Início » Aplicativos e Software » Instagram se inspira no TikTok e prepara Stories na vertical

Instagram se inspira no TikTok e prepara Stories na vertical

Ainda em desenvolvimento, mudança no Instagram Stories deve deixar rede social ainda mais parecida com o TikTok

Victor Hugo Silva Por

O Instagram está trabalhando em uma mudança que o fará ficar ainda mais parecido com o TikTok. Após criar a seção de vídeos curtos Reels, a plataforma pretende implementar uma rolagem na vertical no Stories. Com isso, a rede social abandonaria o modelo de navegação atual, em que os usuários deslizam para direita ou esquerda.

Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

A mudança planejada pelo Instagram foi revelada pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi. A partir do código do aplicativo, ele teve acesso ao aviso que deve ser exibido pela rede social caso o feed vertical no Stories seja adotado. A mensagem indica que é possível deslizar para cima e para baixo e mostra um botão para acessar o novo feed.

Este botão, no entanto, não leva a nenhum lugar, já que o feed vertical no Stories ainda não está disponível. A rede social confirmou ao TechCrunch que está trabalhando na mudança e afirmou que ela ainda não foi liberada para ninguém. “Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, disse um porta-voz da empresa.

Aviso sobre Stories na vertical (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Aviso sobre Stories na vertical (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Instagram Stories mais parecido com Reels

Os testes não garantem que as alterações serão liberadas aos usuários, nem dão detalhes sobre como o Instagram passaria a funcionar. Porém, é possível imaginar como a mudança no Stories pode influenciar outras áreas da plataforma. Inspirada no Snapchat, a seção ficaria mais parecida com o Reels, inspirado no TikTok.

Vale lembrar que o Instagram tem atuado para melhorar o conteúdo que aparece no Stories. A rede social iniciou, em alguns países, um teste para impedir a publicação de stories com fotos e vídeos do feed. A plataforma afirma que pretende estimular o compartilhamento de stories com fotos e vídeos originais.

Porém, não seria surpresa se, com o feed vertical, o Stories fosse integrado com o Reels. O head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o plano para 2021 é tornar o aplicativo mais simples. Ao The Verge, ele afirmou sem dar detalhes que, embora a decisão possa deixar alguns usuários nervosos, o aplicativo deverá ter mudanças para ficar mais limpo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Breno (@bbcbreno)

Como odeio essa empresa q tem tanto dinheiro e mesmo assim n tem a capacidade de criar nada, só copiar. Tomara q o TikTok destrua o Instagram