Brasil tem 74ª internet móvel mais rápida do mundo; Claro e Vivo lideram

Oi teve pior desempenho nacional nos testes da Ookla, mas garante maior download no Rio de Janeiro; Claro alcança maiores velocidades e tem maior satisfação

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Teste de velocidade 4G. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Teste de velocidade 4G. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

A Ookla divulgou o estudo Speedtest Global Index de abril de 2021, e o Brasil ocupa o 74° lugar no ranking de redes móveis mundiais com velocidade média de 32,41 Mb/s. A Claro é a operadora nacional com o melhor desempenho e maior satisfação do usuário, enquanto a Oi apresentou os piores índices e ocupa o último lugar no país.

Embora seja menos aprofundado, o estudo da Ookla traz resultados similares ao que foi exposto pelo relatório da Tutela: o estudo da empresa concorrente também aferiu que a Claro tem o 4G mais veloz, seguido por Vivo, TIM e Oi.

Iraque e México tem redes móveis mais rápidas que o Brasil

Falando do ranking mundial, a 74ª colocação deixa o Brasil atrás de diversas nações da Europa, América do Norte, Austrália e Oceania.

As operadoras brasileiras tiveram piores índices que países como Iraque (70°), México (71°), República Dominicana (72°) e Kosovo (73°), mas se posicionaram na frente de locais como Tunísia (75°), Uruguai (76°) e Costa Rica (77°).

Os Emirados Árabes Unidos ocupam o 1° lugar com média de 190,8 Mb/s, seguido por Coréia do Sul e Qatar. Os Estados Unidos alcançaram a 18ª posição, com velocidades de 82,04 Mb/s, enquanto Portugal é o 44° país no ranking com média de 51,9 Mb/s de download.

A pior colocação no ranking da Ookla é da Venezuela, com média de apenas 7,73 Mb/s nas velocidades de download.

Ranking de redes móveis no Brasil

Confira a velocidade média das principais operadoras no Brasil:

Ranking nacional Índice de satisfação Velocidade de download Velocidade de upload
Claro 1° lugar
-6,17
27,54 Mb/s 8,77 Mb/s
Vivo 2° lugar
-13,32
19,53 Mb/s 6,80 Mb/s
TIM 3° lugar
-17,82
14,88 Mb/s 6,55 Mb/s
Oi 4° lugar
-30,51
10,93 Mb/s 4,90 Mb/s

São Paulo e Rio de Janeiro tem maiores velocidades no 4G

As metrópoles com maior concentração de pessoas no Brasil também possuem melhores velocidades de internet móvel: a cidade de São Paulo teve média de 22,81 Mb/s de download; a Claro foi a operadora com o melhor desempenho no município, e atingiu a marca de 39,82 Mb/s de download e 10,9 Mb/s de upload.

O Rio de Janeiro ocupa o 2° lugar com média de 21,91 Mb/s, mas o que impressiona é que a Oi — a empresa com o pior desempenho no ranking nacional — alcançou os melhores índices na capital fluminense, com download de 56,4 Mb/s (!) e upload de 8,53 Mb/s.

Em seguida aparecem Brasília (21,08 Mb/s), Salvador (17,59 Mb/s) e Fortaleza (18,77 Mb/s). Quanto a satisfação do usuário, a Claro conquista os melhores resultados nas capitais do RJ e BA, além de SP através da Claro NXT (antiga Nextel). No DF, a Oi é a operadora com maior índice, e a Vivo tem melhor reputação na capital cearense.

RS tem maior média de velocidade de internet móvel

Ao falar de estatísticas estaduais, o Rio Grande do Sul conquistou a maior média de velocidades de download, com 23,31 Mb/s.

Mapa mostra velocidade média por estado: quanto mais escuro, mais rápido o download (Imagem: Reprodução/Ookla)

Mapa mostra velocidade média por estado: quanto mais escuro, mais rápido o download (Imagem: Reprodução/Ookla)

O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 21,1 Mb/s, seguido por Distrito Federal (21,08 Mb/s), São Paulo (21 Mb/s), Paraná (20,64 Mb/s), Roraima (20,51 Mb/s) e Santa Catarina (20,42 Mb/s).

Os resultados completos estão disponíveis no relatório Speedtest Global Index.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados