem caído vertiginosamente. No meu trabalho, quase a metade dos que assinavam TV no passado, partiram para o TV Box. Tem alguns com TV gato. Eu, particularmente, ainda continuo com TV paga só por causa da promoção que consegui, pois não ando vendo vantagem alguma sobre serviços de streaming e YouTube.
E concluindo, a maior audiência do Esporte Interativo nas transmissões da Champions foi pelo Facebook e não pela TV.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Brasil é o segundo maior mercado da Netflix? Caramba, essa eu não sabia. Incrível…

Mickey Sigrist (@Mickey)

Acho que a coisa vai melhorar mesmo pro consumidor quando a Disney+ chegar por aqui incomodando com um bom conteúdo e opções de pacotes provavelmente mais em conta que a Netflix.

@ksio89

Ainda será mesmo relevante? Eu assisti à transmissão da final da UCL no Facebook, via Esporte Interativo, e se não me engano foi recorde de audiência segundo o narrador, corroborando o que o colega acima disse. E olha vou te contar, a qualidade do streaming estava muito boa e não travou nenhuma vez.

Joseilton Júnior (@Joseilton_Junior)

Eu sou Técnico III da Claro/Net e lhe afirmo com toda a certeza que os modelos que citei também tem o Netflix embarcado no canal 680.

Felipe Lima (@felipe81727290201)

na vdd foi pela TNT, a maior audiência da tv a cabo da história!

Felipe Lima (@felipe81727290201)

ou nao! por enquanto só terá os conteúdos exclusivos dos filmes MCU e series Disney… vai demorar ainda pra ter um catálogo de séries originais para o Disney+