Início » Aplicativos e Software » Como ver as informações de privacidade de aplicativos na App Store

Como ver as informações de privacidade de aplicativos na App Store

Privacidade de aplicativos na App Store: com mais detalhes e linguagem acessível, seção indica os tipos de dados coletados

Gabrielle Lancellotti Por

As informações de privacidade dos aplicativos da App Store ficaram mais acessíveis. A seção “Privacidade do app”, presente na página de cada produto, busca tornar mais fácil a compreensão de quais dados do usuário são coletados e como são usados. Nesse espaço, o desenvolvedor esclarece algumas das práticas de privacidade do aplicativo. É possível ver que tipo de dados são recolhidos e quais são vinculados à sua identidade.

Privacidade de aplicativos na App Store em detalhes (Imagem: Reprodução/Apple)

Privacidade de aplicativos na App Store em detalhes (Imagem: Reprodução/Apple)

Como ver os dados de privacidade dos apps na App Store

  1. Abra a App Store, busque e selecione um aplicativo para download;
  2. Na página de produto do app, role a tela até a seção “Privacidade do app”, que fica logo abaixo de “Classificações e avaliações”;
  3. Toque em “Ver detalhes” para checar informações mais completas.
Seção de privacidade de aplicativos da App Store (Imagem: Reprodução/App Store)

Seção de privacidade de aplicativos da App Store (Imagem: Reprodução/App Store)

Tipos de dados: quais informações os apps podem coletar?

Veja alguns dos tipos de informações que podem ser coletadas por apps. Vale destacar que você pode gerenciar as permissões de uso de dados nos ajustes do iPhone.

Tipos de dados Quais informações podem ser coletadas? Tipos de dados Quais informações podem ser coletadas?
Informações de contato Nome, e-mail, número de telefone e endereço físico, por exemplo. Histórico de pesquisa Informações sobre pesquisas feitas na barra de busca do app.
Informações financeiras Número de cartão de pagamento, número da conta bancária, pontuação de crédito, rendimentos, etc. Dados identificadores ID da conta, nome de usuário, número do cliente; qualquer tipo de ID para identificar a pessoa ou a sua conta.
Localização Localização precisa ou aproximada. ID do dispositivo ID para identificar o dispositivo usado.
Informações sensíveis Orientação sexual, etnia, informações sobre gravidez ou maternidade, opiniões políticas, informações genéticas, crenças religiosas e dados biométricos. Histórico de compras Compras já feitas ou tendências de compra.
Saúde e fitness Dados de saúde e informações médicas; dados de fitness e exercícios. Dados de anúncios Anúncios que o usuário visualizou.
Contatos Lista de contatos. Dados de utilização Informações acerca da atividade do usuário no app, como dados de reprodução de música e visualização de vídeos.
Conteúdo do usuário Fotos, vídeos, gravações de voz ou som, conteúdos de e-mails e mensagens de texto, entre outros dados gerados pelo usuário. Dados de diagnóstico Registros de falha do app, consumo de energia, e outras informações para medição de diagnósticos técnicos.

Com informações de: Apple¹, Apple² e Apple³

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando