Início » Gadgets » Apple planeja monitor com chip A13 para substituir Pro Display XDR

Apple planeja monitor com chip A13 para substituir Pro Display XDR

Novo monitor externo da Apple pode ter SoC dedicado e Neural Engine para maior desempenho em tarefas com aprendizado de máquina

Ana Marques Por

A Apple pode estar desenvolvendo um novo monitor externo premium para substituir o Pro Display XDR, lançado em 2019 por a partir de R$ 45 mil. De acordo com um relatório do 9To5Mac publicado nesta sexta-feira (23), a empresa estaria trabalhando em um monitor com chip A13 dedicado e com Neural Engine.

Apple Mac Pro (2019) e Pro Display XDR

Pro Display XDR (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Aparentemente, a Apple já estaria testando seu novo monitor sob codinome J327. O site afirma que fontes ligadas à Apple informaram que o display teria o mesmo chip usado na linha iPhone 11 e o Neural Engine, para melhor desempenho em aprendizado de máquina.

Ainda não está muito claro como a fabricante planeja vender tais benefícios, mas o monitor com SoC dedicado pode ajudar a agregar maior poder de fogo para execução de gráficos complexos, em conjunto com o chip do Mac, ou mesmo para liberá-lo para outras funções. Outra possibilidade seria utilizar o monitor externo com o AirPlay.

Rumores sobre monitor com GPU embutida são antigos

Apesar do novo alerta, os rumores sobre o lançamento de um monitor externo com GPU embutida são antigos — circulam na mídia especializada desde 2016. A Apple anunciou o Pro Display XDR em 2019, mas ele não trouxe o recurso, então não seria uma surpresa caso a empresa desistisse de fazer isso novamente.

Do mesmo modo, caso a Apple resolva enfim lançar o monitor externo com um SoC embutido, ela pode optar por um chip mais recente do que o A13.

Vale lembrar que a empresa também planeja um novo monitor mais acessível para ser uma alternativa ao Pro Display XDR — este, porém, não teria um chip dedicado.

Com informações: 9To5Mac.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando