Início » Aplicativos e Software » Você poderá ensinar Google Assistente a pronunciar nomes de forma correta

Você poderá ensinar Google Assistente a pronunciar nomes de forma correta

Nova atualização do Google Assistente traz opção para usuário ensinar a pronúncia correta de nomes à assistente virtual

Bruno Gall De Blasi Por

Nem sempre o Google Assistente consegue pronunciar o nome de pessoas do jeito certo. Mas o Google quer dar um fim a este problema: nesta quarta-feira (28), a companhia anunciou uma função para o usuário ensinar à assistente virtual como dizer os nomes de seus contatos corretamente. A ferramenta também recebeu uma atualização para melhorar a interpretação de comandos de voz.

LG K51S com Google Assistente (Imagem: Tecnoblog)

LG K51S com Google Assistente (Imagem: Tecnoblog)

A novidade visa otimizar a forma como a assistente virtual compreende e chama seus amigos, parentes e afins. Segundo o Google, os usuários poderão acessar o contato de uma pessoa e dizer o nome ao celular. Em seguida, o Google Assistente vai memorizar a pronúncia sem precisar gravar a voz de quem está ensinando.

“Os nomes são importantes e é frustrante quando você está tentando enviar uma mensagem de texto ou fazer uma chamada e o Google Assistente pronuncia mal ou simplesmente não reconhece um contato”, anunciaram. “Queremos que o Assistente reconheça e pronuncie com precisão os nomes das pessoas com a maior frequência possível, especialmente aqueles que são menos comuns”.

A novidade chegará aos usuários nos próximos dias, mas estará disponível somente em inglês. O recurso será expandido a outros idiomas “em breve”.

Google Assistente recebe melhorias em comandos de voz

As demais melhorias se concentram na interação entre o usuário e o Assistente. Agora, a ferramenta tornou-se mais flexível ao compreender o contexto das solicitações recebidas por voz. A alteração chega com o objetivo de oferecer ações e respostas mais precisas a comandos como alterar alarmes, ativar cronômetros, entre outros.

O Google demonstrou os impactos da mudança em um vídeo. Ao dizer “Ok Google, defina um cronômetro para 5… Não, espere! 9 minutos”, o Assistente entendia “tudo bem, um cronômetro de 9 minutos chamado ‘5, não, espere!’ começando agora”. Com a atualização, a ferramenta retorna apenas “tudo bem, 9 minutos”.

Outro exemplo se concentra em quando o usuário ativa um alarme para as 16h e deseja reprogramá-lo em seguida. Antes, ao pronunciar “atrase o alarme em uma hora”, a assistente virtual criava um segundo despertador para uma hora após a solicitação. Agora, o recurso é capaz de alterar o alerta de 16h para 17h diretamente.

As melhorias já estão disponíveis para smart speakers do Google nos Estados Unidos e em inglês. A atualização será levada a celulares e smart displays “em breve”.

Com informações: Android Central e Google (Blog)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor (@igor_meloil)

Resumindo: faça de graça o q o google devia pagar pra alguém fazer