Hyperloop faz 1º teste bem-sucedido de transporte de pessoas

Cápsula da Virgin Hyperloop percorreu 500 m em 6,25 segundos com dois passageiros a bordo; velocidade chegou a 170 km/h

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Cápsula XP-2 (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)
Cápsula XP-2 (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)

O sonho de Elon Musk de criar um sistema de transporte ultrarrápido de passageiros está um pouco mais perto de se tornar realidade, ainda que pelas mãos de terceiros. No último domingo (8), a Virgin Hyperloop, uma das companhias que conduzem projetos relacionados ao conceito apresentado por Musk, fez o seu primeiro teste bem-sucedido com passageiros humanos.

A primeira viagem foi tripulada por Josh Giegel, cofundador da Virgin Hyperloop, e Sara Luchian, chefe da área de experiência do usuário da empresa.

Bom, talvez “viagem” não seja o termo mais apropriado: o teste durou apenas 6,25 segundos. O experimento consistiu em fazer os dois ocupantes serem transportados dentro de uma cápsula que percorreu o DevLoop, pista tubular de teste com tamanho de 500 m construída no deserto de Nevada.

De codinome XP-2, mas também conhecida como “Pegasus”, a cápsula foi projetada para transportar dois passageiros com conforto e, sobretudo, segurança — os assentos têm cintos de segurança que remetem aos que são usados em carros de corrida, por exemplo.

Josh Giegel e Sara Luchian (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)

Josh Giegel e Sara Luchian (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)

No trajeto de 500 m, a XP-2 pôde atingir uma velocidade de aproximadamente 170 km/h. Uma cápsula sem tripulação conseguiu alcançar a velocidade de 387 km/h no final de 2017 na mesma pista, mas o teste mais recente visava proporcionar uma experiência confortável para os passageiros, portanto, bater o recorde de velocidade não estava nos planos.

Ao New York Times, Luchian declarou que a experiência foi “muito mais suave do que eu esperava”, enquanto que, para Giegel, a sensação “não foi muito diferente do que acelerar um carro esportivo”.

Cápsula XP-2 (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)

Cápsula XP-2 (imagem: Sarah Lawson/Virgin Hyperloop)

Mas esse é apenas um passo entre os muitos que serão necessários para o projeto se tornar um sistema de transporte real, quando então o Hyperloop deverá alcançar velocidades superiores a 1.000 km/h e, claro, transportar um número maior de passageiros.

O desafio é grande, mas a Virgin Hyperloop mantém o otimismo: a companhia pretende lançar o primeiro Hyperloop comercial em 2021. Para tanto, uma pista de teste com aproximadamente 10 km está sendo construída na Virgínia Ocidental.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados