Instagram se inspira no TikTok e prepara Stories na vertical

Ainda em desenvolvimento, mudança no Instagram Stories deve deixar rede social ainda mais parecida com o TikTok

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Instagram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Instagram está trabalhando em uma mudança que o fará ficar ainda mais parecido com o TikTok. Após criar a seção de vídeos curtos Reels, a plataforma pretende implementar uma rolagem na vertical no Stories. Com isso, a rede social abandonaria o modelo de navegação atual, em que os usuários deslizam para direita ou esquerda.

A mudança planejada pelo Instagram foi revelada pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi. A partir do código do aplicativo, ele teve acesso ao aviso que deve ser exibido pela rede social caso o feed vertical no Stories seja adotado. A mensagem indica que é possível deslizar para cima e para baixo e mostra um botão para acessar o novo feed.

Este botão, no entanto, não leva a nenhum lugar, já que o feed vertical no Stories ainda não está disponível. A rede social confirmou ao TechCrunch que está trabalhando na mudança e afirmou que ela ainda não foi liberada para ninguém. “Este é um protótipo inicial e não está sendo testado no Instagram”, disse um porta-voz da empresa.

Aviso sobre Stories na vertical (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Aviso sobre Stories na vertical (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi)

Instagram Stories mais parecido com Reels

Os testes não garantem que as alterações serão liberadas aos usuários, nem dão detalhes sobre como o Instagram passaria a funcionar. Porém, é possível imaginar como a mudança no Stories pode influenciar outras áreas da plataforma. Inspirada no Snapchat, a seção ficaria mais parecida com o Reels, inspirado no TikTok.

Vale lembrar que o Instagram tem atuado para melhorar o conteúdo que aparece no Stories. A rede social iniciou, em alguns países, um teste para impedir a publicação de stories com fotos e vídeos do feed. A plataforma afirma que pretende estimular o compartilhamento de stories com fotos e vídeos originais.

Porém, não seria surpresa se, com o feed vertical, o Stories fosse integrado com o Reels. O head do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o plano para 2021 é tornar o aplicativo mais simples. Ao The Verge, ele afirmou sem dar detalhes que, embora a decisão possa deixar alguns usuários nervosos, o aplicativo deverá ter mudanças para ficar mais limpo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados