Início » Antivírus e Segurança » WhatsApp faz campanha no Instagram, YouTube e TV contra roubo de conta

WhatsApp faz campanha no Instagram, YouTube e TV contra roubo de conta

Iniciativa promove recursos de segurança do WhatsApp e apresenta dicas sobre como evitar cair em golpes

Victor Hugo SilvaPor

O WhatsApp começou a veicular nesta segunda-feira (8) uma campanha para promover os seus recursos de segurança. A iniciativa circulará em meios como redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e YouTube, e TV. O objetivo é apresentar instruções sobre como não cair em golpes e o que fazer caso em caso de roubo de conta.

WhatsApp Messenger (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

WhatsApp Messenger (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

Entre as medidas recomendadas na campanha, está ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. Com a opção, as conversas ganham uma camada de segurança, já que o aplicativo passará a exigir um PIN de seis dígitos periodicamente para liberar o acesso à sua conta ou ativá-la em outro dispositivo.

Os anúncios do mensageiro também apresentam dicas de como não cair em golpes. Uma delas orienta a desconfiar de pedidos de dinheiro no aplicativo. A recomendação nestes casos é entrar em contato com a pessoa por outro meio para saber se ela realmente está pedindo a quantia ou se a conta dela foi roubada por um golpista.

Campanha do WhatsApp orienta vítimas de golpes

Caso sua conta tenha sido roubada e você não consiga reativá-la no celular, o WhatsApp sugere entrar em contato pelo [email protected] e informar o número do celular e o problema. A resposta deverá ser apresentada em até 48 horas. Enquanto a situação não se normaliza, o mensageiro recomenda avisar amigos e familiares sobre o incidente.

“Por meio de peças com linguagem simples e acessível, queremos instruir os usuários para que eles possam reconhecer situações de risco e se proteger de pessoas mal intencionadas, além de agir caso se tornem vítima de algum tipo de golpe”, afirma a gerente de consumer marketing do Facebook Brasil, Renata Costa.

Além de redes sociais e inserções durante programas de TV, a campanha do WhatsApp será veiculada em rádios, sites de notícias, jornais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e telas de condomínios.

WhatsApp faz campanha contra golpe (Imagem: Divulgação)

WhatsApp faz campanha contra golpe (Imagem: Divulgação)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

The Bianconero (@mateus34851007)

ótima iniciativa! Apesar de tarde, sempre bom destacar esses recursos de segurança essenciais que o app nos oferece, que muitas vezes quase nem metade de seus usuários conhecem por justamente falta de divulgação, pois são muitas pessoas que acabam caindo por motivos bestas em golpes pelo app.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Finalmente alguma providência. Queria ver como é a iniciativa para ativar a verificação em duas etapas.

Além dessas campanhas, se eles não querem obrigar todos ativarem o 2FA, poderia pelo menos mover o menu para alguma parte mais visível ou até deixar um ícone na tela inicial informando que o recurso está desabilitado.

Acho que custaria menos e valeria muito mais que essas propagandas para instruir as pessoas a não confiarem no app.