Início » Aplicativos e Software » Nova prévia do Android 12 habilita modo compacto para uso com uma mão

Nova prévia do Android 12 habilita modo compacto para uso com uma mão

Se aprovado pelo Google, o recurso passará a integrar o sistema de forma nativa, trazendo opções de timer e desligamento automático

Ana Marques Por

O Google liberou a segunda prévia do Android 12 para desenvolvedores nesta quarta-feira (17), e um dos novos recursos habilitados é o modo compacto, que facilita o uso de celulares de tela grande com apenas uma mão. A função foi alvo de rumores nos últimos meses, mas nenhuma demonstração havia sido disponibilizada até o momento.

Google Pixel 4a

Tela inicial do Google Pixel 4a (Imagem: Daniel Romero/Unsplash)

O “modo de uma mão” (“One-handed mode”) pode ser encontrado na seção “Gestos” das Configurações do sistema. Ao ser ativado, o recurso é acionado quando o usuário desliza o dedo para baixo, na parte inferior da tela.

Modo compacto reduz a tela para uso com uma mão

Modo compacto reduz a tela para uso com uma mão (Imagem: Reprodução/9To5Google)

No Android 12 Developer Preview 2, a função tem um menu completo, que inclui a chave de ativação, uma opção que permite desligar o modo de uma mão automaticamente quando há alternância entre aplicativos, e uma última opção de tempo limite, para definir um cronômetro de 4, 8 ou 12 segundos para voltar à exibição normal da tela.

Menu do modo de uso com uma mão do Android 12 DP2

Menu do modo de uso com uma mão do Android 12 DP2 (Reporodução/9To5Google)

O que há de novo no Android 12 DP2?

O Google também está melhorando as condições de desenvolvimento de apps para smartphones com cantos arredondados, o que permitirá uma experiência de navegação mais eficiente. Além disso, é possível que o menu multitarefa (que exibe os apps abertos em segundo plano) ganhe alguns ajustes finos para melhor visualização.

Ajustes no menu de apps recentes do Android 12 DP2

Ajustes no menu de apps recentes do Android 12 DP2 (Imagem: Reprodução/Android Police)

A nova prévia do Android 12 não traz muitos recursos voltados ao usuário final, mas há melhorias em segurança que dão algumas pistas sobre o que esperar na versão estável do sistema, que deve ser lançada no segundo semestre.

Com o Android 12 DP2, os desenvolvedores poderão exigir autenticação para tarefas diretamente na tela de bloqueio, ou mesmo impedir que alertas de sobreposição do sistema sejam exibidos sobre seu conteúdo.

Com informações: 9To5Google, Android Authority e Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Extremamente necessário. O modo de uma mão que a Samsung possui é péssimo, pra não dizer coisa pior.

Ele basicamente reduz toda a tela quando, na verdade, eu só precisava tocar em um ícone no topo ou puxar a barra de notificações, por exemplo.

Carlos (@crls)

O modo uma mão do aplicativo One Hand Operation + faz desse jeito, desce a tela sem diminuir a largura. Acho que esse deveria ser o padrão.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Eu só uso duas mãos para escrever e olhe lá. Não me acostumei a usar com as duas mãos

Minha mão é relativamente pequena e meu celular tem 6,7". É fisiologicamente impossível puxar a barra de notificações sem nenhum marabalismo.