WhatsApp faz campanha no Instagram, YouTube e TV contra roubo de conta

Iniciativa promove recursos de segurança do WhatsApp e apresenta dicas sobre como evitar cair em golpes

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)
WhatsApp Messenger (Imagem: Mika Baumeister/Unsplash)

O WhatsApp começou a veicular nesta segunda-feira (8) uma campanha para promover os seus recursos de segurança. A iniciativa circulará em meios como redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e YouTube, e TV. O objetivo é apresentar instruções sobre como não cair em golpes e o que fazer caso em caso de roubo de conta.

Entre as medidas recomendadas na campanha, está ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp. Com a opção, as conversas ganham uma camada de segurança, já que o aplicativo passará a exigir um PIN de seis dígitos periodicamente para liberar o acesso à sua conta ou ativá-la em outro dispositivo.

Os anúncios do mensageiro também apresentam dicas de como não cair em golpes. Uma delas orienta a desconfiar de pedidos de dinheiro no aplicativo. A recomendação nestes casos é entrar em contato com a pessoa por outro meio para saber se ela realmente está pedindo a quantia ou se a conta dela foi roubada por um golpista.

Campanha do WhatsApp orienta vítimas de golpes

Caso sua conta tenha sido roubada e você não consiga reativá-la no celular, o WhatsApp sugere entrar em contato pelo support@whatsapp.com e informar o número do celular e o problema. A resposta deverá ser apresentada em até 48 horas. Enquanto a situação não se normaliza, o mensageiro recomenda avisar amigos e familiares sobre o incidente.

“Por meio de peças com linguagem simples e acessível, queremos instruir os usuários para que eles possam reconhecer situações de risco e se proteger de pessoas mal intencionadas, além de agir caso se tornem vítima de algum tipo de golpe”, afirma a gerente de consumer marketing do Facebook Brasil, Renata Costa.

Além de redes sociais e inserções durante programas de TV, a campanha do WhatsApp será veiculada em rádios, sites de notícias, jornais nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e telas de condomínios.

WhatsApp faz campanha contra golpe (Imagem: Divulgação)

WhatsApp faz campanha contra golpe (Imagem: Divulgação)

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados