Início » Aplicativos e Software » Instagram vai usar WhatsApp para enviar códigos de segurança

Instagram vai usar WhatsApp para enviar códigos de segurança

Instagram ganha opção para enviar códigos de autenticação em duas etapas via WhatsApp e painel para deixar conta mais segura

Bruno Gall De Blasi Por

O Instagram agora conta com um novo método de autenticação em duas etapas. Segundo o Facebook nesta terça-feira (13), os usuários da rede social de fotos e vídeos poderão utilizar o WhatsApp para receber os códigos de login. A novidade chegou junto a uma nova ferramenta para revisar informações da conta para deixá-la mais protegida.

Tela de login do Instagram (Imagem: Katka Pavlickova/Unsplash)

Tela de login do Instagram (Imagem: Katka Pavlickova/Unsplash)

Os primeiros rastros da novidade apareceram no fim de maio. Assim como demonstrado anteriormente, os usuários podem escolher mais uma alternativa para ter acesso aos códigos de segurança. As opções para receber a credenciais via SMS e aplicativo de autenticação, vale lembrar, permanecem disponíveis na plataforma.

“Se você estiver usando o WhatsApp, nas próximas semanas poderá proteger sua conta usando seu número do WhatsApp em alguns países”, anunciaram.

A opção marcou a sua estreia ao lado de um recurso chamado Verificação de Segurança. O novo painel serve para guiar os usuários que tiveram suas contas comprometidas, onde será possível analisar algumas informações do perfil. Entre elas, estão as atividades de login, atualização dos dados de contato e mais.

Verificação de Segurança oferece opções para dar mais segurança à conta do Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Verificação de Segurança oferece opções para dar mais segurança à conta do Instagram (Imagem: Reprodução/Instagram)

Instagram: como receber códigos de login pelo WhatsApp?

A novidade já está disponível nos apps para Android e iPhone (iOS). Em meus testes nesta quarta-feira (14), porém, não consegui manter somente a opção para receber os códigos pelo WhatsApp habilitada. Ao tentar desativar a autenticação por SMS, o envio da credencial pelo mensageiro também foi desabilitado automaticamente.

É importante destacar que o envio de códigos de segurança via SMS pode não ser a alternativa mais segura para este fim. Além disso, o Instagram recomenda o uso de um aplicativo de autenticação. O método também permanece ativo mesmo se o recebimento da credencial por mensagem de texto e WhatsApp for desabilitado.

Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução/Instagram)

Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução/Instagram)

Saiba como usar o WhatsApp para receber os códigos de login do Instagram a seguir:

  1. Acesse as configurações do Instagram e vá em “Segurança”;
  2. Toque em “Autenticação de dois fatores”;
  3. Ative a opção “WhatsApp”, digite o número de telefone e confirme;
  4. Insira o código que será enviado via SMS e confirme;
  5. Toque em “Avançar”;
  6. Digite o código que será enviado pelo WhatsApp e confirme;
  7. Anote os códigos de reserva em um lugar seguro;
  8. Toque em “Concluir”.

Após a conclusão da configuração, os códigos de login também serão enviados pelo WhatsApp. Para desativar o método de autenticação, basta retornar às configurações, desmarcar a opção “WhatsApp e tocar em “Desativar”. A opção para desabilitar a autenticação pelo mensageiro, porém, não encerra o envio dos códigos via SMS.

Com informações: Android Central e Facebook (Newsroom)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

A ideia é bacana. Vários apps já usam isso e, com a verificação em duas etapas ainda, torna o procedimento um pouquinho mais seguro que os SMSs.

Os SMSs, além de inseguros, são ultrapassados, tão saturados de tanto spam, tem taxas em roaming e tbm custam dinheiro pra empresa (no caso é Facebook), então abandonar o SMS pra usar o WhatsApp é bem esperto.